O filme brasileiro Marte Um disputa uma vaga no Oscar 2023

O filme concorre a indicação de Melhor Filme Internacional

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou o filme Marte Um como o representante do país na disputa por uma vaga no Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional. A premiação está marcada para 12 de março de 2023.

A Comissão de Seleção Independente escolheu o longa do diretor mineiro, Gabriel Martins, entre 27 filmes inscritos e habilitados. Alguns dos concorrentes eram: A Mãe, de Cristiano Burla; A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky; Carvão, de Carolina Markowicz; Pacificado, de Paxton Winters; e Paloma, de Marcelo Gomes.

A escolha de Marte Um para representar o Brasil no Oscar 2023 foi uma decisão democrática e importante do júri. O filme trata de afeto e de esperança, da possibilidade de seguir sonhando em meio a tantas dificuldades econômicas e políticas. Marte Um sintetiza bem o cinema brasileiro, com qualidade narrativa e técnica, que vem sendo realizado hoje, representando a diversidade do país“, diz Bárbara Cariry, presidente da Comissão de Seleção Independente.

Foto: divulgação

Produzido pela Filmes de Plástico, em coprodução com o Canal Brasil, Marte Um estreou, em janeiro, no Festival de Sundance e chegou aos cinemas brasileiros no dia 25 de agosto. O longa foi premiado no Festival de Gramado em categorias importantes como: Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri.

Em sua estreia no Festival de Sundance, Marte Um recebeu diversas críticas elogiosas.

É um filme sincero, e profundamente afetivo com seus personagens, […] que procuram e encontram um chão em comum, e compartilham a esperança”, escreveu a crítica de cinema Jessica Kiang, para a Variety.

É um filme vívido, com atuações brilhantes […] aumentando o escopo de representação da cultura preta brasileira”, comentou o diretor e crítico de cinema Jonathan Romney, para a ScreenDaily.

Foto: divulgação

Sinopse

Marte Um traz o cotidiano de uma família negra de classe média baixa nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que irá colonizar o planeta vermelho, em 2030.

Morando na periferia de um grande centro urbano, Deivid não tem muitas chances para isso. Mas ele não desiste e passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.

O pai, Wellington (Carlos Francisco), é porteiro em um prédio de elite e há um bom tempo está sem beber, uma informação que compartilha com orgulho em sessões do Alcoólicos Anônimos. Tércia (Rejane Faria) é a matriarca que, depois de um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão, acredita que está sofrendo de uma maldição.

Por fim, a filha mais velha, Eunice (Camilla Damião), pretende se mudar para um apartamento com sua namorada, vivida pela atriz Ana Hilário. Mas não tem coragem de contar aos pais.

Foto: divulgação

O produtor do filme, Thiago Macêdo Correia, da Filmes de Plástico, lembra que Gabriel o procurou com a ideia para Marte Um quando o país ainda estava sob o comando de Dilma Rousseff. “O filme foi produzido graças a um fundo público de 2016 voltado para diretores negros e narrativas de temática negra com o intuito de levar às telas cineastas de grupos minoritários. Obviamente, esse fundo não existe mais. Rodamos o longa em outubro de 2018, durante as eleições, o que acabou influenciando também a narrativa. Não tínhamos ideia do que viria depois.”, relata Thiago.

Você está na torcida? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

Leia também: Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anuncia comissão de seleção para o Oscar

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!