Astros dos mais variados meios estão aprendendo a deixar de lado as regras de gênero e a masculinidade frágil
O que significa ser homem? Essa pergunta acarreta vários valores antigos que ao longo da história construíram o que chamamos de masculinidade clássica, onde para “ser homem” não pode demonstrar fragilidade, sentimentos ou qualquer coisa que se possa relacionar ao feminino. O homem de verdade deve sempre reafirmar a sua virilidade, usando sua força, sua autoridade e demonstrando a sua superioridade em relação às mulheres.
E com esses pensamentos cria-se a imagem do homem durão, viril, atlético, que não expressa sentimentos e usa a força e o poder para resolver quaisquer conflitos. Isso tudo resultou em uma sociedade de homens oprimidos que se tornam opressores, onde o machismo e a homofobia são conceitos tão enraizados, que em pleno 2021 ainda se fala de assassinatos em que a vítima foi morta por ser apenas mulher ou fazer parte da comunidade LGBTQIA+.
Todos esses valores de como o homem deve ser e todas as proibições que são colocados dentro do conceito do que é másculo e, assim, cria-se a masculinidade tóxica ou masculinidade frágil. Em que, desde crianças os meninos são ensinados que não podem vestir roupas que são associadas ao gênero oposto, não podem sentar de tal maneira, não podem chorar e não podem sequer gostar de determinadas cores, causando desde a infância uma busca frustrante em atingir um modelo que não é alcançável. Assim, cria-se a idolatria em tudo que faz a figura do homem ser sempre superior e poderosa.
Essa toxicidade masculina está aos poucos sendo quebrada, graças à evolução da sociedade e ao levantamento de lutas como o feminismo, fazendo com que haja questionamentos sobre concepção de gênero, como roupas, cores, brinquedos, profissões, esporte, etc. Um movimento que está crescendo entre os artistas é exatamente a quebra do estereótipo de gênero, levando o legado de outros atores e cantores que no passado reinventaram o seu estilo e comportamento, deixando de lado os valores arcaicos que ainda hoje estamos enfrentando.
Moda agênero vem tendo influência em estrelas como Harry Styles e Jaden Smith
O cantor e ex-membro da banda One Direction, Harry Styles está sendo um dos maiores símbolos de inspiração em relação a ruptura do modelo clássico de homem da nossa atualidade. Harry é um dos adeptos do estilo sem gênero, em que não existe roupa masculina ou feminina, são roupas que podem ser usadas por qualquer pessoa, não importando o gênero que se identifique. No Oscar de 2019 vários artistas se destacaram no tapete vermelho usando looks nessa pegada, como Billy Porter, que usou um modelo de smoking-vestido preto bem volumoso.
Jaden Smith, filho do ator Will Smith, já posou para a marca Louis Vuitton em uma coleção feminina após ser visto em uma formatura usando um vestido. Aqui no Brasil, o ator Bruno Gagliasso decidiu ir cada vez mais contra os padrões impostos, mostrando em suas redes sociais o uso de roupas ditas como femininas. No programa Que História é essa Porchat? do canal GNT, apresentado por Fábio Porchat, o convidado Davi Jr foi vestido com uma saia, dando mais abertura para a discussão sobre a vestimenta de gênero.
E antes mesmo de ter esses artistas como inspiração, tivemos nomes como David Bowie, adotando o movimento andrógeno, misturando os universo femininos e masculinos, tanto em suas roupas como em seu comportamento. Assim como Elvis e Mick Jagger, que com toda sua ginga e movimentos do quadril mudaram o pensamento de que homem não dança. E também com as bandas de hard rock como Twisted Sisters, Kiss, Motley Crue e Poison, que pela influência de Bowie adotaram a maquiagem e acessórios femininos, sem duvidar de sua masculinidade.
Com todos esses artistas que cada vez mais não seguem os padrões impostos pela masculinidade, ficamos mais perto de uma sociedade mais diversa, em que regras de gênero e de comportamentos sociais não são a base para que haja o respeito entre as pessoas, sejam elas de qualquer gênero.
O que acharam desses artistas que estão quebrando os padrões? Conta pra gente e aproveite para acompanhar todas as novidades do mundo do Entretenimento em nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: Metrópoles