Grupo expõe razões para a decisão, critica a gestão da agência e comenta possíveis impactos no uso do nome NewJeans
No dia 13 de novembro, NewJeans enviou uma notificação oficial para a agência ADOR, exigindo que corrigissem várias violações graves dos contratos exclusivos em até 14 dias. Na mensagem, avisaram: “Se nossas demandas não forem atendidas, vamos encerrar nossos contratos.”
Hoje, dia 28 de novembro, Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein realizaram uma coletiva de imprensa de emergência.
As integrantes explicaram a situação do grupo:
“Antes de mais nada, queremos lembrar que tanto a live que fizemos no YouTube em setembro quanto a notificação que enviamos há duas semanas foram decididas e planejadas juntas por nós cinco.
O motivo dessa coletiva de emergência é que o prazo para as correções termina hoje à meia-noite. Mas, mesmo com o fim do expediente, a HYBE e a ADOR não mostraram nenhum interesse em fazer mudanças ou ouvir nossas demandas.
Amanhã cedo, vamos viajar para o Japão e só voltamos na semana que vem por causa de compromissos no exterior. Ficamos preocupadas porque não sabemos que tipo de manipulação ou jogo com a mídia a HYBE e a ADOR podem fazer enquanto estamos fora. Por isso, discutimos muito entre nós e decidimos que não tínhamos outra escolha além de fazer essa coletiva agora.”
Alegando que:
“O motivo de estarmos saindo da ADOR é bem simples, e acho que muitos de vocês já têm uma boa ideia. O papel básico de uma agência é proteger seus artistas, mas a ADOR não tem vontade nem capacidade de fazer isso. Se ficarmos, será uma perda de tempo e vai continuar prejudicando nossa saúde mental. Além disso, não temos nada a ganhar em termos de trabalho. Então, não faz sentido pra gente continuar lá.”
“As violações de contrato não foram corrigidas, e o prazo acaba hoje à meia-noite. Por isso, vamos encerrar nossos contratos exclusivos com a ADOR a partir das 00h do dia 29 de novembro (horário coreano).”
Além disso, também falaram sobre o possível impacto da decisão, incluindo o uso do nome NewJeans:
“Pode ser que, por um tempo, não consigamos usar o nome NewJeans, mesmo não sendo o que queremos. Mas o que importa é que nós cinco somos o NewJeans, e isso não vai mudar. Não estamos desistindo do nome. Ele representa tudo o que construímos juntas desde o primeiro dia, e vamos continuar lutando por ele.”
Hanni acrescentou:
“Enfrentamos desrespeito não só com a gente, mas também com nossa equipe, além de manipulações, falta de comunicação e muita má fé. A empresa perdeu o foco na música e só pensa em parecer eficiente enquanto só se preocupa em ganhar dinheiro. Não podemos trabalhar em um ambiente assim.”
Danielle completou:
“Depois que sairmos da ADOR, queremos seguir com atividades que realmente nos façam felizes. Vamos continuar cumprindo os compromissos já programados, incluindo propagandas. Nosso sonho é lançar novas músicas para os Bunnies o mais rápido possível e encontrar nossos fãs pelo mundo. Mesmo que o nome NewJeans fique complicado por agora, ele nunca vai deixar de ser nosso.”
Minji encerrou:
“A coragem é muito importante. Tomar decisões difíceis não é fácil, mas é necessário para mudar as coisas. Fizemos isso juntas, e esperamos que vocês continuem nos apoiando enquanto seguimos em frente.”
Qual a sua opinião sobre a decisão que tomaram? Nos conte tudo nas redes sociais do Entretetizei — Instagram, Facebook e X. E nos siga para ficar por dentro de todas as novidades no mundo da cultura e do entretenimento.
Leia também: No Me Importa: Lali exalta autenticidade e gratidão em seu novo single
Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho