De Minas para o Mundo impulsiona Marte Um em seu rumo ao Oscar

O longa concorre a indicação de Melhor Filme Internacional

A campanha De Minas para o Mundo, organizada pela Universo Produção, responsável pelas mostras de cinema em Tiradentes, Ouro Preto e Belo Horizonte, e pela produtora Filmes de Plástico, tem o objetivo de impulsionar o filme Marte Um, de Gabriel Martins, rumo ao Oscar 2023.

A torcida é para que o longa mineiro seja o representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. Depois de estrear no Festival de Sundance, em janeiro, e acumular participações em 45 festivais nacionais e internacionais, Marte Um está focado no Oscar.

O filme está em cartaz em 69 salas de cinema no país, desde 25 de agosto, e teve um aumento de público de quase 200% após ser escolhido pela Academia Brasileira de Cinema como o representante do Brasil.

Foto: divulgação/Filmes de Plástico

De acordo com o cronograma da Academy Awards, em 21 de dezembro será divulgada uma lista de 15 pré-finalistas da categoria Melhor Filme Internacional. Os cinco finalistas serão anunciados no dia 24 de janeiro e a cerimônia do Oscar 2023 ocorre, no Dolby Theatre em Los Angeles, no dia 12 de março.

Desde 1998, quando Central do Brasil foi selecionado, o Brasil não tem um filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Para a imprensa especializada, Marte Um pode quebrar esse jejum de 25 anos.

Outro feito importante é que, caso Marte Um seja indicado, o diretor Gabriel Martins será apenas o quarto cineasta preto da história do cinema a concorrer na categoria de Melhor Filme Internacional.

O longa foi produzido pela Filmes de Plástico a partir de um edital federal de ação afirmativa de baixo orçamento lançado em 2016. Marte Um foi rodado no final de 2018 nas cidades de Contagem, Belo Horizonte e Nova Lima, em Minas Gerais, a um custo de produção de R$1.250,00.

A equipe e o elenco do filme, majoritariamente formada por técnicos e artistas pretos, são o reflexo de uma narrativa que busca trazer protagonismo para uma parcela imensa da população ainda fortemente marginalizada no cinema nacional.

Marte Um conta com a parceria do Canal Brasil na finalização, além do apoio do Projeto Paradiso. A distribuição no país é da mineira Embaúba Filmes.

Você está na torcida? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!