Conheça as histórias que ganharam vida novamente nas telinhas: remakes de sucesso
Não é de hoje que muitas novelas antigas estão ganhando remakes e gerando debates. Muitos amam, outros detestam, mas é inegável que têm sido algo recorrente no mundo da televisão. É claro que muitas delas precisam de cuidado e uma certa atenção, já que alguns temas retratados nas produções de antigamente eram considerados normais, mas, hoje em dia, são assuntos problemáticos.
Sendo assim, o Entretê selecionou algumas novelas que são remakes e talvez você não saiba — incluindo algumas que estão nas telinhas atualmente. Confira a seguir:
Renascer (2024)
O remake estreou na Globo em janeiro de 2024, no horário das 21h, sob direção de Pedro Peregrino e Gustavo Fernandez. Originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa, em 1993, a novela é dividida em duas fases e conta a história de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), jovem que faz um pacto com o jequitibá-rei e se torna um fazendeiro poderoso.
Ele conhece Maria Santa (Duda Santos), com quem casa e tem quatro filhos: José Augusto (Renan Monteiro), José Bento (Marcello Melo Jr.), José Venâncio (Rodrigo Simas) e João Pedro (Juan Paiva). Por conta de complicações no parto, a jovem morre, e o filho caçula passa a ser menosprezado pelo pai. Já na segunda fase, pai e filho mais novo se apaixonam pela mesma mulher, Mariana (Theresa Fonseca), que é neta de Belarmino (Antonio Calloni), um dos maiores inimigos de José Inocêncio.
Na versão original, alguns nomes fizeram sucesso na época, como Leonardo Vieira, Adriana Esteves, Fernanda Montenegro, Patrícia França, Antônio Fagundes, Tarcísio Filho, Marco Ricca e Patrícia Pillar.
Elas por Elas (2023)
Essa você imaginava? Dirigida por Amora Mautner, a trama está nas telinhas desde o final de 2023 e trouxe algumas atualizações importantes, como a inclusão de pessoas negras e LGBTQIAPN+. Criada em 1982 por Cassiano Gabus Mendes, a novela conta a história de sete amigas que se reencontram depois de 25 anos afastadas e tentam desvendar mistérios do passado.
O remake, transmitido no horário das 18h, traz de volta as personagens Nathália (Mariana Santos), Lara (Deborah Secco), Helena (Isabel Teixeira), Carol (Karine Teles), Renée (Maria Clara Spinelli) e Adriana (Thalita Carauta). A primeira versão contava com Eva Wilma, Aracy Balabanian, Esther Góes, Reginaldo Faria, Joana Fomm, Mila Moreira, Sandra Bréa e Luis Gustavo.
Mulheres de Areia (1993)
Você desconfiava dessa? Mulheres de Areia já foi reprisada várias vezes devido ao seu grande sucesso, mas a versão de 1993, que todos conhecem, não é a original. A trama conta a história de Ruth e Raquel, irmãs gêmeas que possuem comportamentos opostos, sendo Ruth a boazinha e Raquel a má, interpretadas por Glória Pires.
A versão mais famosa é uma mistura das tramas de Mulheres de Areia (1973) e O Espantalho (1977), escritas por Ivani Ribeiro, transmitidas pela Rede Tupi e Record, respectivamente. Além da maravilhosa Glória Pires, temos também outros destaques na novela, como Laura Cardoso, Vivianne Pasmanter, Guilherme Fontes, Raul Cortez e Marcos Frota.
Éramos Seis (2019)
Da literatura para as telinhas, a novela das seis é escrita por Ângela Chaves e é baseada na versão de 1994 exibida pelo SBT que, por sua vez, é inspirada no livro Éramos Seis (1943), de Maria José Dupré. O remake conta a história de Lola (Glória Pires), que é casada com Júlio (Antonio Calloni), com quem tem quatro filhos: Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita), Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes), Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach) e Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio).
A trama passou por diversos remakes e adaptações. A primeira delas foi no formato radionovela, em 1945, transmitida pela Rede Tupi. Já em 1958, foi exibida pela primeira vez na Record. Em 1967, estreou a segunda versão da história de Maria José Dupré, apresentada também pela Rede Tupi. Uma década depois, em 1977, chegou a terceira releitura da trama, agora com o texto adaptado. Finalmente, em 1994, foi a vez do SBT exibir a quarta adaptação, aquela lembrada por todos.
Ti Ti Ti (2010)
O remake se passa no mundo da moda, protagonizando o duelo entre Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Victor Valentim (Murilo Benício). Os dois eram amigos de infância e acabaram se tornando estilistas famosos no ramo da moda, porém disputam por clientes e fama. Escrita por Maria Adelaide Amaral, a história é uma homenagem ao autor Cassiano Gabus Mendes, ao que ela mistura a primeira versão de Ti Ti Ti (1985) com a novela Tramas e Paetês (1980).
Os rivais Leclair e Valentim foram originariamente interpretados por Reginaldo Faria e Luis Gustavo. E uma personagem que fez muito sucesso na novela foi a Jaqueline Maldonado, interpretada por Claudia Raia em 2010 e por Sandra Bréa em 1985.
Você já sabia que essas novelas são remakes ou descobriu agora? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Insta, Face e Twitter — e nos siga para não perder nenhuma matéria incrível sobre entretenimento.
Leia também: Vem aí: Confira remakes que já estão em produção na Turquia
Texto revisado por Michelle Morikawa