Após seis anos, o artista retorna ao Brasil para show solo
Texto escrito por Esther Brito
O Brasil vem recebendo cada vez mais shows de artistas e grupos de K-pop. E dessa vez, Kino, membro do boy group Pentagon, marcou presença no país. O artista desembarcou no meio da semana preparado para aproveitar a energia e o calor dos fãs brasileiros.
Estreando em 2016 com a faixa Gorilla, Kino agora veio para realizar seu show solo, no último domingo (9). O Entretê acompanhou o fim de semana ao lado do artista, participando da coletiva de imprensa e assistindo ao show, que ficou marcado como um dos momentos mais especiais de sua carreira.
Coletiva de imprensa: descobrindo o lado pessoal do artista
![Kino na coletiva de imprensa realizada no Centro Cultural Coreano no Brasil](http://entretetizei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250207_180018.png)
Na coletiva de imprensa realizada na última sexta (7), no Centro Cultural Coreano no Brasil, Kino mostrou carisma e entusiasmo ao falar sobre sua primeira apresentação solo no país, depois que esteve aqui com o grupo Pentagon, em 2019. O artista revelou que sempre se refere aos shows no Brasil como alguns dos melhores de sua carreira, destacando a energia e paixão dos Universes brasileiros.
Ao ser questionado sobre as diferenças entre seu trabalho solo e o com o Pentagon, o cantor explicou que seu lado solo é mais pessoal e íntimo, abordando aspectos de sua vida e experiências; enquanto no grupo, as músicas são mais diversificadas e abordam diferentes temas. Ele compartilhou que busca criar músicas com as quais as pessoas possam se relacionar emocionalmente.
Falando sobre sua rotina de viagens, Kino revelou que gosta de experimentar a culinária local e conhecer pontos turísticos. Quando perguntado sobre o que deveria experimentar no Brasil, recebeu recomendações de churrasco e caipirinha, que prometeu provar após o show.
![Kino na coletiva de imprensa](http://entretetizei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/20250207_180016-scaled.jpg)
Além de contar sobre como funciona seu processo criativo, o cantor também comentou um pouco sobre suas principais inspirações para o EP if this is love, i want a refund. Ele explicou que o álbum é inspirado em histórias pessoais, incluindo relatos de amigos, fãs e vivências próprias, mostrando que usou da música para contar esses relatos.
Uma música bastante citada ao longo da conversa foi Everglow. O idol compartilhou que a canção tem um papel importante, pois foi produzida em um momento delicado. Mas, que traz uma mensagem otimista muito comum na Coreia do Sul: tudo logo vai passar. De uma forma leve e divertida, Kino comparou a mensagem da música a um bumerangue, o amor vai, mas também volta.
Um show cheio de paixão e energia
![Show do Kino em São Paulo](http://entretetizei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/MG_7914-scaled.jpg)
O tão aguardado show aconteceu no último domingo (9). Kino compartilhou em seu Instagram que estava doente durante a semana, mas descansou para oferecer o melhor show da turnê — e foi exatamente o que fez.
A apresentação começou com referências à sua carreira, acompanhado de uma banda que trouxe uma pegada rockstar à performance. A setlist misturou músicas solo e sucessos do Pentagon, como Call My Name, Cerberus e Nostalgia, criando uma atmosfera repleta de energia e entusiasmo, tanto por parte do artista quanto do público, que esteve imerso durante todo o tempo.
Mostrando seu amor pelo Brasil, Kino frequentemente comentava com a banda sobre a energia crazy que os fãs têm. Mesmo sendo a última parada da turnê pela América, prometeu voltar, já que ama estar no país. O artista desceu para o público diversas vezes, cantando e interagindo com os fãs, como na música Valentine, quando ficou na grade próximo dos Universes. Kino até chamou fãs para dançar com ele no palco em Freaky Love. Um momento divertido!
![Kino no show em São paulo](http://entretetizei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/MG_7928-1-scaled.jpg)
De forma mais intimista e madura, a segunda parte do show seguiu com uma energia única. Através de uma apresentação com piano da música Skyfall, ele mostrou toda sua conexão com o público. Kino é um artista versátil e cheio de talentos, desde seu vocal até a dança.
Ele reforça que antes de ser uma celebridade, também é uma pessoa normal que erra, se arrepende e depois procura acertar. Por isso, seu trabalho preza por momentos de proximidade no show e nas letras de suas músicas, pois assim também estão se conectando com sua história.
Os fãs tiveram momentos inesquecíveis durante a noite. Além de irem ao palco para interagir com ele, a fanbase no Brasil preparou projetos que surpreenderam e emocionaram o artista. Em Sparkling Night, a plateia se iluminou com luzes roxas e com muito entusiasmo. Perto do final da noite, foi entregue uma camisa e uma bandeira do Brasil personalizadas para o cantor. Também não poderia faltar o bolo de aniversário e um belíssimo parabéns cantado por todos.
![Kino com a bandeira do Brasil](http://entretetizei.com.br/wp-content/uploads/2025/02/MG_7940-scaled.jpg)
A noite de domingo se encerrou de forma única e memorável, depois de seis anos desde o último show. O público teve a oportunidade de ouvir algumas músicas que marcaram a carreira do Pentagon, como Shine, que levou o público à loucura, Spring Snow e uma breve menção a Daisy. A música escolhida para o encerramento foi Back in Time, ainda não lançada, mas muito aguardada.
Assim como antes, Kino deixou claro para os fãs que não vê a hora de retornar ao Brasil futuramente e chegou a compartilhar que sua principal motivação para continuar são eles.
E aí, quer conhecer mais sobre ele? Siga as redes sociais do Entretetizei – Instagram, Facebook, X – para mais conteúdos sobre o mundo do entretenimento e da cultura asiática.
Leia também: Os lançamentos solos de K-pop que marcaram 2024
Texto revisado por Angela Maziero Santana