O programa de mentoria The Leading Ladies of Entertainment Connect TogetHER , apresentado pela Fundação Cultural Latin GRAMMY em parceria com She Is the Music, será patrocinado pela AARP
Mulheres que inspiram! A Academia Latina da Gravação anuncia suas homenageadas do Leading Ladies of Entertainment 2024. O programa, criado há oito anos, homenageia e reconhece mulheres profissionais e socialmente conscientes nos campos das artes e do entretenimento latino que fizeram contribuições significativas e inspiram futuras líderes.
As homenageadas deste ano são:
Diana Rodríguez
Pioneira no setor musical, Diana Rodríguez é a CEO e fundadora da Criteria Entertainment, uma empresa de serviços criativos e marketing musical, e do Mercado Negro, uma agência de gerenciamento e gravadora boutique sob a égide da Criteria. Por meio dessas entidades, ela supervisiona as carreiras de ganhadores do Latin Grammy; como Enrique Bunbury, Mon Laferte e Diamante Eléctrico, entre outros.
Em 2009, ela se tornou a primeira mulher a liderar uma gravadora multinacional latina nos Estados Unidos. Em seus 32 anos de carreira musical, Diana Rodríguez ocupou cargos seniores na Phillips, Polygram, Universal Music, EMI Music e Capitol Latin, catapultando as carreiras de artistas como Juanes, Juan Luis Guerra e Francisca Valenzuela. A Billboard e o El Tiempo Colombia a reconheceram em suas listas de mulheres poderosas.
Vivir Quintana
A cantora e compositora mexicana Vivir Quintana é uma das vozes mais belas e poderosas de sua geração. Suas canções misturam música folclórica, regional e ranchera com letras cheias de liberdade, amor e poesia. Milhões de mulheres adotaram sua Canción Sin Miedo como um hino feminista global, tornando-a uma das canções de protesto mais traduzidas do mundo.
Sua música foi apresentada em filmes como Pantera Negra: Wakanda Forever (2022). Em 2023, ela foi nomeada embaixadora do Spotify EQUAL. A Forbes a incluiu entre os 100 mexicanos mais criativos e a Rolling Stone a considera “uma das figuras femininas mais reconhecidas do México”.
Após seu primeiro álbum, Te Mereces un Amor, ela está trabalhando em seu segundo álbum: uma coleção de corridos que narra as histórias de mulheres encarceradas por enfrentarem seus agressores.
Ana Rosa Santiago
Vice-presidente sênior de Música Latina da Universal Music Publishing Group nos Estados Unidos e na América Latina. Ela lidera os departamentos de A&R e Sync, desenvolvendo talentos e criando oportunidades globais para os compositores da UMPG.
Ana Rosa assinou contrato com artistas como Ivan Cornejo, Feid, Romeo Santos e Yahritza y Su Esencia. Durante seus 18 anos de trabalho na ASCAP, ela também firmou acordos com artistas como Kany García, Farruko, Luis Fonsi e Daddy Yankee, entre outros.
Com mais de 25 anos no setor musical, Ana Rosa é membro duplo da Academia Latina da Gravação e da Recording Academy. Faz parte da diretoria da She Is the Music e é vice-presidente assistente de eventos da seção de Miami da Women In Music.
Julieta Venegas
A cantora e compositora Julieta Venegas, oito vezes ganhadora do Latin Grammy e ganhadora do Grammy, é um dos principais expoentes e ícones do pop latino. Conhecida por sucessos como Limón y Sal, Me Voy e Lento, a versatilidade de Venegas, aliada à autenticidade que permeia suas criações, fez dela a artista feminina mais ouvida no Spotify no México.
Sua colaboração com Tainy e Bad Bunny ganhou o Latin Grammy de Melhor Interpretação de Reggaeton em 2022. Seu álbum Tu Historia ganhou o Latin Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop um ano depois. Ela é Embaixadora da Boa Vontade do UNICEF no México e embaixadora da COMMCA.
“É um privilégio apresentar as homenageadas deste ano do Leading Ladies of Entertainment, um grupo excepcional de mulheres que se destacaram por suas carreiras bem-sucedidas e por sua luta contínua pela igualdade de gênero”, disse Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação.
“Nossas homenageadas são muito mais do que um padrão de excelência; elas são um grupo que contribuiu significativamente para o empoderamento e o crescimento de outras mulheres”, completou Manuel.
O evento privado que celebrará a classe será realizado em Miami, no dia 11 de novembro, durante a Semana do Latin Grammy, com a Amazon Music como patrocinadora apresentadora.
Além disso, a Amazon Music fará sua primeira doação ao Fundo de Bolsas de Estudo da Fundação Cultural Latin GRAMMY em apoio aos futuros criadores de música latina. Baptist Health South Florida e a Espolón Tequila também se unirão como patrocinadores oficiais da celebração.
“Nosso setor é impulsionado por mulheres incríveis, tanto na frente quanto atrás do microfone, e é por isso que estamos entusiasmados em nos unirmos à Leading Ladies of Entertainment para celebrar as fantásticas homenageadas deste ano”, disse Rocio Guerrero, diretora de Música da Amazon Music para a América Latina/Ibéria.
“Defender o talento feminino em todos os estágios de sua carreira e celebrar seu impacto no sucesso da música latina em todo o mundo é extremamente importante para nós, para que possamos continuar a ter uma indústria musical próspera. O fundo de bolsas de estudo da Fundação Cultural Latin GRAMMY é uma maneira excepcional de fazer isso”, finalizou.
Retribuir e forjar oportunidades para futuras gerações é o pilar central desta iniciativa, e o programa de mentoria Leading Ladies of Entertainment Connect TogetHER mais uma vez faz parceria com a She Is the Music, uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a aumentar o número de mulheres na música. Este ano, o programa colaborativo, liderado pela Fundação Cultural Latin GRAMMY, será patrocinado pela AARP.
Gostou dessas mulheres inspiradoras? Conta pra gente! E siga as redes sociais do Entretetizei – Instagram, Facebook, e X – para mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento e da cultura.
Leia também: Pela primeira vez, uma mulher preta irá protagonizar Meninas Malvadas
Texto revisado por Angela Maziero Santana