Muito mais do que um filme de videogame, Free Guy: Assumindo o Controle aborda conceitos de amizade, otimismo, independência e persistência
[Contém spoiler]
Free Guy: Assumindo o Controle estreou no último dia 19 nos cinemas e, desde então, vem recebendo milhares de críticas positivas. O filme conta a história de Guy (Ryan Reynolds), um caixa de banco que descobre ser um jogador secundário (NPC) em um videogame ultraviolento chamado Free City. Então, ele decide se tornar o herói de sua própria história e salvar seu mundo – antes que seja tarde demais.
O roteiro inovador e o elenco impecável – que conta com nomes como: Ryan Reynolds, Jodie Comer, Joe Keery, Taika Waititi, entre outros – combinados com a direção de Shawn Levy (Doze é demais, Os Estagiários, Uma Noite no Museu) deram ao longa uma história repleta de diversão e ação, mas também com vários ensinamentos para o telespectador sair do cinema #refletindo.
Para quem ainda não assistiu (ou quem quer assistir novamente e se emocionar), separamos algumas das principais lições que o filme proporciona.
Nunca desista dos seus sonhos
Guy era apenas um NPC (personagem não-jogável, em português) até encontrar a jogadora oficial Molotov Girl (Jodie Comer). Com o sonho de viver uma história de amor, o protagonista vê uma mudança em sua vida ao conhecer a garota misteriosa e fazer de tudo para se aproximar dela. E é por causa dessa insistência que sua vida vira de cabeça para baixo.
Lute por aquilo que acredita
Millie Rusk é a Molotov Girl da vida real. A garota programadora tem apenas um objetivo: provar que o magnata ganancioso e sem noção Antwan roubou códigos de seu jogo original e colocou em Free City. Com a ajuda de Keys (Joe Keery), seu amigo que também participou da criação do seu jogo, Millie não desiste de encontrar provas para derrotar Antwan mostrando que devemos sempre lutar pelos nossos objetivos e ideais.
Otimismo é a melhor forma de heroísmo
Apesar de Free City ser um jogo tóxico, onde os jogadores principais são extremamente violentos, Guy prova que pode ser um ótimo jogador fazendo o bem, ao subir de nível apenas ajudando todos os outros NPCs. Apesar de todas as circunstâncias, ele nunca perde seu otimismo e simpatia. São essas características que conquistam os corações de milhares de pessoas ao redor do mundo (dentro e fora do filme).
Amizade é essencial
A amizade de Guy e Buddy (Lil Rel Howery) é um dos pontos mais emocionantes do filme. Buddy, diferente de Guy, está acostumado a viver todo dia fazendo as mesmas atividades e sente medo de mudanças. Porém, para salvar seu melhor amigo, Buddy muda sua vida completamente e até se sacrifica por Guy, não abandonando-o em nenhuma circunstância.
Assuma o controle da sua vida
Assim como o título do filme sugere, assumir o controle da vida está implícito durante toda a produção de Free Guy: Assumindo o Controle. Guy assume o controle ao deixar de trabalhar como caixa no banco e ser um simples NPC para virar um herói em Free City. Já Keys, por exemplo, mesmo trabalhando na Soonami Studios, empresa de jogos dirigida por Antwan, decidi assumir o controle ao ajudar Millie a derrotar Antwan pelo roubo do código de seu jogo. Por fim, Millie consegue desmascarar Antwan e provar que sua convicção sempre esteve certa sobre o vilão. Esses e outros exemplos mostram que devemos agir por conta própria, assumir o controle da nossa vida fazendo o que quisermos, mesmo quando tudo parece ir contra isso.
O que mais você diria que aprendeu com Free Guy? Conta para a gente no Twitter, Face e Insta do Entretetizei.
*Crédito da foto de destaque: 20th Century Studios