Madona no VMA 1984

Madonna: 7 performances icônicas ao longo das décadas

Para comemorar o aniversário da rainha do pop, o Entretetizei separou momentos marcantes da artista nas últimas 4 décadas

 

Madonna Louise Veronica Ciccone, ou simplesmente Madonna, está fazendo 63 anos nesta segunda (16). Sendo do signo de leão, a diva vem agraciando o público com grandes hits desde os anos 80. São, até o momento, 14 álbuns de estúdio, 17 participações em filmes (seja  como atriz, dubladora ou sendo o foco de um documentário) e sete Grammys.

Não é um exagero em dizer que ela é uma das principais figuras da indústria musical e da cultura pop de todos os tempos. 

Madonna saiu de Nova York para conquistar o mundo, mas a vida de estrela não foi conquistada por um caminho fácil. Com problemas pessoais e escândalos, a estrela teve que superar muita coisa para ser quem é hoje – e também teve que ouvir muitas vezes que ela poderia arruinar sua carreira. 

Desde o uso do crucifixo como um acessório, o vídeo de Like a Prayer com um Jesus negro, a canção Papa Don’t Preach e sua mensagem, além de todas as suas canções mais sensuais – e todo o álbum chamado Erotica -, acabaram por enfurecer até mesmo a Igreja Católica. Isso sem contar todo o apoio para a comunidade LGBTQIA+ e seu importante papel para o combate da desinformação sobre o HIV, Madonna nunca fugiu de uma luta. 

Pela sua coragem, determinação e por abrir portas no cenário da música pop, inspirando artistas como Britney Spears, Miley Cyrus e Lady Gaga, a artista ditou muitas tendências e criou diversos momentos icônicos. 

Para comemorar seu aniversário, o Entretetizei preparou uma lista destacando sete performances memoráveis da rainha do pop. Vamos conferir?

MTV Awards 1984: 

O primeiro VMA da MTV não poderia ter tido uma melhor primeira edição! Madonna estava no início de sua carreira e foi um dos assuntos mais comentados daquela noite, já que ela chegou a performar seu hit, Like a Virgin, em um vestido de noiva – e até tinha um enorme bolo de casamento no palco. 

Muitos afirmaram que tal performance foi muito “picante” para um programa de TV e que isso poderia prejudicar sua carreira, mas nada parou a artista. E foi justamente alguns meses depois, com seu segundo álbum – que tem o mesmo nome da faixa performada naquela noite -, que ela atingiu o estrelato

MTV Awards 1989: 

Cinco anos depois e mais dois álbuns lançados, Madonna voltou para o palco do VMA para fazer uma das melhores performances da sua carreira, para a poderosa faixa Express Yourself. Com uma baita coreografia, ela comandou o palco naquela noite!

MTV Awards 1990: 

Vogue é uma música que não precisa de introdução nem no ano de 2021 e nem em 1990. Madonna foi a artista com mais indicações nesta edição da premiação, e para canalizar a essência do clipe lançado, a artista apostou em um show totalmente performático e com a coreografia bem marcada. 

Inspirada no filme Ligações Perigosas, todo o cenário e figurino remetiam à opulência francesa do século 18. 

Oscar 1991:

A canção Sooner or Later, criada pelo lendário compositor de musicais da Broadway  Stephen Sondheim, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original naquela noite. Madonna foi convidada para performar naquela noite, e ela não decepcionou: apareceu no local com um vestido estonteante, parecendo uma diva da Hollywood clássica. E além disso, ela simplesmente apareceu com Michael Jackson, como par naquela noite. Que poder!

MTV Video Music Awards de 2003:

19 anos depois da primeira apresentação da canção, Britney Spears e Christina Aguilera subiram ao palco do VMA para performar Like a Virgin, também vestidas de noivas. O que aparentava ser apenas uma homenagem à rainha do pop acabou ganhando uma surpresa: Madonna saiu de dentro do bolo vestindo um termo, representando o noivo do casamento. Então, ao cantar a música Hollywood, beijou as duas artistas antes de chamar  Missy Elliot para o palco. Com a reação das pessoas na plateia – e ao redor do mundo – agora este é um dos momentos mais memoráveis da cultura pop

Super Bowl Halftime Show 2012:

Depois de grandes nomes como Prince e Michael Jackson comandarem o show que acontece durante o intervalo da final do campeonato de futebol americano – o evento mais assistido nos Estados Unidos – somente em 2012 a Madonna foi chamada. Com participações especiais de Cee Lo Green, LFMAO, M.I.A e Nicki Minaj, a artista performou os seus maiores hits e foi a porta de entrada para grandes produções de outras divas pop no Super Bowl, como as futuras apresentações de Katy Perry e Lady Gaga. 

Billboard Music Awards 2019: 

Agora, com mais de 40 anos de carreira, Madonna se reintroduziu ao mercado musical com o Madame X, um álbum muito inspirado na sonoridade portuguesa – e até tem um feat com a Anitta em um cover de Faz Gostoso. Durante essa área, a artista optou por fazer shows mais intimos em teatros, mas não deixou de performar o single Medellín, parceria com Maluma

Além do carisma de sempre de Madonna, o que chamou a atenção no palco foi o uso de hologramas como dançarinos, o que marcou a premiação com essa apresentação muito a frente do seu tempo em relação às tecnologias utilizadas. 

Qual performance da Madonna é a sua preferida? Conta pra gente nas nossas redes sociais (Twitter, Insta e Face) e nos siga  para ficar por dentro de tudo do mundo da música e do entretenimento!

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!