ISMY: conheça a loja inspirada na moda turca e na série Sen Çal Kapımı

Em entrevista, dona da ISMY conta todo o processo criativo por trás da loja inspirada na personagem Eda Yildiz, da série turca mais famosa do momento

Isabela Ferreira, de 27 anos, é de Belo Horizonte (MG) e é jornalista. Antes de se descobrir no mundo da moda, trabalhou como assessora de imprensa e, após uma cirurgia, em que precisou ficar afastada por um tempo, se deparou com a pandemia da Covid-19 e o lockdown. Estes fatores a levaram a se encontrar na cultura turca

Durante a pandemia, um período de muitas incertezas, Isabela, que já tinha o desejo de voltar para o mercado de trabalho, começou a assistir vídeos no aplicativo TikTok para passar o tempo, já que era uma maneira de consumir um conteúdo leve e, ao mesmo tempo, educativo. Foi lá que ela se encantou pelo mundo turco e suas produções. Descubra mais na entrevista a seguir.

Apareceu um vídeo de Sen Çal Kapımı e eu apaixonei pela fotografia, pelo casal, pela estética, pela atriz… eu pensei: ‘que mulher maravilhosa!’, e comecei a procurar a produção. (…) Eu comecei a consumir e foi amor à primeira vista e a pandemia não passava”, comentou. 

Interface do site | Foto: divulgação | Entretetizei

Ou seja, a paixão pelo mundo turco, a moda e a formação em jornalismo despertou um novo desejo na vida de Isabela. Assim nasce a história da ISMY, história essa que ela mesma descreve como “mística”. Quem diria que uma produção audiovisual, vinda de uma cultura completamente distinta da nossa, numa língua pouco explorada e pouco popular, ajudaria uma jovem menina a encontrar o rumo de sua carreira?

O sucesso de Sen Çal Kapımı, a fé e a história por trás da novela turca

Eu sempre fui uma pessoa que sempre teve fé, mas nunca pratiquei essa fé, sempre usei a Lei da atração ao meu favor, sempre gostei dessas coisas místicas, até porque muita coisa aconteceu comigo dentro do fandom de Sen Çal Kapımı, que foi pela lei da atração…”. E o que a produção turca tem de especial, que conquistou fãs do mundo inteiro e entrou no top 10 das séries mais assistidas da América Latina?

Foto: divulgação | Twitter: Sen Çal Kapımı BR

A série narra a história de Eda Yildiz (Hande Erçel), uma menina simples e que perdeu os pais quando pequena, mas tem o sonho de se tornar arquiteta paisagista e vai atrás desse sonho com a ajuda de uma bolsa de estudos. Então Eda encontra Serkan Bolat (Kerem Bürsin), um renomado e rude arquiteto, que, por um erro não intencional, acabou cancelando a bolsa de Eda.

Começa aí uma apaixonante e viciante história de amor, que dura mais de 50 capítulos e leva o público a se encantar com todos os aspectos da cultura e do casal. A série cruzou fronteiras, chegou a públicos jamais esperados, dentre eles, o brasileiro, que abraçou a novela com muita emoção e carinho, levando os brasileiros até a aprenderem o idioma turco para entenderem e se apaixonarem pelas palavras de amor de Serkan Bolat e Eda Yildiz.

Com a tradução de You Knock on My Door, no inglês e Será Isso Amor?, no português, a novela foi transmitida, oficialmente, pela Fox TV e está no ar, no Brasil, pela HBO Max. Na semana de 10 de agosto, a produção segue em terceiro lugar do top 10 da semana aqui no Brasil e em terceiro no top 10 da HBO Max na América Latina.

+ Conheça os motivos para assistir a série turca Sen Çal Kapimi

Dentre os diversos temas que a novela aborda, um dos tópicos que tiramos como lição é a importância de acreditar em si mesmo, a valorização e a conexão com as pessoas e o poder das energias em nosso dia a dia, e a Ismy surge num momento em que Isabela estava muito conectada com as suas energias

Foto: divulgação | ISMY

Fui no meu quarto e falei: “Olha se você [Deus] realmente existe, me dê uma direção, uma resposta… eu precisava saber o que eu vou fazer da minha vida. E na mesma noite, eu sonhei com a fachada da Ismy, com a marca, e no outro dia, eu procurei uma amiga minha, que inclusive também é do fandom de sen çal – eu gosto de frisar que eu gosto de pegar pessoas do fandom pra fazer parte. Essa minha amiga, Yasmin, me ajudou demais na criação da marca, nas estampas, na identidade visual e no dia 08 de maio (aniversário da Eda) ela me entregou a arte pronta e a Ismy nasceu. Fui apresentar pros meus pais e eles assustaram, porque uma jornalista vai criar uma marca de moda baseada numa série turca, pensa que loucura, mas todos eles logo de primeira, embarcaram nessa, inclusive minha irmã é minha sócia”.

O primeiro contato com a cultura e a moda turca

Quando nos deparamos pela primeira vez com uma cultura diferente da nossa, é comum buscarmos referências e inspirações através da arte/entretenimento. Uma das coisas que Sen Çal Kapımı nos proporciona é o contato com uma cultura que carrega uma língua, costumes e moda bem diferentes do que estamos acostumados.

sencalkapimi | Explore Tumblr Posts and Blogs | Tumgir

Quando questionamos Isa sobre o que mais chamou sua atenção na cultura turca, ela comenta: “Primeiro que uma característica muito forte que gostei na moda turca, é mais uma parte técnica, é o corte. As peças turcas são muito bem-feitas e muito bem alinhadas. Essa foi a primeira coisa que me chamou mais atenção. A segunda é sobre como as mulheres tentam passar mensagens através de suas roupas. Vou dar o exemplo de duas personagens que são minha paixão, a Eda e a Yasemin Karatan (Melisa Pamuk) de Yeni Hayat (outra série turca disponível no Globoplay). Sou apaixonada na forma que eles trabalham a força da mulher nos looks. Por exemplo, é nítido o desenvolvimento das personagens, é nítido o que elas querem passar, a personalidade da mulher na moda”, completa.

Foto: divulgação | IMDb

O desenvolvendo de Eda Yildiz através dos looks e seus looks favoritos

Ainda sobre a moda turca, Isa também nos conta como foi seu primeiro contato com esse mundo tão diverso. Ela comenta que começou a assistir à série quando a mesma estava no ar, no 11º episódio e de cara, se apaixonou pela personagem de Hande Erçel – Eda Yildiz e ficou impressionada com a visão que eles tiveram de como contar a história da Eda através dos looks. “Se a gente pegar a Eda dos primeiros episódios, em que ela é mais menina, então a gente vê muito o uso de shorts, t-shirts, regata, vestido floral… a inocência da menina que queria se formar. Na segunda leva que a gente a vê como namorada do Serkan, uma outra fase da Eda”. 

Eda Yildiz na primeira fase de Sen Çal Kapımı | divulgação: Pinterest
Eda Yildiz na primeira fase de Sen Çal Kapımı | divulgação: Pinterest
Eda Yildiz na primeira fase de Sen Çal Kapımı | divulgação: Pinterest

Ela continua comentando sobre a mudança no visual da personagem/atriz na segunda parte, em que ela já aparece mais madura, com o cabelo liso, num estilo mais social, buscando o sucesso no escritório onde é paisagista, trazendo um poder por trás de tudo isso, ou seja, uma Eda Girls Boss

A gente vê muito blazer, até um comportamento de uma mulher mais segura (…) e outro momento que eu acho fantástico (são dois), um é que quando o Serkan perde a memória, em que a Eda tem que se destacar mais que a Selin e as roupas são impecáveis. Outro momento foi quando eles mudam para a segunda temporada, quando a Eda volta sendo mãe, com o cabelo cacheado, uma coisa que vai te passar mais segurança, mais credibilidade, diferente da outra etapa que ela está grávida, que as coisas já mudam novamente. Durante a gravidez, está com o cabelo mais liso, ela já coloca uns vestidos, então eu acho incrível a forma que eles mostram essas mudanças na personagem e como os looks mudam junto com ela, explica.

Eda na segunda fase da novela | divulgação: Pinterest
Eda Yildiz na segunda fase da série, logo após Serkan perder a memória | divulgação: Pinterest
Eda Yildiz na terceira fase da série, já como mãe | divulgação: Pinterest
Eda Yildiz na terceira fase | divulgação: Pinterest

Além de nos explicar sobre esse desenvolvimento da personagem, Isa comenta sobre seus looks favoritos. Como um portal feminino, que ama acompanhar a moda, ficamos curiosas para saber sua resposta. Para Isa, são dois looks perfeitos: “o primeiro é o blazer azul com a calça social. Inclusive, esse blazer azul meio cinza serviu de inspiração para o nosso blazer, que eu sou apaixonada, porque ele é o auge do poder feminino. E o segundo, é o que ela está com um top preto e uma calça preta, quando o Serkan está sem memória, que ela beija ele e ele meio que humilha ela. E o motivo é que ela estava com esse look quando usou o meu filtro, é algo mais sentimental mesmo”, conta.

Veja os dois looks a seguir:

Um dos looks favoritos de Isabela | divulgação: Pinterest
Outro look favorito | divulgação: alivia-roman

Significados, sonhos e um objetivo alcançado: apresentar a Ismy à protagonista de Sen Çal Kapımı

Que a Turquia conquistou o coração dos telespectadores brasileiros, nós já sabemos e quando encontramos histórias como a da Ismy, logo queremos saber os detalhes, objetivos e curiosidades. Quando perguntamos à Isa o significado do nome da loja, por exemplo, ela que não tem significado.Veio de Deus. Ele que me deu esse presente, mas eu falo que o IS é de Isabela e o MY que é o final do Handemiyy. Muito bacana, né?!

Sobre os sonhos e objetivos, Isa diz que, da mesma forma que a Ismy veio na forma de um sonho, ela deseja que a marca realize sonhos. “Eu quero que a pessoa, quando olhe pra marca, ela pense que tudo que ela sonha pode acontecer, porque a marca é a realização de um sonho e ao vestir as minhas roupas, as pessoas estejam nos momentos mais felizes delas, e que estejamos realizando sonhos juntos”, comenta.

Recentemente, a ISMY chegou à Turquia através de uma amiga de Isabela, que foi passar um tempo no país e conseguiu entregar uma caixinha especial à personal stylist de Hande Erçel. Nela, continham os seguintes itens: dois corsets, um azul, cor que a atriz ama e um rosinha, que é a cor da loja. Ambos não estão na coleção da ISMY e foram desenvolvidos especialmente para a Hande, além de uma carta e várias flores com o “cheiro” da loja – que é muito marcante.

Flavia, amiga de Isabela com Nilayko, persoal stylist da atriz Hande Erçel, em Istambul | Foto: divulgação | Entretetizei/Isabela Ferreira

E o encontro com a estilista? Quase como uma história de filme: “meu celular começou a vibrar loucamente. Era minha amiga pedindo para eu atender, quando eu atendi, ela disse “to indo agora entregar a caixa pra Nilay”. ela estava descendo a rua pra almoçar, olhou pro lado e era a Nilay. Explicou a história pra ela e perguntou se podia esperar ela voltar e pegar a caixa. A Nilay topou. Quando ela chegou, abriu a caixa, disse que gostou muito do cheiro da ISMY, pediu pra minha amiga mostrar nosso instagram e na hora ela seguiu. Eu mandei uma mensagem agradecendo e ela me respondeu com uma mensagem linda, falando que sonhos são feitos para se tornarem reais”. 

O sonho, que literalmente veio através de um sonho, atravessou oceanos e chegou até a Turquia e deixou, não só a Isabela, como os fãs e nossa equipe emocionados. “Só de imaginar que minha inspiração vai usar uma coisa da marca que fizemos, com tanto carinho pra ela, é uma coisa inexplicável, é aquilo sonhos não têm limites”, complementa Isabela.

Confira a seguir todos os itens enviados à Hande Erçel:

Foto: divulgação | Entretetizei/Isabela Ferreira

O futuro da ISMY e futuras coleções inspiradas em outras produções turcas

Após conhecer essa história emocionante e entender mais sobre a cultura e a moda turca, nossa maior dúvida sobre o futuro da ISMY é: podemos esperar novas coleções e novos looks  inspirados em personagens das dizis turcas? E a Isa nos conta que sim, podemos esperar tudo isso, já que uma das metas da loja é sempre ter uma história por trás de cada coleção. Além disso, ela comenta sobre coleções inspiradas em outras culturas, como a brasileira e a corena, além de uma coleção baseada na personagem Yasemin, de Yeni Hayat. “Para mim, é uma das personagens mais bem vestidas que eu já vi na vida. Quero muito trazer também um pouco da Coréia, que eu ando assistindo muitas produções de lá.  São outras pessoas que se vestem divinamente”.

on hiatus. ( 66 )

Além disso, também podemos esperar uma coleção bem brasileira, focada na nossa cultura, moda e no poder da mulher brasileira, além de mais looks inspirados na atriz Hande Erçel. “Uma das coleções que a gente vai desenvolver, é da Copa do Mundo, que a gente vai trazer em novembro e, no final do ano, a gente vai trazer também uma pegada mais final de ano, mas que terá looks inspirados na Hande”, explica.

𝐅𝐀𝐂𝐄 𝐂𝐋𝐀𝐈𝐌 𝐇𝐄𝐋𝐏 - parte quatro - Wattpad

Para finalizar, não poderíamos terminar esse papo incrível com a Isabela sem pedir um recadinho especial aos nossos leitores, principalmente aqueles que nos conheceram e estão aqui por conta da série Sen Çal Kapımı e a cultura turca. Isa termina dizendo: “Não desista dos seus sonhos. Se tem uma coisa que eu aprendi, é que, se você tem um sonho, corra atrás, por mais difícil que seja, por mais desgastante que seja. Às vezes, a gente vai querer desistir, às vezes a gente acha que não é pra gente, mas nunca é tarde pra gente correr atrás dos nossos sonhos. Não tem idade, não tem tempo, não tem nada. Corra atrás que vem, sabe? E que a gente não perca a alegria de viver, que a gente não perca a leveza, que a gente sempre lembre dos momentos gostosos que a gente tinha quando assistia a série, e que a gente leve esses momentos pra vida!”, finaliza.

Para conhecer mais sobre a ISMY e acompanhar a loja, clique AQUI.

*Aproveite nosso CUPOM DE DESCONTO ILIMITADO no site da ISMY e garanta sua peça agora: ENTRETETIZEI10

 

Leia também: +5 séries turcas que você precisa conhecer

+6 séries turcas injustiçadas que acabaram sendo canceladas

 

*Crédito da foto: divulgação / Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!