O megaevento da NFL já foi palco de momentos controversos
No último domingo (13), aconteceu o Super Bowl. A final do campeonato de futebol americano organizado pela NFL, a National Football League. Porém, o evento já deixou de ser apenas sobre o esporte.
Anualmente, o Super Bowl é palco de apresentações musicais, divulgação de trailers e, como você viu pelo título, controvérsias. Então confira a seguir cinco momentos polêmicos do Super Bowl.
E acredite: a lista rende parte dois.
1. Eminem (era óbvio que ele iria causar)
A última edição do Super Bowl reuniu grandes nomes do rap. Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige, Kendrick Lamar e 50 Cent fizeram uma apresentação.
Mas qual foi a polêmica? Durante o show, o rapper Eminem se ajoelhou. O gesto foi uma referência ao quarterback Colin Kaepernick. O jogador começou a se ajoelhar durante o hino em 2016 como protesto contra a desigualdade racial e a brutalidade policial no país.
Desde o fim de seu contrato em 2017, Kaepernick segue sem um time.

2.Beyoncé roubando a cena com Formation
Em 2016, era a vez do Coldplay se apresentar no intervalo do Super Bowl. Mas quem roubou a cena foi Beyoncé com sua performance de Formation.
Além da música criticar a violência policial contra os negros, o figurino das dançarinas era uma referência ao uniforme dos Panteras Negras. Conservadores e republicanos criticaram a artista por trazer a questão racial ao evento. Até ocorreram protestos anti-Beyoncé.
Apesar das críticas, a artista continuou levantando debates raciais em suas apresentações. Por isso, tivemos o show icônico no Coachella 2018.

3.Madonna sendo polêmica até sem querer
Vamos falar de polêmicas mais leves?
Em 2012, Madonna teve sua vez de performar no Halftime Show. Alguns dias antes, alguém perguntou a Elton John o que ele esperava do show. E ele lançou um “que ela faça um bom playback”.
E ela fez um ótimo playback e uma apresentação lendária. Só que teve outra minicontrovérsia.
Durante a música Give Me All Your Luvin, Nicki Minaj e M.I.A. fizeram uma participação. Em um trecho, a cantora M.I.A. mostrou o dedo médio para as câmeras. Ainda por cima, ela falou um palavrão baixinho.
Brian McCarthy, porta-voz da NFL, pediu desculpas aos telespectadores e disse que o momento foi completamente inapropriado e decepcionante.

4.Christina Aguilera em um momento Fafá de Belém
Em 2011, a cantora Christina Aguilera cantou o hino dos Estados Unidos. Só que ela confundiu a letra e cantou a mesma frase duas vezes.
Mesmo sendo um erro pequeno, muitos sites criticaram a cantora. O portal PopEater se referiu ao erro como um desastre.
Em uma nota oficial, Aguilera explicou que estava muito emocionada e por isso cometeu o engano.
Se esse erro rápido gerou polêmica, imagina se ela tivesse realmente recriado uma situação “Fafá de Belém”?

5.A maior injustiça do Super Bowl
Em 2004, Janet Jackson comandou o show no Super Bowl. Na última música da apresentação, Rock Your Body, o cantor Justin Timberlake dividiu o palco com Jackson.
Durante a frase “I’ll have you naked by the end of this song” (eu vou te deixar nua até o fim da canção), Timberlake puxou uma parte da roupa da cantora. Isso já estava combinado.
No entanto, o figurino teve uma alteração. Janet Jackson teve o seio exposto por 1,27 segundo para cerca de 143 milhões de telespectadores.

Rapidamente a pirotecnia entrou em cena. Luzes se apagaram. A câmera até mudou de posição. Mas 1,27 segundo de um seio (com o mamilo coberto por um acessório) gerou milhares de ligações revoltadas para a emissora. O caso ficou conhecido como Nipplegate.
Os clipes de Janet Jackson foram banidos da MTV, as rádios passaram a boicotá-la e seus produtores até impediram que ela fosse ao Grammy. Nada aconteceu com Justin Timberlake.
Boicotaram a carreira de um dos maiores nomes do R&B por causa de um seio.
Como já vimos, temos muitos momentos polêmicos no Super Bowl. Porém, nenhum é tão injusto quanto esse.
Gostou da nossa lista? Quer ver uma parte 2? Conta pra gente através das nossas redes sociais – Insta, Face e Twitter –. E continue nos acompanhando para saber as novidades do mundo do entretenimento.
Leia também: Amazon Prime divulga o primeiro trailer da nova série de O Senhor dos Anéis
Marvel divulga novo trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura no Super Bowl
*Crédito da arte de destaque: Arte: divulgação/Entretetizei.