Natiruts: 25 anos de sucesso

A banda brasiliense comemora em 2021, 25 anos de carreira e lançou o álbum Good Vibration Vol. 1 em comemoração

Formação 

Brasilia, 1996. Alexandre Carlo, estudante universitário, tinha na música seu refúgio para a realidade enfrentada no Brasil. Na levada da música, apenas de brincadeira, compunha canções com o ritmo que mais lhe chamava atenção: o reggae. Em seguida, numa dessas cervejadas da equipe de futebol da universidade, conheceu  Waldivino Pires de Moraes Jr, também conhecido como Juninho.

Na casa de Juninho, em agosto de 1994, Alexandre apresentou pela primeira vez a sua nova composição: O surfista do lago paranoá. Alexandre então convidou Bruno Dourado e Luis Mauricio, companheiros da equipe de futebol, para participarem da banda no baixo e na percussão.

Assim, a primeira apresentação da banda Nativus, como originalmente era chamada, ocorreu em março de 96, Brasilia, na casa de um amigo de infância de Bruno e Luis. Na mesma ocasião, convidaram  André Carneiro para assumir a guitarra solo, e algum tempo depois  Izabella Rocha, como backing vocal. Depois de alguns ensaios e shows, André Carneiro deixou o grupo, dando lugar para Kiko Peres, membro da banda até hoje. 

Foto: Cultura Mix

Consolidação da Natiruts 

Pouco tempo depois, surge a oportunidade de gravar um disco no Rio de Janeiro através de Tom Capone, amigo de Kiko Peres. O CD independente intitulado Nativus conta com os sucessos Liberdade Pra Dentro da Cabeça, Deixa o Menino Jogar e Presente de um Beija-Flor e teve mais de 40 mil cópias vendidas. O grande sucesso do grupo chamou a atenção da gravadora EMI, que contratou o grupo e relançou o álbum, vendendo 450 mil cópias dessa vez e conquistando Disco de Platina.

Mas o sucesso também chamou a atenção da banda catarinense Os nativos, que por acharem a sonoridade do nome muito parecida, entraram com um processo na justiça. Em 1999 então, Nativus passa a se chamar Natiruts, se tornando a maior banda de reggae do Brasil. 

Primeiros sucessos

Após o episódio, a banda lança o álbum Povo Brasileiro, produzido por Liminha. Contendo os hits Eu e Ela, O Carcará e a Rosa e Meu Reggae é Roots, a produção foi novamente um sucesso, conquistando disco de ouro. 

Em 2001 veio o disco Verbalize, novamente assinado por Tom Capone. Andei só e Homem do povo – faixa que contou com a participação de Rodolfo, na época vocalista da Raimundos. E essas foram as músicas destaques do disco. Verbalize também foi responsável por levar o Natiruts pela primeira vez para shows internacionais. 

Foto: Cultura Mix

Qu4tro, quarto álbum da banda, chega em 2002 e novamente assinado por Tom Capone, fazendo tanto sucesso como o anterior. As faixas Bob falou, Naticongo e Leve com você  foram as mais bombadas. O álbum também marcou a saída de Kiko Peres da banda.  

O contrato da banda com a gravadora EMI chega ao fim em 2005 e Natiruts decide voltar novamente a ser independente. O disco então chamado Nossa missão, incorpora novos elementos sonoros à banda. A cultura underground jamaicana se mostra presente através da sonoridade do dub, vertente do reggae jamaicano, e o álbum tem a assinatura de Alexandre Carlo, vocalista. 

A música Quero Ser Feliz também, um dos maiores sucessos da banda, estourou nas rádios brasileiras, mesmo sem uma gravadora por trás. 

Natiruts Reggae Power 

Como comemoração aos 10 anos da banda, em 2006 o CD e DVD Natiruts Reggae Power são lançados. O DVD, gravado ao vivo no Credicard Hall, chegou a ganhar o prêmio de DVD de ouro. O disco continha a regravação de músicas antigas da banda e a faixa inédita do disco, Natiruts Reggae Power, foi um sucesso total e é até hoje uma das músicas mais conhecidas do grupo. Nessa época também, Izabella e Bruno deixaram o Natiruts. 

O CD Natiruts de A a Z foi lançado em 2007 e em 2009 o grupo lançou o CD e DVD Raçaman. Produzido por Alexandre Carlo e mixado em Londres por Mad Professor, um dos maiores representantes do dub jamaicano, o CD entregou uma sonoridade moderna aos fãs e letras focadas em problemas sociais.  

15 anos de carreira

Em 2012 o CD e DVD Acústico no Rio de Janeiro, gravado no Mirante Dona Marta, marcaram os 15 anos de sucesso da banda. O álbum foi distribuído pela Sony Music e foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro em 2013 e ganhou DVD de platina. 

Outros trabalhos

O álbum e DVD #NoFilter foi lançado em 2014, na Fundação Progresso e marcou o retorno de Kiko Peres. Além de canções próprias, o trabalho também contou com músicas da banda Charlie Brown Jr., Paralamas do Sucesso e Legião Urbana. 

O CD e DVD Natiruts Reggae Brasil foi um marco na história do reggae nacional. Lançado em 2016, com gravação em Salvador, o projeto reuniu estrelas da música brasileira como Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Toni Garrido, Saulo Fernandes, Armandinho, Chimarruts, Edu Ribeiro e muitos outros artistas. 

Produzido novamente por Alexandre Carlo, em parceria com a Sony Music, Índigo Cristal foi o sétimo álbum da banda, lançado em 2017. O álbum contou com uma enorme tour pela América Latina. 

Good Vibration – 25 anos de carreira

Foto: Thaís Mallon

Mixado por Tony Maserati e masterizado por Felipe Tichauer, engenheiro de som especializado em masterização, o volume um do disco Good Vibration foi lançado no final de maio deste ano, com músicas para elevar a vibração e levar paz e alegria aos ouvintes. O álbum chegou para comemorar os 25 anos de carreira e história do grupo

 A proposta do disco é aliviar a barra pandêmica de um mundo inteiro: “É um álbum especial, em um momento muito difícil para o Brasil e para o mundo. Esperamos que ele, de alguma forma, faça a diferença na vida das pessoas, traga um pouco de alegria, paz e esperança por dias melhores.”, afirma Luís Maurício, baixista da banda. 

Colaborações 

Contendo nove faixas, sendo seis delas inéditas, grandes nomes se uniram a lista de colaborações do Natiruts. Macaco, Ziggy Marley, Yalitza Aparicio, Carlinhos Brown, Iza, Debi Nova,  Pedro Capó, Melim e Planta e Raiz, são os artistas que aparecem para colaborar nesse álbum. “Fomos convidando os artistas que acompanham a nossa carreira e entendem o nosso som. Participações distintas, mas que se encaixaram perfeitamente com cada canção. Adoramos o resultado!”, conta Luis. O baixista também afirmou que escutar  Ziggy Marley, filho de Bob Marley, na canção Vibra América foi a realização de um sonho. A música possui mais de 2 milhões de reproduções no spotify e mais de 3,4 milhões de visualizações no youtube. 

Ela 

Outro sucesso do álbum foi a faixa Ela. A composição do baiano Djaluz mistura um reggae romântico e brasileiro com latino e blues. O clipe, estrelado por Débora Nascimento, tem suas cenas filmadas no Museu Nacional de Brasilia: “Queríamos uma mulher que representasse bem a beleza e a mistura brasileira. A Débora foi perfeita!”. afirma o baixista. A ideia do clipe veio de Alexandre, uma analogia do “Ela” mulher, com o “Ela” Brasília, cidade da banda: “Por isso gravamos no Museu Nacional, mais um projeto do Oscar Niemeyer.”.

A faixa conta com quase 800 mil reproduções no Spotify e o clipe com 2,7 milhões de visualizações no Youtube. 

Volume dois e documentário

 Até 2022, um volume dois do álbum e um documentário com toda a trajetória latina do grupo chegam para completar o pacote. “Com a Covid-19, ficamos isolados, mas nesse período Alexandre fez muitas músicas e acabamos voltando a gravar com todos os protocolos de segurança. Quando vimos, tínhamos muitas músicas e resolvemos dividir em dois volumes” explica Luís.

A segunda parte do Good Vibration promete trazer mais colaborações e parcerias incríveis, assim como na primeira parte. 

 

Você é fã do Natiruts também? Qual a sua canção preferida? Conta para a gente lá nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Face e no Twitter – e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da música e do entretenimento.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Thaís Mallon

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!