Em uma indústria tão poderosa, é necessário dar visibilidade às mulheres latinas que fazem parte do mundo nerd
Hoje (8) é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Dia em que no meio de tantas bandeiras, é questionada também a participação das mulheres nas indústrias e nos espaços de criação que precisam ser preenchidos de forma justa.
O mundo geek de entretenimento vem crescendo cada vez mais e a cada momento que a sociedade se depara com uma mulher participando de um filme, uma série, na produção de um jogo, na organização de um festival e afins, é uma vitória para todas mundialmente.
Recentemente a escalação da atriz Sasha Calle como Supergirl no novo filme do Flash gerou curiosidade ao questionarem onde estão os latinos no mundo das histórias em quadrinhos. Seja em qual âmbito da produção essa mulher se encontra, na ficção ou não, é muito importante que sejam vistas e que a representatividade latina ganhe voz. Por isso, o Entretetizei elaborou uma lista com mulheres da América Latina – incluindo brasileiras – nas HQs, para você que é fã desse mundo nerd e busca por inspirações femininas. Confira!
Sasha Calle
A atriz latina, descendente de colombianos foi a grande escolha para dar vida à personagem Supergirl no cinema e no novo filme do Flash, que tem estreia prevista para 2022. A notícia viralizou após o vídeo de anúncio com o diretor da produção, Andy Muschietti, dando a grande notícia. Sasha também é conhecida por sua participação na novela The Young and the Restless.
Yara Flor
Yara é a nova Mulher-Maravilha brasileira que faz parte da série Future State, onde serão reconstruídos alguns heróis clássicos da DC Comics. É um combo perfeito: além de combater monstros na sua rotina de heroína, ela também luta contra a corrupção política. Ao que tudo indica, Yara será uma imigrante vivendo nos EUA, tendo sua origem vinda de uma nova tribo das Amazonas, encontrada na Floresta Amazônica, e fará parte da nova formação da Liga da Justiça da América.
Alice Braga
A atriz brasileira foi confirmada no próximo filme da DC Comics, Esquadrão Suicida, em agosto de 2020. Através do evento online FanDome, os fãs foram à loucura com a escalação de Alice para dar vida à Sol Soria. Como essa personagem não tem um histórico nas histórias em quadrinhos, muitos acreditam que será uma versão feminina de Juan Soria (integrante do Esquadrão Suicida e filho de imigrantes que foram morar nos Estados Unidos). Alice pode ser encontrada também em produções como We Are Who We Are (HBO) e A Rainha do Sul.
Carol Zara
Quadrinista brasileira, Carol publicou a HQ Alien Toilet Monsters de forma independente e fez tanto sucesso nos EUA que foi uma das cotadas para escrever as histórias de Yara Flor (seria um sonho?). Sua HQ tem uma pegada de terror e ficção científica que busca investigar e escancarar o lado inferior que há na humanidade.
Keli Quintela
Garota de onze anos, boliviana e hacker? É isso mesmo que você leu. Keli é uma Lanterna Verde com audácia de sobra. A personagem é encontrada como membro da equipe de heróis do Universo DC, Justiça Jovem.
Bilquis Evely
Paulista, Bilquis trabalha com as HQs da Mulher-Maravilha e de The Sandman Universe: The Dreaming. Bilquis deu início em sua carreira na equipe de Luluzinha e Sua Turma. A quadrinista também foi indicada ao Eisner Awards 2020, considerado o Oscar dos quadrinhos, nas categorias de Melhor Artista ou Equipe de Artistas e Melhor Nova Série, ambas por O Sonhar, da DC Comics (publicada no Brasil pela editora Panini).
Conta pra gente, qual mulher latina do mundo geek que te inspira faltou nessa lista?
Pra não perder nada do que acontece no mundo do entretenimento, é só seguir o perfil do Entretetizei no Insta, Twitter e Face!
*Crédito da foto de destaque: Divulgação