22ª edição da premiação foi a primeira a ser transmitida no Brasil
Nesta quinta-feira (18) aconteceu, diretamente de Las Vegas, a maior premiação da música latina, o 22º Grammy Latino. Grandes nomes da música nacional e internacional participaram e foram indicados nas diversas categorias e, para celebrar a reprodução do evento pela primeira vez nas telinhas brasileiras, o Entretetizei preparou um especial com tudo o que rolou no evento, e quais foram os momentos que mais marcaram a noite. Confira!
Red Carpet
Quem acompanha as grandes premiações que acontecem no mundo todo sabe que o evento começa logo na chegada, nos famosos tapetes vermelhos. É lá que os artistas e produtores ganham espaço para usar e abusar de looks que ficarão marcados por serem ou básicos demais, ou extravagantes demais. Nesse caso, todos arrasaram e deram o nome no red carpet, confira alguns looks:
Camilo e Evaluna
Anavitória
Anitta
Mon Laferte
Carlinhos Brown
Becky G
Apresentações
As apresentações musicais em grandes premiações já viraram um evento por si só, e no Grammy Latino não foi diferente. As raízes e culturas latinas puderam ser vistas no palco da premiação e muito bem representadas. Anitta, Carlinhos Brown e Giulia Be se juntaram à Glorian Estefan para o show de abertura, cantando Magalenha de Sergio Mendes, e em português. O Brasil sendo muito bem representado, né?
Além do início da premiação, o Brasil ganhou destaque com um pré-show com apresentações de Nando Reis, Luedji Luna e Barões da Pisadinha.
Outra apresentação que tomou conta da noite foi a de Christina Aguilera, que após 20 anos longe dos palcos do Grammy Latino, arrasou na performance de Somos Nada e Pa Mis Muchachas, sendo considerado até um dos melhores momentos da noite.
Camilo também foi outro destaque da noite que, além de carregar 10 indicações, arrasou na sua performance mega alto-astral, tendo ainda a honra de ser introduzido pelo próprio pai. Danna Paola arrasou também em sua performance de Calla Tú junto aos bailarinos.
Homenagem a Marília Mendonça
O momento mais esperado do Grammy Latino foi, sem dúvidas, a homenagem que Anitta fez para Marília Mendonça, que faleceu no dia 5 de novembro em um acidente aéreo, e que, junto de Maiara e Maraisa, concorria a um dos prêmios da noite. A homenagem, apesar de ter sido curta, foi o suficiente para lembrar a importância da artista no meio musical brasileiro. “Há pouco, nós perdemos uma grande artista no meu país. Marília Mendonça, desde muito jovem, se tornou uma das cantoras e compositoras mais queridas do Brasil. Marília, junto com a Maiara e Maraísa, estava indicada nesta noite e me dói o coração que ela não esteja aqui. Todos que te conhecemos sabemos que você era uma grande alma, uma mulher generosa, e amiga de todos. Nós vamos nos lembrar de você hoje, amanhã e sempre. Viva Marília Mendonça!”,disse a carioca, enquanto o single “Eu sei de cor” tocava ao fundo.
Vencedores
O Grammy Latino, assim como qualquer outra premiação, contou com diversas categorias e momentos icônicos na hora da entrega dos prêmios, com direito até a empate, coisa nunca vista antes na história da premiação. Confira a lista completa de vencedores:
Gravação do Ano
- TALVEZ – Caetano Veloso & Tom Veloso
Álbum do Ano
- Salswing! — Rubén Blades e Roberto Delgado & Orquesta
Canção do Ano
- Patria y Vida — Descemer Bueno, El Funky, Gente De Zona, Yadam González, Beatriz Luengo, Maykel Osorbo & Yotuel, compositores (Yotuel, Gente De Zona, Descemer Bueno, Maykel Osorbo & El Funky)
Melhor Artista Revelação
- Juliana Velásquez
Best Pop Song
- VIDA DE RICO—Édgar Barrera & Camilo, songwriters (Camilo)
Melhor Álbum Pop Vocal
- MIS MANOS – Camilo
Melhor Canção Pop
- VIDA DE RICO – Édgar Barrera & Camilo, songwriters (Camilo)
Melhor Álbum Pop Tradicional
- PrivéJuan – Luis Guerra
Melhor Álbum de Música Clássica
- Latin American Classics – Kristhyan Benitez; Jon Feidner, album producer
Melhor Obra/Composição Clássica Contemporânea
- Music From Cuba And Spain, Sierra: Sonata Para Guitarra Roberto Sierra, composer (Manuel Barrueco)
Melhor Urban Fusion / Performance
- TATTOO (REMIX) – Rauw Alejandro & Camilo
Melhor Interpretação Reggaeton
- Bichota – Karol G
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
- COR – Anavitória
Melhor Álbum de Música Urbana
- El Último Tour Del Mundo – Bad Bunny
Melhor Álbum de Música Sertaneja
- TEMPO DE ROMANCE – Chitãozinho e Xororó
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
- ARRAIÁ DA VEVETA – Ivete Sangalo
Melhor Canção em Língua Portuguesa
- LISBOA – Ana Caetano & Paulo Novaes, songwriters (Anavitória e Lenine)
Melhor Álbum Latino infantil
- Tu Rockcito Filarmónico – Tu Rockcito y Orquesta Filarmónica De Medellín
Melhor Canção de Rap/ Hip- Hop
- Booker T – Bad Bunny & Marco Daniel Borrero, songwriters (Bad Bunny)
Melhor canção Urbana
- Patria Y Vida – Descemer Bueno, El Funky, Gente De Zona, Yadam González, Beatriz Luengo, Maykel Osorbo & Yotuel, songwriters
Melhor Álbum de Rock
- El Pozo Brillante – Vicentico
Melhor Canção de Rock
- Ahora 1 – Vicentico, songwriter (Vicentico)
Melhor Álbum de Pop/Rock
- Origen – Juanes
O que achou da premiação ? Conta pra gente nas nossas redes sociais – Insta, Face, Twitter – e fique por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento!