Com um elenco autêntico e de personalidade forte, temas de relevância pra nossa sociedade e um roteiro ousado, a série La Casa de Papel se tornou um sucesso mundial. Desde então, todos os detalhes da série chamaram a atenção: fantasias, jargões, danças e…. música.
(Foto: divulgação)
Talvez você nunca tenha se perguntado, mas a famosa música Bella Ciao, que passou a ser tocada em todos os lugares, surgiu na resistência contra o fascismo de Mussolini, na Itália e na época da Segunda Guerra Mundial, no final da década de 40. Viemos te contar mais sobre esse sucesso que representa MUITA coisa.
Ao analisar a letra, vemos que a palavra partigiano, significa “partidário” – mais abaixo vamos mostrar a letra pra vocês – o que já levanta a curiosidade. A música ficou marcada como um símbolo de resistência. Tanto que, na década de 60, também na Itália, a canção voltou a ser cantada nas manifestações de estudantes e trabalhadores, assim como no governo de Silvio Berlusconi.
Achou que tinha parado por aí? Só que não: nos anos de 2013 e 2014, manifestantes de Istambul e Hong Kong, respectivamente, voltaram a ecoá-la a favor da democracia. Segundo site BBC Brasil, durante uma manifestação de bancários por aumento salarial em Buenos Aires, os funcionários parodiaram a letra de Bella Ciao e cantaram para o governo de Mauricio Macri: “Somos bancários, queremos aumento e Macri tchau, tchau, tchau”. Isso explica a importância dela na série, que também retrata a resistência e a rejeição ao sistema.
(Manifestantes na Turquia usam as máscaras de Salvador Dalí – símbolo da série | Via BBC Brasil)
Ao pesquisar sobre a história da música, encontramos a informação de que alguns historiadores acreditam que sua origem é ainda mais antiga e vem de camponesas, no século XIX, que trabalhavam em campos de arroz no norte da Itália. Ou seja: era um canto popular e em TODOS os contextos em que esteve inserida, mostrou resistência e liberdade. Muito bacana, né?
(Camponesas italianas | Letras.mus)
Na série, a música aparece pela primeira vez numa cena do Professor e Berlim, em que ambos cantam em voz alta, na mesa de jantar do quartel onde estavam com o grupo:
Vamos falar sobre a letra? Com ajuda do site letras.mus.com, trouxemos uma rápida análise de cada estrofe. Veja:
Una mattina, mi son’ svegliato (Uma manhã, eu acordei)
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao (Querida, adeus! Querida, adeus! Querida, adeus, adeus, adeus!)
Una mattina mi son’ svegliato (Uma manhã, eu acordei)
E ho trovato l’invasor (E encontrei um invasor)
“A música se inicia com essa estrofe se referindo à invasão nazi-fascista no período da Segunda Guerra Mundial e aos homens da resistência tendo que dar adeus às suas amadas para lutar contra a ascensão fascista.”
Já na outra estrofe, os partidários são citados, mostrando que estavam dispostos a lutar até o fim por seus direitos:
O partigiano, portami via (Oh, membro da Resistência, leve-me embora)
O bella ciao, bella ciao, bella ciao, ciao, ciao (Querida, adeus! Querida, adeus! Querida, adeus, adeus, adeus!)
O partigiano, portami via (Oh, membro da Resistência, leve-me embora)
Ché mi sento di morir (Porque sinto que vou morrer)
E quest’è il fiore del partigiano (E essa será a flor da Resistência)
Morto per la libertà (Daquele que morreu pela liberdade)
Toda a história da música é muito bonita e representa a luta pela democracia, direitos e liberdade do povo. Certamente vai ficar marcada pra sempre na história, principalmente com a ajuda dessa série que se tornou um símbolo aos que lutam diariamente por seus direitos.
Assita a 4ª temporada da série na Netflix. Clique aqui e maratone agora!
Até a próxima!
Nossas Redes Sociais: