Disco com 16 faixas foi produzido pela cantora de jazz norte-americana
Nesta sexta (9), o lendário ícone da música brasileira, Milton Nascimento, e a cantora de jazz norte-americana esperanza spalding lançaram seu mais novo álbum colaborativo, Milton + esperanza. O disco possui 16 faixas e foi gravado no Brasil ao longo de 2023.
Confira os dois falando sobre o projeto:
Milton + esperanza foi anunciado em maio deste ano, junto com o lançamento de Outubro, e foi amplamente divulgado por veículos internacionais. Desde então, a dupla lançou sua colaboração com Paul Simon na canção Um Vento Passou (para Paul Simon) (2024), para a qual Simon aprendeu a letra em português, bem como Saudade dos Aviões da Panair (Conversando No Bar) (2024), com a participação de Lianne La Havas, Maria Gadú, Tim Bernardes e Lula Galvão.
Produzido e arranjado por esperanza spalding, o disco é uma colaboração dos sonhos e uma bela expressão musical de uma amizade que começou há quase 15 anos. O álbum apresenta faixas que celebram e reimaginam os clássicos amados de Milton Nascimento, novas peças escritas por spalding pensando em Nascimento e interpretações de A Day in the Life (1967), dos Beatles, e Earth Song (1995), de Michael Jackson.
Os convidados são nomes de peso, incluindo Dianne Reeves, Lianne La Havas, Maria Gadú, Tim Bernardes, Carolina Shorter, Elena Pinderhughes, Shabaka Hutchings, Guinga e outros.
O disco conta com a banda principal de spalding, composta por Matthew Stevens (guitarra), Justin Tyson e Eric Doob (bateria), Leo Genovese (piano), Corey D. King (vocais, sintetizadores) e vários músicos brasileiros, incluindo a Orquestra Ouro Preto, os percussionistas Kainã Do Jêje e Ronaldinho Silva e o guitarrista Lula Galvão.
“É como uma magia que você sabe quando está acontecendo e pode ajudar a fazer acontecer. É como se você pudesse convidá-la a vir te visitar. Você pode convidá-la a passar por você. E é uma magia que, eu acho, estou sempre esperando que desça, você sabe, na música. O tempo todo eu estava sempre rezando para que o álbum se sentisse como um grande navio, que está viajando pelas águas cósmicas do mundo […]”, disse esperanza.
A norte-americana considera que o tema central do álbum é a importância de as gerações mais jovens criarem, aprenderem e construírem novos mundos com os mais velhos.
Um mentor espiritual para o projeto foi Wayne Shorter, cuja colaboração com Nascimento, Native Dancer (1975), foi lançada há quase 50 anos. “Acho que, no final do dia, ele [Shorter] é essa luz guia para nós ousarmos e sermos expansivos, e também ir com tudo”, afirma spalding.
A gênese deste álbum remonta à primeira vez que a cantora ouviu uma gravação de Nascimento, em um jantar quando um amigo colocou Native Dancer. “Eu fico arrepiada só de pensar nisso”, ela diz. “Em noventa por cento das coisas que escrevo, estou pensando nele. Ele é uma parte muito presente da minha imaginação criativa”.
Milton e esperanza se conheceram graças a uma apresentação feita por Herbie Hancock e, desde então, começaram a colaborar, gravar e se apresentar ao vivo juntos.
A título de curiosidade, o filho de Nascimento, Augusto, pediu para que esperanza produzisse o próximo álbum do pai. Assim, ela trabalhou no Brasil durante 2023, gravando e produzindo o disco do lendário cantor brasileiro. Nascimento e spalding ainda não confirmaram se farão uma turnê para promover o álbum.
Confira a tracklist completa de Milton + esperanza:
- the music was there
- Cais
- Late September
- Outubro
- A Day in the Life
- Interlude for Saci
- Saci (feat. Guinga)
- Wings for the Thought Bird (feat. Elena Pinderhughes and Orquestra Ouro Preto)
- The Way You Are
- Earth Song (feat. Dianne Reeves)
- Morro Velho (feat. Orquestra Ouro Preto)
- Saudade dos Aviões da Panair (Conversando No Bar) (feat. Lianne La Havas, Maria Gadú, Tim Bernardes, Lula Galvão)
- Um Vento Passou (para Paul Simon) (feat. Paul Simon)
- Get It By Now
- outro planeta
- When You Dream (feat. Carolina Shorter)
Milton + esperanza já está disponível em todas as plataformas de música.
Quem aí já escutou o novo álbum dessa dupla maravilhosa? Comentem nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e sigam a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
Leia também: Short n’ Sweet: a estrela em ascensão Sabrina Carpenter mergulha de cabeça na nova era
Texto revisado por Bells Pontes