Mulheres Extraordinárias
Foto: divulgação/Entretetizei

Mulheres extraordinárias que ganharam filmes no cinema

Todas elas foram importantes para a sociedade ao ultrapassarem barreiras que antes eram vistas como impossíveis de derrubar

Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres incríveis que acompanham o Entretetizei

Nesta sexta (8), comemoramos esta data super especial e cheia de significados. Desde então, o mundo é cativado por diversas mulheres que deixaram legados inesquecíveis em diversas áreas da sociedade.

Pensando nisso, criamos uma lista elencando mulheres extraordinárias que ganharam filmes no cinema e elas continuam inspirando gerações, ao mostrar como cada mulher tem potencial, e muitas outras qualidades, para conquistar aquilo que sempre sonhou.

Veja e se inspire: 
Hebe Camargo

Considerada a Rainha da Televisão Brasileira, Hebe Camargo, foi  apresentadora, cantora, radialista, humorista e atriz, além de ter se tornado a apresentadora mais premiada de todos os tempos. Durante a década de 80, no período de transição da ditadura para a democracia, Hebe tomou uma decisão mega importante quando decidiu controlar a própria carreira.

Harriet Tubman 

Harriet Tubman foi uma ativista americana que nasceu escravizada, mas, felizmente, escapou e conseguiu realizar 19 missões para resgatar cerca de 300 pessoas escravizadas, incluindo familiares e amigos, usando a rede secreta de rotas e esconderijos, Underground Railroad, utilizada por afro-americanos escravizados para escapar em direção aos estados livres.

Irena Sendler

Também conhecida como O Anjo do Gueto de Varsóvia, Irena Sendler foi ativista dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial. Ela salvou mais de 2.500 vidas ao conseguir que diversas famílias escondessem os filhos de judeus em sua casa, colocando a sua própria vida em risco para manter a de outras pessoas.

Margaret Keane

Margaret D. H. Keane era artista norte-americana e pintora. Ela pintava mulheres, crianças e animais com olhos grandes. O seu ex-marido, Walter Keane, vendia as pinturas, feitas em tinta óleo e técnicas mistas, assinadas com o nome dele. Keane permitia isso porque, dessa forma, conseguia vender todas as peças. 

Uma curiosidade é que Margaret pintava crianças com os olhos tão grandes, pois quando era criança, ficou um tempo sem ouvir nada devido a uma doença, então, ela percebeu que as pessoas também expressavam sentimentos pelo olhar. 

Billie Jean King

Ex-tenista norte-americana, Billie Jean King, se tornou uma das melhores tenistas e atletas femininas de todos os tempos nos anos 1970. Teve relevância por ser a primeira atleta da modalidade a querer que o salário dos homens e mulheres fossem pagos de forma igualitária. Ela chegou a criar a sua própria liga de tênis feminino e terminou a carreira com 129 títulos de simples, sendo 12 de grand slams em simples.

Nise

Nise Magalhães da Silveira foi uma psiquiatra brasileira, e revolucionou o tratamento mental no Brasil ao lado de Dona Ivone Lara. Foi pioneira na utilização de tratamentos humanizados para pacientes com transtornos mentais, usando expressões artísticas e animais domésticos durante o tratamento. Era aluna de Carl Jung e criticava tratamentos violentos, como o eletrochoque.

Olga

Revolucionária alemã, comunista e judia, Olga Gutmann Benário Prestes, veio para o Brasil durante os anos 1930 com objetivo de garantir a segurança de Luís Carlos Prestes, em uma missão designada pela Internacional Comunista. Olga foi presa, deportada para a Alemanha e morreu na câmara de gás do Campo de Extermínio em 1942.

Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson

Grande equipe de matemáticas afro-americanas que trabalharam no primeiro lançamento do foguete da NASA durante a Guerra Fria. As três lideraram uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornaram heroínas da nação. Mesmo com todo o reconhecimento, elas não foram recebidas da melhor forma por todos. O racismo era presente e elas precisavam utilizar banheiros separados das mulheres brancas e sempre necessitavam de autorização para se matricular em uma faculdade.

Frida Kahlo

Famosa por ser uma das pintoras mais relevantes do mundo, Frida Kahlo, chama atenção por seus retratos, autorretratos, e obras inspiradas na natureza e artefatos do México. A vida pessoal dela também chamou atenção, e a adaptação para o cinema evidencia o casamento conturbado que teve. Kahlo é vista como um símbolo da força das mulheres, do amor e cultura pelo México, e por ter coragem diante das adversidades.

Elis Regina

Elis Regina Carvalho Costa, grande cantora brasileira com incrível competência vocal, musicalidade e presença de palco, foi aclamada pelo público. Deixou o Rio Grande do Sul para se tornar moradora do Rio de Janeiro e espalhou seu talento pelo Brasil, conquistando dezenas de fãs e casando com o compositor e produtor Ronaldo Bôscoli.

Você conhece outras mulheres extraordinárias? Conta pra gente nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Twitter e Face — e aproveite para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento.

Leia também: Cine-delas: canal exibirá programação especial para o Dia Internacional das Mulheres

Texto revisado por Doralice Silva

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!