A novela ambientada em 1958 trata diversos temas importantes da época
A atual novela das 18h na TV Globo, Garota do Momento, virou destaque internacionalmente. A famosa revista estadunidense, Variety, não apenas deu enfoque à trama de Alessandra Poggi, como também entrevistou a autora da novela protagonizada por Duda Santos.
A produção ambientada nos anos 1950 trata assuntos de grande importância, como o papel das mulheres na época e a influência da cultura negra na formação do país. Quando perguntada sobre esses contextos, Alessandra disse à Variety:
“Prefiro situar uma telenovela de época em um ano específico, em vez de uma década inteira. Para Garota do Momento, optei por 1958, que figura em nosso imaginário cultural como o ano em que tudo está indo bem no Brasil. Tínhamos acabado de ganhar a Copa do Mundo pela primeira vez. Foi o ano em que a Bossa Nova foi inventada, tivemos o Cinema Novo, a construção da nossa capital, Brasília. Então comecei a investigar o que não era tão bom em 1958, porque as coisas não poderiam ter sido tão idílicas para todos”, destacou a autora.

A revista ainda ressaltou a relevância da TV Globo, apontando-a como como o canal aberto de maior força da América Latina, destacando o sucesso de novelas como O Cravo e A Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003).
Durante a conversa, Alessandra ainda diz o quanto está feliz com a recepção do público e sobre a abertura que teve em poder abordar questões mais densas para uma novela das seis.
“As crianças de mães divorciadas sofriam muito. Pessoas LGBTQIAPN+ não podiam viver de forma verdadeira. Então queria falar sobre essas questões, que infelizmente ainda são relevantes hoje. Não poderia ignorá-las.”

O site internacional apontou também o momento em que a autora fala sobre o potencial das novelas brasileiras de se destacarem fora do país:
“As novelas brasileiras viajam o mundo desde o começo. Eu estive no Chile uma vez, e uma das minhas novelas estava na TV. Ela é exibida como uma obra fechada, então tem uma qualidade diferente, mas ainda é incrível ver a resposta dela”, contou Alessandra.
A matéria sobre a novela chega à Variety após Fernanda Torres também ser entrevistada pelo veículo, que apostou na indicação da atriz ao Oscar por seu trabalho em Ainda Estou Aqui (2024). E agora mais uma vez o Brasil e o trabalho de uma mulher foram reconhecidos internacionalmente.
Acompanha a novela? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Facebook, Instagram e X — e nos siga para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.
Leia também: Variety publica entrevista com Selton Mello e Fernanda Torres, que contam mais sobre Ainda Estou Aqui
Texto revisado por Layanne Rezende