Esse é um guia detalhado sobre tudo que você encontra ao assistir as dizis turcas
Você é novo na dizilândia e sem muita dizi na sua bagagem? Ou quer chamar alguém pro lado turco da força e quer apresentar as famosas séries turcas para essa pessoa? Então já manda essa matéria pra galera e continua lendo, porque preparamos esse guia completo do ABC das dizis pra você conhecer do que as séries turcas realmente são feitas!
Aos espectadores da dizilândia, já ficou claro que as dizis são totalmente diferentes do estilo de séries que estamos acostumados a assistir por aqui, né? Seja em enredo, produção ou formato, elas diferem das séries ocidentais na estética e nos conceitos — em sua maioria resultantes de divergências culturais.
Porém, algumas coisas realmente só mudam de endereço e idioma e você pode descobrir que talvez os turcos não sejam tão diferentes assim… Afinal, quem não gosta de uma treta? Ou de um drama familiar? Ou… Tá, continua lendo e vem saber o que mais você vai encontrar nas dizis!
A
Amizade
Uma boa rede de apoio com amizades que estarão aí pro que der e vier é sempre bom, né? Graças à Allah, nas dizis, a gente tem milhares de exemplos de amizades icônicas entre os mais distintos personagens, principalmente no núcleo protagonista. E que sorte dos nossos amados personagens terem gente tão incrível com quem podem contar sempre que precisarem, seja para apoiar, desabafar, defender e até mesmo para assumir responsabilidades e ajudar os mocinhos.
De todo modo, uma coisa é certa: a gente vai querer muito ter amizades tão leais e incríveis na nossa vida, igual nossos personagens favoritos!
B
Banquete
Se tem uma coisa que os turcos entendem bem é como fazer um banquete de comida. Não precisa nem ter alguma ocasião especial, é só ligar sua tela em uma cena de café da manhã e já vai ser invadido com as imagens mais deliciosas que já viu na vida. Os turcos adoram uma mesa farta, em qualquer hora do dia, e isso é muito evidenciado na TV. Não só isso, como temos muitas cenas das personagens cozinhando durante o dia, fazendo algum aperitivo especial e diferente para a família, ou simplesmente para passar o tempo.
Uma coisa é certa, a culinária turca promete cativar os mais diversos paladares para além das mesas coloridas da televisão!
C
Ciúmes
Os ataques de ciúmes são outra constante dentro das dizis. Pode até ser normal um ciuminho ou outro, mas a gente acredita que os turcos têm uma intensidade muito maior nesse quesito, beirando quase a possessividade. Se for um ciúme de leve, cômico, ainda vai… o problema é quando o negócio acaba ficando meio obsessivo, quiçá perigoso para a mocinha! E olha que isso nem sempre vem do antagonista não, às vezes é o próprio mocinho que é o escroto da vez! Seja para se apaixonar ou querer arrancar seus olhos, pode esperar uma tonelada de ciúmes em todo plot envolvendo casal nas dizis!
D
Dança
Você piscou e tem alguém dançando na sua tela! Tá, nem sempre… Mas é bastante comum vermos as tradicionais danças turcas serem performadas na televisão, ainda mais quando são parte de costumes culturais, como o zeybek. É muito comum nas dizis ver homens fazendo uma dança entre si, ou até em seu casamento, onde andam em círculo e com as mãos levantadas – este é o zeybek. Além desse, outro exemplo comum são as danças na Noite de Henna das mulheres, noite que antecede o casamento. O ritual geralmente inclui as mulheres convidadas cantando e dançando ao redor da noiva.
E
Encrenca
Sem encrenca, metade das dizis não existiriam! É, pra ter as histórias que tanto amamos, sempre tem alguma treta envolvida no meio. Voluntariamente ou não, nossos protagonistas devem se meter em alguma encrenca pras histórias começarem. Mesmo que algumas dessas situações se resolvam rapidamente na trama, elas vão acabar acarretando outras e dando continuidade ao roteiro, que pode conquistar seu coração ou fazer você ficar com ódio mortal dos escritores.
F
Fofoca
Você nunca viu um povo tão fofoqueiro quanto os turcos! Ainda mais os personagens das dizis! Eles podem até ter o que fazer, mas vão trocar seus afazeres para ficar bisbilhotando a vida alheia em um piscar de olhos, seja na vizinhança, no trabalho, na vida da parentada… onde tiver fumaça e fogo, vai ter um bisbilhoteiro! Se esse bisbilhoteiro é perverso ou inocente, aí vai depender.
Mas calma, não tem só bisbilhotagem não. Tem fofoca das amigas, das irmãs, da mãe com a filha, tem muito cochicho e a gente te garante que cada um deles vai dar muito pano pra manga, viu?
G
Gogó
A gente sabe muito bem que as nossas protagonistas adoram cantar. Seja nas comédias românticas de verão ou nos dramas de inverno, é bastante comum sermos agraciados com apresentações das nossas personagens, que corajosamente sobem em um palco e dão um show de emoção (para nós e para os mocinhos das histórias). Você pode se perguntar, é a voz delas mesmo? A gente garante que, em pelo menos 99% das vezes, é a voz da própria atriz. É multitalentosa que fala?
L
Lágrimas
É de lei, né? Você com absolutamente toda a certeza vai precisar de lencinhos ao assistir uma dizi. Principalmente se for uma bastante dramática. Seja uma tragédia, um momento emocionante entre personagens ou até alguma situação que o espectador acaba por se sentir representado, as cenas são feitas com muita intensidade e emoção que são facilmente transmitidas além da tela.
Mas busque se recompor! Se uma tragédia é iminente, ainda há muita água pra rolar nessa história e você vai precisar ser forte para lidar com o roteiro, que muitas vezes judia de sua audiência antes de resolver a agonia dos personagens.
M
Mães
Ah, as mamães turcas… As casamenteiras e obstinadas mães turcas sempre dão o que falar nas histórias. Para nossa raiva, geralmente é no sentido ruim da coisa. Seja para atrapalhar o romance dos protagonistas, conspirar com os vilões ou até mesmo tentar mandar na vida da mocinha (tudo em nome do amor, é claro), a gente percebe que essas senhoras vão ter um grande impacto nas histórias, principalmente se for uma comédia romântica. Amando ou odiando, as mamães das dizis são um evento à parte nas tramas turcas.
N
Nicotina
É de conhecimento geral que todo mundo na Turquia é maria-chaminé, e claro que nas dizis não poderia ser diferente, né? É muito comum se deparar com cenas onde os vilões, ou os donos do pedaço, estão fazendo uma pose destemida enquanto têm uma bituquinha entre os dedos. Por isso, tanto em dizis quanto na realidade dos turcos, em todo lugar você encontra um cinzeirinho ao lado, para caso alguém precise descartar o cigarro.
Mas isso é comum, mais comum até que as bebidas alcoólicas, tanto que cigarros não são censurados na televisão (ao contrário do segundo).
P
Polêmicas
Existe alguma história sem polêmica, minha gente? Não existe! Mas as polêmicas que rolam por aí nas dizis estão em outro patamar. Se você busca confusão e gritaria da pesada, com certeza vai encontrar nos dramas. Se quer algo mais ameno, quiçá meio dramático e melancólico, aposte nas comédias românticas. Mas essa ordem não é absoluta, viu? Qualquer gênero que escolher, prepare- se para muitos desencontros, armações, porradaria e tragédia.
Mas claro, tudo vai valer a pena com a atuação de milhões dos nossos atores e atrizes favoritos!
R
Romance
A palavra das dizis com certeza é romance! Mesmo que o foco da série não seja a história de um casal, sempre vai ter uma parte do roteiro que vai focar em trazer dois pombinhos apaixonados para a trama, mesmo que não sejam os protagonistas. Se você é um entusiasta desse gênero, pode encontrar as histórias de amor mais lindas e épicas dentro das séries turcas. Muito sacrifício, luta, perseverança e um sentimento avassalador que ultrapassa qualquer barreira imposta pelo roteiro, as histórias de romance prometem derreter até os corações de gelo.
E claro, no caso das romcoms, podem te arrancar várias gargalhadas também (mas tem choro, viu?). Seja no drama ou na comédia, a sua personalidade #shipper com certeza vai achar um casal pra chamar de seu!
S
Superação
Não existe uma boa história sem ter uma superação, ou algo a ser superado pelo protagonista. Às vezes, até mais de um núcleo pode contar inspiradoras histórias em uma dizi. Seja um trauma, uma injustiça, um sonho não realizado, a luta por um amor ou autonomia para viver suas próprias escolhas, as histórias dos personagens turcos vão tocar seu coração e te fazer torcer para que o final feliz não demore a chegar.
Umas mais simples, outras mais complexas, dolorosas e até desafiadoras, muitas tramas vão te fazer refletir sobre a vida e até levar algumas lições para si. A jornada até o final feliz pode ser árdua, mas (quase) sempre vai valer a pena no fim!
T
Triângulo
Uma dizi sem triângulo amoroso é quase lenda urbana. Apesar de ter algumas exceções, a maioria das histórias sempre vai nos apresentar algum triângulo entre os mocinhos e um terceiro que só quer atrapalhar. Muita gente não curte esse tipo de história, mas se tem uma coisa que a Turquia faz bem é desenvolver um triângulo, mostrando as camadas das relações de cada um de um jeito que pode acabar até dividindo seu coração de shipper. Mesmo que exista fanservice, geralmente o casal que termina junto é aquele que torcemos desde o começo. Isso quando o romance tiver um final feliz, claro. #trauma
V
Vingança
Sempre em uma boa história turca você vai encontrar um desejo de vingança espreitando algum dos personagens. Às vezes essa vingança vem de uma injustiça cometida com o mocinho da trama, mas há vezes em que a vilania ou um mal entendido acaba criando os antagonistas mais aterrorizantes e canalhas que você vai assistir. Existe vingança de todos os tipos, mas uma coisa é comum em todas as histórias: a vingança é um prato que se come frio, então pode sentar, pegar a pipoca e esperar o desfecho, que pode levar vários episódios para se concretizar.
Não reclama, não! Se a dizi é cancelada, a trama da vingança fica sem desfecho algum e com final aberto. #choremos
Leia Mais: #CANCELADA: Cinco séries turcas que não conquistaram a audiência
Claro que uma dizi não é feita só desse abecedário, mas esses conceitos são muito comuns e bastante comentados nas séries turcas. Um fato curioso é que, através da popularização global das dizis, cada dia mais vemos os turcos investindo em histórias inovadoras” e diferentes do habitual. Vale muito ficar de olho pra ver o que está vindo por aí no futuro da televisão turca! 😉
E aí, esquecemos de alguma palavra que você gostaria de adicionar nesse glossário? Conta pra gente aqui nos comentários ou nas redes sociais do Entretê (Twitter, Instagram e Facebook)!