Passou o Carnaval, o que significa de 2020 finalmente começou. E, para iniciar o ano já programando as leituras até dezembro, vou te mostrar alguns lançamentos de obras escritas por mulheres ou com participação de mulheres!
– “Corpos secos” é um romance escrito a oito mãos – Luisa Geisler, Marcelo Rocha Ferroni, Natalia Borges Polesso e Samir Machado de Machado – e publicado pela editora Alfaguara.
Sinopse: Depois que uma doença assola os quatro cantos do Brasil, o país se transforma em um cenário pós-apocalíptico. Nascida do contato com agrotóxicos em plantações de soja do centro-oeste, a nova doença provoca morte cerebral, mas mantém o corpo ativo, criando os chamados “corpos secos”. Sem governo, sem leis e sem esperanças, quatro pessoas tentarão cruzar regiões para encontrar um porto seguro: a ilha de Santa Catarina.
Previsão de lançamento: abril/2020
– “The Betrothed” é um romance que vai compor uma nova duologia escrita por Kiera Cass, autora de A Seleção. Aqui no Brasil o livro promete ser publicado pelo selo jovem da Companhia das Letras, a Editora Seguinte. A sinopse ainda não saiu em português, mas a capa da versão em inglês já foi anunciada e a editora prometeu tentar lançar o título aqui no Brasil junto com o lançamento nos Estados Unidos.
(Divulgação: Entertainment Weekly)
Previsão de lançamento: maio/2020
– “Terra americana” é um livro escrito por Jeanine Cummins e publicado, aqui no Brasil, pela editora Intrínseca. O livro já teve os direitos cinematográficos adquiridos e foi escolhido para o clube do livro da Oprah.
Sinopse: Em uma agradável vizinhança de Acapulco, um massacre. Uma chacina vitima dezesseis membros de uma mesma família, durante uma festa de quinze anos. Os únicos sobreviventes são Lydia e seu filho Luca, de oito anos. O marido de Lydia, Sebastián, foi o jornalista responsável pelo perfil jornalístico do homem que controla o cartel de drogas mais poderoso da cidade. E agora, como a maioria dos seus parentes, ele também está morto.
Lydia acredita ter sua parcela de culpa. O homem gentil e erudito que passou a frequentar a livraria que ela administra não é apenas um sujeito de meia-idade interessado em literatura. É Javier, o narcotraficante que comanda o cartel.
Agora, Lydia sabe que precisa fugir com seu filho para muito longe e o mais rápido possível. Instantaneamente transformados em migrantes, os dois dão início a uma longa jornada em direção aos Estados Unidos, aparentemente o único lugar que o poder de Javier não alcança. À medida que se juntam às inúmeras pessoas que tentam uma vida melhor fora do país, e enfrentam todos os obstáculos e perigos dessa viagem que deixa uma infinidade de vítimas pelo caminho, Lydia descobre que todos ali estão fugindo de algo.
Lançamento: 16/03/2020 (atualmente em pré-venda)
– “Shine” ainda não tem título definido para o Brasil, mas já tem previsão de lançamento e seus direitos cinematográficos já foram adquiridos, o filme está sendo produzido pela mesma equipe de Todos os garotos que já amei.
Escrito por Jessica Jung, ex-integrante do grupo Girls’ Generation, a obra mostra os bastidores o K-pop!
Sinopse: o livro conta a história de Rachel Kim, uma garota asiática-americana que sonha em se tornar idol. Vivendo na Coreia há sete anos, ela está batalhando para integrar um girl group. Contudo, ela não imaginava que esse universo pudesse ser tão complicado: com uma rotina árdua de ensaios, treinamentos, dietas e inúmeros sacrifícios, Rachel precisa a todo momento provar seu valor, principalmente por não se sentir parte da sociedade coreana.
Em uma indústria em que ser perfeito é nada mais que uma obrigação, Rachel vai se apaixonar, aprender a lidar com o estrelato e descobrir que, em meio ao caos, existe o amor dos fãs, a glória do palco e a sensação de realizar um sonho.
Previsão de lançamento: outubro/2020
– “A vida mentirosa dos adultos” é o mais novo romance – depois de cinco anos – da autora italiana Elena Ferrante. Quem realmente é a autora? Ninguém sabe. Mas seu sucesso é facilmente explicado pela competência com que escreve suas obras.
(Essa é a capa da versão italiana do livro, publicado pela editora Edizioni E/O)
Sinopse: O livro narra o crescimento de Giovanna, uma jovem moradora de um respeitável bairro de classe média de Nápoles, no período de seus 12 a 16 anos. Ambientado na década de 1990, A vida mentirosa dos adultos se inicia com um comentário do pai, que compara a falta de beleza da filha com a de Vittoria, tia da menina. Figura lendária na família e distante do pai por motivos incertos, Vittoria desperta a curiosidade de Giovanna, que hesita entre considerar o comentário um insulto, uma condenação ou uma profecia. Explorando as periferias de Nápoles, ela parte em busca dessa mulher misteriosa.
Previsão de lançamento: segundo semestre de 2020
– “Ninth House” é um livro escrito por Leigh Bardugo, conhecida pela série Grishaverse. No dia do lançamento do livro nos Estados Unidos, também foi anunciado que o livro estaria sendo adaptado para uma série de televisão. O livro é o primeiro em uma duologia e será publicado pela Editora Minotauro, selo da Planeta de Livros. Ainda não há sinopse em português.
Previsão de lançamento: primeiro semestre de 2020.
– “The Ballad of Songbirds and Snakes” é o quarto livro da série Jogos Vorazes, escrita por Suzanne Collins. A obra servirá como um preludio da trilogia original e se passará 64 anos antes do primeiro livro da série. Ainda não há sinopse em português.
Previsão de lançamento: primeiro semestre de 2020.
Por enquanto, essas são as dicas de lançamentos que posso dar. Nos tempos em que vivemos, onde falamos cada vez mais sobre representatividade, sobre o lugar e o espaço da mulher, é importante lermos autoras mulheres. É consumindo essa arte que nos colocamos umas nos lugares das outras, que aprendemos e entendemos as diversas realidades que existem. E, ainda assim, faltam muitas outras vozes nessa lista. Então, vamos completá-la juntas? Quais são os lançamentos femininos que você acha que está faltando? Vou adorar aprender sobre novos títulos e autoras!
Até a próxima!
Nossas Redes Sociais: