Foto: Divulgação/Pinterest

Intrínseca: confira os lançamentos de setembro

A Intrínseca liberou uma lista de livros incríveis para você passar o mês de setembro todinho lendo

Alô, bookstan! Se você está precisando de dicas de leitura para o próximo mês, essa matéria é para você. Nossa parceira Intrínseca separou oito livros que vão ser lançados agora em setembro para você começar a leitura coletiva. Confira abaixo essa lista incrível:

A Cilada da Meritocracia, de Daniel Markovits

Com o lançamento previsto para o dia 3 de setembro, o livro faz uma análise a fundo da sociedade norte-americana e mostra como a meritocracia é prejudicial para todos, incluindo a elite. Esse ideal acabou se transformando no que foi concebido para combater: um mecanismo de concentração de riquezas e privilégios. Entenda: a classe média, com a sede de ascender socialmente, está mais perto de ser ainda mais pobre do que tornar-se parte da elite. O livro revela como funciona toda essa máquina e demonstra quais seriam os primeiros passos que poderiam nos levar em direção a um mundo capaz de proporcionar dignidade e prosperidade às pessoas.

Daniel Markovits é professor de direito de Yale e diretor fundador do Centro de Estudos de Direito Privado. Markovits tem bacharelado em matemática pela Universidade de Yale, mestrado em econometria e economia matemática pela London School of Economics e doutorado em filosofia pela Universidade de Oxford. Ele estuda fundamentos filosóficos do direito privado, filosofia moral e política e economia comportamental.

Foto: Divulgação

Hamnet, de Maggie O’Farrell

Se você achou que era um livro sobre Shakespeare, achou certo! Em Hamnet, Maggie O’Farrell contará a história de Agnes, uma mulher excêntrica e selvagem, que costumava caminhar pela propriedade da família com seu falcão e tinha dons extraordinários, como prever o futuro, ler pessoas e curá-las com poções e plantas. Após o casamento, Agnes se torna uma mãe super protetora e a força vital que o marido precisava para se mudar para Londres e se tornar um grande dramaturgo. Mesmo com o casamento dos sonhos, a vida dos dois acaba sendo destruída depois que o filho deles, Hamnet, morre de uma febre repentina, em meio a um surto de peste bubônica. Hamnet é encantador, sedutor, impossível de largar e será lançado no dia 8 de setembro.

Nascida na Irlanda do Norte em 1972, Maggie O’Farrell cresceu no País de Gales e na Escócia e hoje mora em Edimburgo. Também é autora de A mão que me acariciou primeiro (vencedor do Costa Novel Award); Instructions for a Heatwave; This Must Be the Place; e, mais recentemente, Existo, existo, existo: dezessete tropeços na morte.

Foto: Divulgação

Amor & Azeitonas, de Jenna Evans Welch

Com lançamento previsto para 13 de setembro, Amor e Azeitonas contará a história de Liv Varanakis, uma jovem greco-americana que vê sua vida mudar completamente depois que seu pai, que está em Santorini gravando um documentário, pede para que ela vá encontrá-lo na Grécia. Será que Liv deixará sua nova vida, seu namorado e tudo o que conquistou para trás para embarcar em uma nova aventura? E pior: o que ela vai fazer com Theo, o assistente charmoso de seu pai, que vive filmando seus momentos constrangedores? Com 150 milhões de exemplares vendidos no Brasil, as histórias de Jenna Evans Welch trazem protagonistas que desbravam o mundo em uma verdadeira jornada de amadurecimento, com direito a segredos de família e romances inesquecíveis. Após conquistar corações com Amor & Gelato, que se passa na Itália, e Amor & Ssorte, que explora as paisagens da Irlanda, é a vez de nos apaixonarmos por uma ilha grega repleta de mistérios em Amor & azeitonas.

Jenna Evans Welch é uma leitora voraz desde criança, então não teve escolha a não ser virar escritora. Seus livros Amor & Ggelato e Amor & Ssorte se tornaram best-sellers e foram publicados em cerca de vinte países. Ela mora em Salt Lake City, nos Estados Unidos, com o marido e os dois filhos.

Foto: Divulgação

O homem que morreu duas vezes, de Richard Osman

As quintas-feiras agora são o melhor dia da semana. Com os crimes mais recentes solucionados, o Clube do Crime das Quintas-Feiras encontra-se em uma maré de tediosa normalidade. Mas não por muito tempo. Quando Elizabeth recebe a carta de um velho conhecido, sabe que está diante de um belo mistério. O agente do serviço secreto sessentão, com quem a ex-espiã tem uma longa história, acaba de cometer um erro terrível e precisa da ajuda dela. Joyce, Ibrahim e Ron são então convocados para  acompanhá-la em uma aventura que envolve diamantes roubados e a máfia. Logo os quatro amigos se deparam com mortes em circunstâncias suspeitas, e a missão se transforma em uma busca por um assassino implacável. E se eles encontrarem os diamantes… Bem, aí seria um bônus. A vida de septuagenários aposentados realmente não é moleza. Envolvido em mais um mistério, o grupo de detetives amadores vai lidar com assaltos, reuniões regadas a vinho e bolo, arrependimentos antigos e decisões cruciais, como adotar ou não um cachorro. Mas será que encontrarão o culpado antes que se tornem vítimas? Previsão de lançamento para 16 de setembro.

Richard Osman é produtor e apresentador de televisão. Já trabalhou em diversos programas de TV britânicos e hoje tem o próprio game show na BBC. Seu primeiro livro, O Clube do Crime das Quintas-Feiras, vendeu mais de 2 milhões de exemplares.

Foto: Divulgação

Federer, de Christopher Clarey

Outras pessoas já tentaram contar a história de Roger Federer. No entanto, é a primeira vez que uma biografia teve acesso tão exclusivo ao tenista, à sua equipe de apoio e às figuras mais proeminentes do esporte, incluindo grandes rivais, como Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Roddick.

Ao longo das décadas, o atleta fez tudo parecer extraordinariamente fácil: golpes de esquerda milimétricos, direitas deslizantes, smashes no ar e uma capacidade de permanecer no topo por muito mais tempo que qualquer outro. Mas seu percurso foi um longo ato de vontade, não do destino. Ele não contava apenas com um talento impressionante. Ele forjou seu futuro na base da garra. Em Federer: O homem que mudou o esporte, Christopher Clarey, um dos mais importantes jornalistas esportivos do mundo, analisa a carreira do tenista, mostrando a longa e impressionante trajetória de quem redefiniu os padrões do tênis. Clarey esteve em Paris durante a estreia do suíço, ainda adolescente, em um torneio de Grand Slam e foi quem mais realizou entrevistas exclusivas com a lenda. Federer é um mergulho ao mesmo tempo íntimo e abrangente na vida e na carreira de um ídolo incontestável, uma história apaixonante que nenhuma outra pessoa poderia ter contado. Lançamento previsto para 17 de setembro.

Christopher Clarey é jornalista especializado em tênis e cobre o mundo esportivo há quase trinta anos para veículos como The New York Times e International Herald Tribune, atuando como principal correspondente de esportes e colunista de longa data.

Foto: Divulgação

Canção da Mudança, de Amanda Gorman

Com o poema The Hill We Climb, Amanda Gorman mostrou toda a força de seus versos durante a cerimônia de posse presidencial americana. Ativista em prol da educação, do meio ambiente e da equidade racial, a aclamada poetisa estreia na literatura infantil com uma obra rica e potente, que convida as crianças a construir um mundo mais inclusivo.

Uma jovem corajosa não teme a mudança. Ela sabe que o medo é paralisante e que o novo traz também a esperança. Em uma jornada musical, a menina descobre o legado da ancestralidade, o valor da tolerância e do amor, e encontra personagens que, juntos, percebem que, quando unimos diferentes vozes, temos mais força para escrever a história. Belamente ilustrado pelo renomado artista Loren Long, Canção da mudança é uma obra inspiradora e comovente, além de um chamado à ação. Com sensibilidade, Amanda Gorman compõe uma melodia esperançosa e evidencia que, independentemente da idade, todos temos o poder de fazer algo para mudar o mundo. Lançamento previsto para 21 de setembro.

Amanda Gorman é a poetisa mais jovem a ter participado da cerimônia de posse presidencial dos Estados Unidos. É defensora do meio ambiente, da equidade racial e da igualdade de gênero. O ativismo e a poesia de Gorman receberam destaque em diversos programas e veículos, como The Today Show, PBS Kids, CBS This Morning, New York Times, Vogue, Essence e O, The Oprah Magazine. Em 2017, foi a primeira escritora a receber o título de National Youth Poet Laureate, da Urban Word, um programa que apoia jovens poetas. Também é autora da coletânea de poemas Call Us What We Carry e de uma edição especial do poema “The Hill We Climb”. Após terminar a graduação na Universidade Harvard com distinção cum laude, Amanda voltou a morar em sua cidade natal, Los Angeles, na Califórnia.

Foto: Divulgação

História de uma vacina – baseado em fatos, de Sue Ann Costa Clemens

Em menos de um ano, ela levantou do zero o financiamento para os testes da vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil. Sue Ann Clemens, médica, professora e pesquisadora brasileira, foi responsável por coordenar os estudos nos cinco centros de testagem do imunizante instalados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Brasília e Santa Maria. 

O empreendimento que fez do Brasil peça fundamental para a comprovação da eficácia da vacina, possibilitando a agilidade das aprovações de uso ao redor do mundo e abrindo portas para garantir a oferta de doses para o país. Em História de uma vacina, a autora, docente de Oxford e criadora do primeiro mestrado em vacinologia do mundo, na Universidade de Siena, conta a trajetória do estudo brasileiro desde as primeiras conversas com universidade até a chegada dos primeiros lotes de vacina aplicados no país. Sem se prender a tecnicidades, ela fala dos dos desafios de realizar em tempo recorde um estudo clínico dessa dimensão, sob os holofotes da mídia, dos governos e da opinião pública. Dificuldades técnicas, falta de vacinas, entraves burocráticos e políticos dividem as páginas com as vitórias da pesquisa e a superação diária de um time de profissionais formado sobretudo por mulheres. Para além dos holofotes que a pandemia de Covid-19 jogou sobre o tema, História de uma vacina é um relato sobre o real valor da pesquisa científica, a dificuldade de compreendê-la e sobre o quanto é possível evoluir quando ciência e investimento se aliam na mesma direção. No relato inspirador de Sue Ann Costa Clemens e no sucesso do estudo Oxford-Brasil está um inegável exemplo. Lançamento em 29 de setembro.

Sue Ann Costa Clemens é pediatra, professora e pesquisadora, especialista em vacinas. Chefe do comitê científico da Fundação Bill e Melinda Gates, docente de Oxford, do Instituto Carlos Chagas e criadora e diretora do primeiro mestrado em vacinologia do mundo, na Universidade de Siena, há duas décadas atua na indústria farmacêutica, tendo contribuído diretamente para o desenvolvimento de vacinas cruciais como a do rotavírus, do HPV e vacinas contra a Covid-19, entre elas as dos laboratórios AstraZeneca, Clover, CureVac e Moderna

Foto: Divulgação

As desolações do Recanto do Demônio (O Lar da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares Vol. 6), de Ramson Riggs

Com uma combinação encantadora de mistério, romance, aventura, viagem no tempo e uma sombria seleção de fotografias antigas, a série O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares tornou-se um sucesso absoluto e vendeu mais de 600 mil exemplares no Brasil. Agora, chegou o momento de conhecer o destino de Jacob Portman e seus amigos peculiares. No sexto e último livro da série, As desolações do Recanto do Demônio, Jacob e Noor estão de volta ao lugar onde tudo começou: a casa de seu avô. Eles não fazem ideia de como escaparam da fenda de V. e foram parar na Flórida, mas de uma coisa tem certeza: Caul ressuscitou do mundo dos mortos. Após fugirem de um etéreo, eles vão ao encontro da srta. Peregrine e dos amigos no Recanto do Demônio. O lugar tem sido assolado por pragas inimagináveis, as chamadas desolações, uma demonstração assustadora da força do exército maldito que Caul vem reunindo para destruir de vez os peculiares. O apocalipse se aproxima, e só os sete peculiares citados na profecia podem impedi-lo. O problema é que, além de Noor, não se sabe quem são os outros seis e muito menos onde encontrá-los. Agora, os peculiares e as ymbrynes precisam decifrar pistas enigmáticas e garantir que a menina chegue em segurança ao lugar onde se reunirá com os outros escolhidos. Nesta conclusão épica e emocionante, Jacob e seus amigos precisarão se unir para atravessar uma das fendas temporais mais sombrias da história e enfrentar o poder avassalador de seu maior inimigo.  Lançamento em 30 de setembro. 

Ranson Riggs estudou literatura e cinema e é autor da série best-seller O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, que foi adaptada para o cinema por Tim Burton. Nascido numa fazenda no estado de Maryland, cresceu no sul da Flórida e hoje mora em Los Angeles com a esposa, a escritora Tahereh Mafi, e a família.

Foto: Divulgação

Gostaram das dicas? Entre nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Face e Twitter – e conte para a gente qual vai ser sua leitura do mês.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Pinterest

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!