Henry Selick em preto e branco, com cenário de O Estranho Mundo de Jack ao fundo

Henry Selick: 69 anos do maior diretor de stop-motion de Hollywood

Henry Selick, diretor de sucessos como Coraline e O Estranho Mundo de Jack, está fazendo 69 anos e nós decidimos comemorar a data

Texto escrito com a colaboração de: Bárbara Kazue e Mallú Amábili

Se você cresceu ouvindo que Tim Burton dirigiu O Estranho Mundo de Jack, saiba que essa é uma das maiores mentiras já contadas sobre o universo do stop-motion. Na verdade, Burton só roteirizou o longa, e a direção foi deixada para Henry Selick, que é genial quando tratamos desse estilo de animação. 

Para comemorar o aniversário dessa lenda, reunimos algumas coisas importantes sobre Henry e a sua direção memorável.

Parceria com Tim Burton

Henry Selick e Tim Burton no cenário de O Estranho Mundo de Jack
Foto: divulgação

A parceria nasceu com a produção inicial de O Estranho Mundo de Jack (1993), quando Tim Burton tinha o roteiro pronto, mas já estava envolvido demais com a direção do projeto de Batman: O Retorno (1992). Para não perder o timing do filme, Tim Burton convidou Henry Selick para a direção e, assim, o longa começou a ganhar vida.

Pouco depois, a parceria veio de novo, com a direção do filme James e o Pêssego Gigante (1996). Nesse novo filme dos dois, Henry Selick seguiu no papel de diretor, enquanto Tim Burton dava as caras como produtor do longa.

Os dois longas se tornaram clássicos das nossas infâncias, e títulos de grande importância na filmografia de ambos.

Vem aí a parceria Selick e Jordan Peele

Se você já admira o trabalho de Henry Selick e acha as produções um sucesso, se prepare para seu próximo lançamento. O diretor se uniu a ninguém mais, ninguém menos que o premiado Jordan Peele, responsável por obras inesquecíveis do terror contemporâneo, como Corra e Nós

Os dois se reúnem na produção do filme Wendell e Wild, que tem previsão de lançamento para 2022, na Netflix. O longa acompanha dois demônios irmãos e suas aventuras. A animação de comédia e terror também conta com o ator Keegan-Michael Key, que assina o roteiro ao lado de Peele, com quem também divide a dublagem dos personagens protagonistas.

Sucesso

As produções que tem o nome de Selick como diretor são sucessos garantidos. Coraline e o Mundo Secreto é um perfeito exemplo disso, que fez parte da infância da maioria das crianças da década de 2010 e de muitos adultos que se encantam com esse fazer terror sutil, voltado para o público infanto juvenil e que não perde os traços assustadores. Em números reais, o longa acumulou mais de 16 milhões de dólares no fim de semana de estreia e classificação de 90% no Rotten Tomatoes, site composto pela crítica especializada. Tamanho sucesso explica a indicação ao Oscar como melhor filme de animação em 2010.

Coraline dentro do corredor que liga sua casa com a casa da Outra Mãe
Foto: divulgação

Outra produção que dita o sucesso de Henry é O Estranho Mundo de Jack, de 1993, no qual conhecemos a cidade do Halloween e seus habitantes pra lá de peculiares. 

Um estilo único

Cena do filme O Estranho Mundo de Jack
Foto: divulgação

É importante lembrarmos que O Estranho Mundo de Jack, Coraline e James e o Pêssego Gigante – que são os trabalhos de maior destaque de Henry Selick – compartilham uma estética única. Assim como Tim Burton, Henry Selick gosta de usar tons mais escuros, enquanto utiliza bonecos com traços mais delicados.

Mas, apesar de usar de tons escuros em sua fotografia usual, é notável como o diretor admira e utiliza de cores vivas em diversas cenas, além de criar cenários coloridos que saltam aos olhos, sempre com muitas cores quentes, como amarelo, vermelho, laranja e tons de rosa chamativos. Vide seu impacto em O Estranho Mundo de Jack como exemplo. Diferente do que esperamos nas obras que são assinadas por Tim Burton em alguma coisa na produção, onde os tons fechados de preto, marrom e cinza são mais evidentes, Selick optou por fazer uma Cidade do Natal com muita vibração colorida.

Henry Selick com miniatura de Coraline
Foto: divulgação

Nossas celebrações para o aniversário desse diretor impecável terminam por aqui, mas queremos você lá nas nossas redes sociais (Insta,Face e Twitter), para compartilhar com a gente mais coisas sobre os filmes dele. Vem conversar!

*Crédito da foto de destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!