museu
Foto: reprodução/Arch Daily Brasil

Museus turcos: uma viagem extraordinária em um país misterioso

Explore os tesouros escondidos dos principais museus turcos e faça uma viagem inesquecível pelo passado e presente de um país cheio de mistérios

Com um extenso legado histórico-cultural, os museus turcos possuem tesouros que vão desde arte clássica e antigas civilizações, até o passado do Império Otomano e obras contemporâneas. Viaje para um mundo completamente novo e conheça os museus mais importantes e imperdíveis da Turquia.

Museu
Foto: reprodução/Sawasdee The Airways
Museus Arqueológicos de Istambul

Considerados como o maior complexo museológico da Turquia, os Museus Arqueológicos de Istambul são um dos museus turcos dedicados à arte e às antigas civilizações que permaneceram tanto nas áreas de Istambul quanto em outras regiões vinculadas ou influenciadas pelo Império Otomano. Além disso, o complexo é uma junção do Museu Arqueológico, Museu de Antiguidades Orientais e o Museu do Pavilhão Azulejado. 

Esses espaços foram fundados no final do século XIX; no entanto foi só em 1891 que foram abertos ao público. Atualmente, eles possuem um acervo de mais de 1 milhão de itens originários de uma área que vai dos Balcãs até a África, e da Anatólia até o Afeganistão.

Museu
Foto: reprodução/Daily Sabah
Museu de Arte Moderna de Istambul

Localizado em Tophane, distrito de Beyoğlu, em Istambul, o Grupo Eczacıbaşı, um dos maiores grupos econômicos da Turquia, fundou o Museu de Arte Moderna e inaugurou em 2004. Aliás, é o primeiro museu de arte moderna e contemporânea do país. 

Além disso, em suas exposições, tanto artistas turcos, quanto artistas estrangeiros são apresentados ao público. Entretanto, as obras estrangeiras são apresentadas temporariamente. São expostas pinturas, esculturas, fotografias e instalações. 

Por fim, é um dos museus mais incríveis de Istambul. Tanto é, que até o café e o restaurante locais ganharam popularidade. Hoje, eles são vistos como atrações imperdíveis, senão as principais. A vista sobre o Bósforo contribui 100% para uma imersão ainda melhor. 

Museu
Foto: reprodução/Pizza Travel
Museu de Mevlana

Localizado em Konya, o Museu de Mevlana possui importância histórica e espiritual. Primeiramente, o espaço foi — e ainda é — dedicado a Jalal ad-Din Muhammad Rumi, mais conhecido como Rumi, um dos místicos e poetas sufi mais importantes do século XIII. Seus ensinamentos, por exemplo, inspiraram a criação dos Dervixes Rodopiantes, uma linda celebração. 

Antes de mais nada, é importante lembrar que, antes de se tornar de fato um museu, o espaço era o monastério da Ordem Mevlevi. Foi somente em 1927, logo depois da fundação da República da Turquia, que o lugar se tornou um centro cultural. Além disso, toda sua arquitetura vem dos turcos seljúcidas. 

Ademais, dentro do local existem várias salas que abrigam manuscritos, trajes e instrumentos musicais utilizados nos sufis. Por fim, o ponto principal do museu é o Mausoléu de Mevlana, enfeitado com uma cúpula dourada em um ambiente de paz.

Museu
Foto: reprodução/Turkish Museums
Museu Rahmi M. Koç, Istambul

Fundado em 1991 e inaugurado em 1994 por Rahmi M. Koç — membro de uma das famílias mais ricas da Turquia e do grupo Koç —, o Museu Rahmi é um espaço industrial privado localizado em Istambul e dedicado à história dos transportes, das indústrias e das comunicações. Além disso, nele, um dos museus mais diferentes do país, há uma imensa coleção de carros, barcos, aviões, equipamentos industriais, instrumentos científicos e brinquedos antigos.

Por outro lado, o centro cultural está instalado em um antigo galpão de fundição, na margem norte do Corno de Ouro, e também está situado em dois edifícios históricos conectados entre si. Ademais, é 100% interativo e popular entre as famílias. Portanto, os visitantes podem conhecer e explorar veículos antigos, simular pilotagem de avião e entender como foi a evolução automobilística com o passar dos anos.

museu
Foto: reprodução/Terra Santa Viagens
Museu Arqueológico de Pérgamo (Bergama)

O Museu Arqueológico de Pérgamo, localizado na antiga cidade Pérgamo (também conhecida como Bergama), foi inaugurado em 1924, sendo repleto de artefatos antigos da própria cidade. 

Por exemplo, o local é bem conhecido pela coleção de artefatos gregos e romanos, sendo destaque as peças da antiga Acrópole, do templo de Atena, de sarcófagos e do Altar de Zeus, uma estrutura construída no século 2.a.C., que estão sendo reconstruídos no Museu de Pérgamo em Berlim. 

Além disso, o museu também possui uma biblioteca, considerada uma das mais importantes do mundo, bem como artefatos encontrados em escavações na região — como estátuas, mosaicos, joias e cerâmicas.

De fato, a Turquia é um verdadeiro achado para os amantes de história, cultura e arte. Seus museus oferecem uma experiência incrível, com coleções que narram desde o início das civilizações antigas até os tempos modernos, passando por uma evolução religiosa, política e social. Portanto, visitar estes locais é poder mergulhar na herança cultural turca e entender a pluralidade deste país. 

 

Ficou com vontade de visitar os museus e se conectar com a cultura turca? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Bluesky) e nos siga para ficar por dentro das novidades de cultura e entretenimento!

Leia Também: Conheça a Festa do Sacrifício, um dos feriados mais importantes da Turquia

 

Texto revisado por Jamille Penha

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!