Aproveitando o dia mais assustador do ano, confira uma lista de 11 filmes de bruxas para garantir a sua maratona
Texto escrito com a colaboração de: Bárbara Kazue e Mallú Amábili
Doces ou travessuras?! Por mais que aqui no Brasil essa não seja uma das festas mais comuns, todo mundo já sonhou em sair por aí pedindo doces vestido com suas fantasias favoritas. Enquanto a pandemia ainda é uma realidade, essas caças à guloseimas e festas temáticas não são a melhor ideia, porém, caso você não queira deixar a data passar em branco, aqui vai uma alternativa: fazer uma maratona de filmes e séries.
As opções são infinitas. Você pode curtir desde terror até produções infantis que se passam no Halloween ou então, filmes de bruxas. E é sobre esse último tópico que falaremos hoje.
Confira uma lista de 11 filmes com bruxas para aproveitar no Halloween:
-
Abracadabra (1993) – Disponível no Disney +
Provavelmente esse é o primeiro filme que vem à sua cabeça quando falamos de bruxas, certo? A produção da Disney é um clássico de Halloween que reúne nomes célebres do cinema, como Sarah Jessica Parker, Bette Midler e Kathy Najimy.
As três interpretam as irmãs Sanderson, bruxas que aterrorizavam a cidade de Salem, no século XVII. Quando elas capturam e dão fim a uma garotinha, os moradores decidem enforcá-las, mas sem contar que as irmãs lançariam uma maldição para serem levantadas da morte quando um virgem acendesse a Vela da Chama Negra, na noite de todos os santos. Após 300 anos, o jovem Max (Omri Katz), recém chegado à cidade, resolve invadir a casa das bruxas e acaba acendendo a vela, sem pensar nas consequências da libertação das Sandersons.
O filme, de direção do icônico Kenny Ortega, tem uma continuação prevista para estreia em 2022, contando com o elenco original e, se tudo der certo, uma nova versão de I Put Spell on You.
-
A Bruxa de Blair (1999) – Disponível no Star + e Amazon Prime Video
Nada melhor do que um bom filme de terror para curtir o Halloween em casa. Pensando no quesito bruxas, A Bruxa de Blair é a escolha certa, mas aqui vai o aviso: tem que ser corajoso para enfrentar essa produção.
O filme de 1999 foi construído no estilo found footage, com supostas gravações de três amigos que se aventuram na floresta de uma cidade de Maryland, nos EUA, para investigar as lendas da Bruxa. A produção deste longa foi tão grande que além da contratação de atores estreantes, cartazes foram divulgados afirmando que os personagens estavam sumidos, indicando que a história retratada nas telonas era verdadeira.
-
Da Magia à Sedução (1998) – Disponível no HBO Max
Da Magia à Sedução, com Nicole Kidman e Sandra Bullock, é um dos filmes responsáveis por moldar o imaginário das pessoas quando tratamos de bruxas
As irmãs Sally (Bullock) e Gillian (Kidman) são descendentes da longa linhagem das bruxas Owen. Criadas pelas tias, as duas cresceram permeadas de muita magia e conscientes da antiga maldição que impossibilita o amor verdadeiro para as mulheres da família.
Quando Gillian mata sem querer seu namorado, as duas partem em uma busca para trazer ele de volta à vida antes que se envolvam em complicações com a justiça. No meio de questões mágicas, o filme desenvolve temas importantes, como relacionamentos tóxicos.
-
Convenção das Bruxas (1990) – Disponível no HBO Max
Outro clássico dos filmes infantis com bruxas que promete te fazer viajar no tempo. Aqui, acompanhamos Luke (Jasen Fisher), um garoto que passa a morar com a avó, em um hotel na Inglaterra, após a morte do pai. No meio de tanta novidade, o que ele não esperava era estar hospedado no mesmo lugar que ocorria uma convenção de bruxas e que elas pretendiam colocar um plano maligno em prática: transformar todas as crianças do mundo em ratos.
Quando é pego, Luke se torna um roedor e, na companhia de Bruno (Charlie Potter), outra vítima das bruxas, os dois tentam impedir a líder, Eva Ernst (Anjelica Huston) de colocar suas ideias em prática.
O filme ganhou recentemente um remake, com Anne Hathaway como protagonista e Stanley Tucci e Octavia Spencer no elenco. A produção de 2020 também está disponível no HBO Max.
-
Trilogia Rua do Medo (2021) – Disponível na Netflix
A trilogia Rua do Medo foi uma das maiores apostas da Netflix deste ano, e não é pra menos, já que os filmes reúnem os maiores e mais amados clichês do terror, incluindo bruxas.
A produção, baseada em histórias de R. L Stine, gira em torno da cidade de Shadyside e de uma maldição que assombra os moradores. Levando em conta um amplo histórico de assassinatos e serial killers, a crença de que tudo isso seria fruto da maldição de uma bruxa vem à tona, até que esse perigo chega perto de Deena (Kiana Madeira) e seus amigos.
Quando a sua namorada, Sam (Olivia Scott Welch), passa a ser perseguida pelos assassinos de Shadyside, Deena começa a investigar todos esses acontecimentos estranhos, o que nos leva por uma viagem no tempo, que corresponde aos anos dos filmes (1994, 1978 e 1666).
Os filmes são super atuais, levando em conta a representatividade, apesar de terem como cenário o século passado, e contam com as famosas técnicas dos filmes trash, como jumpscares e cenas sangrentas.
-
João e Maria: Caçadores de Bruxas (2013) – Disponível no Telecine Play
Uma releitura da história infantil com um olhar mais real sobre o conto que ilustrou a infância de diversas pessoas ao redor do mundo. Nesse universo de João e Maria, as crianças cresceram e transformaram o trauma de terem sido capturados por uma bruxa em profissão. Agora, eles são os mais famosos caçadores de bruxas, com ampla capacidade de identificação dessas criaturas, ferramentas e golpes de luta dignos de espiões.
Graças ao desaparecimento de diversas crianças, João (Jeremy Renner) e Maria (Gemma Arterton) são contratados para investigar o caso e capturar os possíveis responsáveis, sem saber que confrontarão a terrível Bruxa Negra.
Diante do sucesso de bilheteria, o filme teve uma sequência confirmada, mas que foi cancelada graças ao plano de transformar a franquia em série.
-
Oz: Mágico e Poderoso (2013) – Disponível no Disney +
Outra adaptação dos clássicos infantis, Oz: Mágico e Poderoso é a história do reino antes da Dorothy. Oz, ou Oscar Diggs (James Franco), é o mágico de um circo no Kansas até que vai parar na terra de Oz, um lugar recheado de mágica, onde tudo parece ser possível.
Lá, ele conhece Theodora (Mila Kunis), uma bruxa boa pela qual se apaixona perdidamente. Ela acredita que Oz é o feiticeiro de uma profecia que irá salvá-los da bruxa má que vive na Floresta Negra. Nessa jornada mágica, vemos o desenvolver do protagonista enquanto luta entre o bem e o mal, se tornando uma pessoa melhor e usando do ilusionismo de seus espetáculos para se transformar no grande e poderoso Mágico de Oz.
O filme de 2013 faz referências claras ao original de 1939, como o início em tons de sépia e a transição para o colorido a partir da aterrissagem em Oz.
-
Twitches: as Bruxinhas Gêmeas
Uma indicação mais levinha caso você esteja passando o Halloween com crianças.
O filme da Disney Channel é um velho conhecido para quem passava as tarde no canal nos anos 2000. Aqui conhecemos Alex (Tia Mowry) e Camryn (Tamera Mowry), duas irmãs gêmeas separadas ao nascer e que cresceram tendo vidas totalmente diferentes. Como se não bastasse esse drama na vida das garotas, as duas são descendentes de uma linhagem real com poderes mágicos.
Todas essas informações vêm à tona no aniversário de 21 anos delas, quando acabam se encontrando sem querer e se assustam com a semelhança, e obviamente isso gera muita confusão.
-
Mary e a Flor da Feiticeira (2017) – Disponível no HBO Max
Mary Smith é uma garota normal, que acaba de se mudar para a casa da sua tia-avó Charlotte. Enquanto ela espera pelo início das aulas na nova escola e a chegada de seus pais, Mary decide usar seu tempo livre para explorar o lugar e tentar ser útil para as pessoas ao redor.
Em uma dessas situações, ela conhece Peter, um rapaz nada simpático que decide chamá-la de Macaca Ruiva. Logo depois de conhecer o seu novo desafeto local, Mary acaba descobrindo uma flor misteriosa na floresta perto de sua nova casa, sendo guiada por um casal de gatos, Tib e Gib.
Mary se envolve, sem querer, com magia e descobre um castelo mágico – bem ao estilo Hogwarts – onde feiticeiros estudam e aprendem sobre magia e ciência. Lá ela também conhece o Doutor Dee e a Madame Mumblechook, dois feiticeiros corrompidos pela sede de poder mágico, e sem pensar muito, envolve Peter na confusão.
O filme foi produzido pelo Studio Ponoc e teve dublagens inglesas com as vozes de Kate Winslet e Jim Broadbent. Inspirado no livro The Little Broomstick, da inglesa Mary Stewart, Mary e a Flor da Feiticeira trás uma bruxa jovem e cheia de empatia pela beleza do mundo, enquanto critica experimentos com animais e ciclos viciosos em uma sociedade doente por poder.
-
Jovens Bruxas (1996) – Disponível no Prime Video
A jovem Sarah (Robin Tunney) se muda com sua família para uma nova cidade e, a fim de adaptar e fazer amigos, acaba se misturando com o trio de amigas excluídas: Nancy (Fairuza Balk), Bonnie (Neve Campbell) e Rochelle (Rachel True).
O problema com as novas amigas de Sarah é que elas são apaixonadas por bruxaria e ocultismo, e passam os dias tentando descobrir como se tornarem bruxas poderosas. Elas acabam descobrindo que para conseguirem realizar feitiços com perfeição, o número quatro é bem melhor, e então Sarah se torna uma amiga necessária, e não alguém de quem gostam.
Entre relações de amizade abusivas, idas e vindas de feitiços ruins e acidentes causados pela irresponsabilidade cruel das amigas, a cidade se torna um lugar perigoso e é Sarah quem se obriga a consertar as coisas.
Com o terror macabro típico dos anos 90, com uma narrativa muito mais sinistra do que as vilanias de Tim Burton, e com uma pegada mais ao estilo Heathers (1988), o filme ganha o público pelos figurinos e transborda suspense e fantasia sinistra.
- Carrie – A Estranha (1976) – Disponível no Prime Video
Adaptação do romance Carrie, de Stephen King, lançado em 1974, esse se tornou o mais famoso dos filmes que se inspiraram na obra…
Carrie (Sissy Spacek), a protagonista, é alguém que só está tentando viver um dia de cada vez, enquanto lida com insultos na escola e convive com a mãe, uma fanática religiosa que submete a filha a torturas psicológicas intermináveis.
Quando Carrie é convidada para o baile da escola e pensa ter ganhado a coroa de rainha do baile, as alunas que a odeiam finalmente concluem seu plano final de humilhação contra Carrie, e ela usa seus poderes sobrenaturais – recém descobertos – para causar uma tragédia e se vingar deles todos em tempo real.
Completamente sombrio e de terror – propício para o Halloween -, o filme entra no clima e gera comoção até hoje, tendo tido uma adaptação recente em 2013, com Chloë Grace Moretz. A cena mais forte do filme, quando Carrie é humilhada no baile, é tão clássica que até o início da novela Chocolate com Pimenta teve inspiração nesse momento, mas com um tom mais cômico.
E aí, como você vai aproveitar o Halloween? Conta pra gente nas nossas redes sociais (Insta, Face, Twitter).
*Créditos da foto de destaque: Divulgação