O evento aconteceu nesta segunda-feira, em Nova York e reuniu estrelas como Zendaya, Lana Del Rey e Lil Nas X
Roupas bafônicas e chamativas não faltaram no Met Gala 2024, cujo tema escolhido da edição foi Sleeping Beauties: Reawakening Fashion (Belas Adormecidas: O Despertar da Moda), o Jardim do Tempo. As celebridades passaram pelo icônico tapete do Metropolitan Museum of Art em Nova York.
Entre os nomes que estiveram presente no evento, estão: Zendaya, Sydney Sweeney, Tyla, Lana Del Rey, Lil Nas X, Ariana Grande, Cardi B, Demi Lovato, Sabrina Carpenter, Jonathan Bailey e mais.
E por falar em contos de fadas, nada como um bom enredo para também encantar o público. Por isso o Entretê preparou uma lista com os looks desse ano que lembram os livros que amamos. Confira abaixo.
Zendaya X A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
O look da atriz, de Maison Margiela, com adereços e maquiagem chamativas, com elementos da natureza, tem uma composição que lembra muito os que eram utilizados pelos moradores da Capital do universo de Jogos Vorazes.
Como o tema deste ano tem a ver com o tempo, o livro A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, de Suzanne Collins, volta no tempo para contar como Coriolanus Snow passou de mentor dos Jogos, para uma das figuras principais e mais cruéis do mesmo.
Sabrina Carpenter X Alice no País das Maravilhas
É impossível não lembrar de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, quando vemos o azul pastel presente na parte de baixo do vestido da cantora, de Oscar de la Renta, e seu penteado que lembram muito a roupa da protagonista Alice Liddell.
As referências parecem combinar com o look de seu namorado, o ator Barry Keoghan, que usava uma cartola, o que fez o público lembrar do Chapeleiro Maluco, outro personagem do universo desse livro.
Tyla X Duna
O vestido feito de areia, da Balmain, que a cantora usou em seu primeiro Met Gala, foi um dos mais comentados da noite. Quando pensamos em areia, pensamos em Duna, de Frank Herbert.
A história que se passa no deserto, mistura aventura, política, ecologia e misticismo, juntamente, é claro, com a ficção científica. O acessório que a artista levava nas mãos era uma ampulheta, símbolo de tempo, que pode também ser interpretada como uma crítica ao tempo curto que o planeta ainda pode ter.
Sydney Sweeney X Corte de Espinhos e Rosas
As flores e seus caules entrelaçados no vestido da Miu Miu usado pela atriz lembram muito a estética da capa de Corte de Espinhos e Rosas de Sarah J. Maas.
O look traz uma vibe mágica, o que também lembra o livro, onde a protagonista Feyre dispara uma flecha, acertando acidentalmente uma criatura bestial, o que a faz ser levada para a terra mágica, onde os feéricos vivem.
Karol G X O Príncipe Cruel
Por falar em feéricos, a bichota usava uma clara referência a toda essa magia em sua estreia no Met Gala.
O vestido Marc Jacobs, cheio de pedras, que traz o brilho da magia, com o corpete por baixo, as orelhas pontudas e a tiara, faz lembrar do universo do Povo Do Ar, cujo primeiro livro é O Príncipe Cruel de Holly Black.
Lana Del Rey X O Jardim Secreto
O vestido usado pela cantora é de Alexander McQueen. Os galhos percorrendo todo o look e o véu que cai ela nos faz lembrar o mistério e os elementos que podem ser encontrados em um cenário da natureza, justamente o que encontramos no livro O Jardim Secreto, de Hodgson Burnett.
A trama aborda as descobertas de Mary Lennox, uma garota solitária que perde os pais para a cólera e vai morar na mansão do tio misterioso, procurando consolo na natureza.
Bruna Marquezine X Tentação ao Pôr do Sol
A saia cheia de flores do vestido de tecido delicado de Tory Burch, utilizado pela atriz, que compareceu pela primeira vez ao Met Gala, afunila na parte de cima e possui um corte que lembra vestidos utilizados em romances de época, como por exemplo o da capa de Tentação ao Pôr do Sol, de Lisa Kleypas.
A vibe romântica do look também está no livro, onde acompanhamos Poppy Hathaway, uma mulher cuja inteligência deixa os homens acuados, que está em sua terceira temporada de eventos sociais, quando conhece Harry Rutledge, um homem de passado triste, que não ama ninguém, mas que pode descobrir que ela é uma exceção.
Jennie X Divinos Rivais
O look composto por duas partes de Alaïa, de um azul marinho vibrante, usado pela cantora, lembra a capa do livro Divinos Rivais, de Rebecca Ross, com elementos em movimento, também com partes em azul e dourado.
A história fala sobre jornalistas rivais que se apaixonam em meio a guerra entre deuses, se apaixonando conforme conversam através de cartas, enquanto a protagonista luta para encontrar o irmão e salvar a humanidade.
Lil Nas X X Magnolia Parks
O look usado pelo cantor, da grife Luar, que mistura elementos modernos e clássicos da moda, além de muito brilho e glamour, pode ser facilmente peças que um dos personagens de Magnolia Parks, escrito por Jessa Hastings, usariam.
O romance conturbado entre Magnolia Parks e BJ Ballentine tem bastante reviravoltas, em um termina e volta cheio de sentimentos intensos e é claro, o amor dos personagens pela moda e todas as tendências dela.
Jonathan Bailey X O Visconde que Me Amava
O terno da Loewe utilizado pelo ator, poderia ser uma versão moderna de um look que Anthony, seu personagem em Bridgerton (2020-presente), usaria.
A composição de peças clássicas e o destaque para a flor, que lembra muito os jardins presentes no romance de época, trazem a vibe do livro O Visconde que Me Amava, de Julia Quinn, cujo mocinho é interpretado pelo artista na adaptação. O enredo acompanha o visconde se apaixonando por Kate, irmã mais velha de Edwina, mulher com quem ele pensou de início que iria se casar.
Quais desses looks são seus favoritos? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para mais conteúdos sobre literatura.
Leia também: 5 mulheres que mudaram o curso da moda para sempre
Texto revisado por Thais Moreira