Ainda nos cinemas, Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro, abre a programação do evento
Em sua 27ª edição, o Festival do Cinema Brasileiro de Paris, conhecido por levar a cultura do Brasil para a Europa, já possui data marcada. De 29 de abril a 6 de maio, o audiovisual brasileiro tomará conta da capital francesa, com presença marcada da Globo Filmes, uma das maiores produtoras de filmes nacionais.
No evento, a produtora estará presente com seis filmes, sendo Um Lobo entre os Cisnes – de Marcos Schechtman e Helena Varvaki – o representante do país, concorrendo ao Troféu Jangada de Melhor Filme. Além disso, Aumenta que é Rock’n’Roll, de Tomás Portella, também concorre à estatueta.
Conheça as seis obras exibidas pela Globo Filmes no Festival:
Vitória (2025)

Após levar mais de 670 mil espectadores aos cinemas brasileiros, Vitória, dirigido por Andrucha Waddington e estrelado por Fernanda Montenegro, desembarca no festival para abrir a programação, ganhando exibição fora de competição.
O filme, baseado em uma história real, narra a história de uma senhora que, na intenção de cooperar com o trabalho da polícia, filma de sua janela as ações dos traficantes da região.
Motel Destino (2024)

Motel Destino, dirigido por Karim Aïnouz, foi destaque na última edição de Cannes e também integra a Mostra Hors-Concours (sem concorrência). No filme do gênero suspense erótico, acompanhamos Heraldo (Iago Xavier), um fugitivo que, ao buscar um esconderijo, encontra um motel de beira de estrada no litoral do Ceará, onde se envolve em mistérios e dramas ao conhecer Dayana (Nataly Rocha) e Elias (Fábio Assunção).
Pasárgada (2024)

Homenageada nesta edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris, a atriz e diretora Dira Paes ganha uma mostra, que conta com outras duas coproduções Globo Filmes. A primeira delas é Pasárgada, filme dirigido pela própria Dira Paes, que comparecerá ao evento para receber o Troféu Jangada na noite de abertura do evento, em 29 de abril.
A obra acompanha a história de Irene, uma ornitóloga de 50 anos que, durante uma viagem com o intuito de realizar uma pesquisa sobre as aves da Mata Atlântica, acaba em uma jornada de autoconhecimento, envolvendo a sua ancestralidade.
Manas (2024)

O segundo longa exibido em homenagem à Dira Paes é Manas, de Mariana Brennand Fortes, que estreou primeiramente na França, e chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de maio.
A obra acompanha o drama vivido por Marcielli (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos, inserida em um local cercado de violência, localizado nas comunidades da Ilha de Marajó.
Um Lobo Entre os Cisnes (2024)

Representante do Brasil no festival, Um Lobo Entre os Cisnes, dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, é um drama biográfico inspirado na história de Thiago Soares, um grande bailarino brasileiro. Ao longo da trama, acompanhamos a sua trajetória desde o subúrbio carioca até a Royal Ballet, a mais importante companhia de ballet do Reino Unido.
Aumenta que é Rock’n’Roll (2024)

Concorrendo também à estatueta do festival, Aumenta que é Rock’n’Roll é um filme de comédia dirigido por Tomás Portella, que conta a história de Luiz Antônio (Johnny Massaro), responsável por criar a primeira rádio de rock brasileira nos anos 80.
O Festival do Cinema Brasileiro de Paris acontece no tradicional cinema de rua L’Arlequin, no bairro Saint-Germain-des-Près, na capital francesa.
E aí, quais desses filmes você já assistiu? Conte para a gente nas nossas redes sociais: Instagram, Facebook e X. E siga o Entretê pra não perder nenhuma novidade do mundo do entretenimento.
Leia também: Filme de Hong Sang-soo em parceria com Isabelle Huppert chega aos cinemas brasileiros
Texto revisado por Kalylle Isse