O segredo por trás da longevidade de Sen Çal Kapımı

Entenda como o sucesso de verão de duas temporadas continua na boca do povo após um ano de sua finalização

 

Se alcançar o sucesso nacional já é um trabalho árduo, atravessar o globo e fisgar o coração de milhões de aficionados por uma boa comédia romântica é algo que poucos conseguem conquistar! Nessa matéria, você vai conhecer um pouco mais da história e dos motivos que transformaram a série turca Sen Çal Kapımı em um fenômeno que ultrapassou as barreiras do seu país de origem, chegando com um bang aqui no Brasil (e no resto do planeta!). 

Sen Çal Kapımı (em livre tradução: você bate em minha porta) é uma série de comédia romântica que estreou no auge da pandemia do coronavírus lá na Turquia, um dos países mais afetados com essa crise.

Protagonizada por Hande Erçel e Kerem Bürsin, dois artistas populares, a história estava fadada a cair nas graças do público. Toda a situação dificultava ainda mais a rodagem da série, desde a gravação até a sua promoção (assim como lá, aqui tivemos a Rede Globo interrompendo gravações de suas novelas por causa da pandemia). Porém, eles tinham uma coisa a seu favor: o público. 

Há quem diga que o sucesso todo da dizi se deu por causa do “público do sofá”, que estava em casa na época por conta dos lockdowns, mas não estamos falando só da Turquia 

Colagem de promocionais da série Sen Çal Kapimi em 4 países distintos.
Países dos promocionais: Rússia, Egito, Sérvia e Honduras.

Os amados personagens Eda e Serkan bateram nas nossas portas em diversos idiomas, após a série ter sido vendida para mais de 85 países (!) ao redor do mundo (dados oficiais da MIP Cancun). Como começou tamanho sucesso? Para isso, vamos ter que voltar dois anos, lá em 2020, quatro meses antes da série estrear oficialmente no canal FOX da Turquia. 

Os protagonistas Hande Erçel e Kerem Bürsin se encontram com o diretor do primeiro episódio Ender Mihlar para a primeira leitura de roteiro da série.
Foto: Divulgação/MF Yapım

O começo de um sucesso

Em Março de 2020, foi oficialmente anunciado a escolha dos dois protagonistas que iriam comandar a nova série de verão da Fox: Hande Erçel e Kerem Bürsin. Os dois atores já eram conhecidos na indústria, mas não sabiam nada um do outro exceto os nomes. Um fato curioso é que os dois já receberam propostas para contracenarem anteriormente, uma vez em Halka (2019), série que Hande protagonizou, e outra em Muhteşem Ikili (2018), série que Kerem protagonizou, mas ambos recusaram e não se tornaram parceiros na época.

Com a escolha feita, Hande e Kerem se tornaram um dos casais das séries de verão da televisão aberta no verão de 2020. Durante o período de pré-produção, Hande e Kerem se conheceram e construíram uma bela amizade e parceria para as telinhas, que teve seu resultado comprovado com a exibição da série. Os co-stars rasgavam elogios um ao outro sempre que podiam, e contaram diversas vezes que se falavam constantemente via FaceTime na época para se conhecerem, ensaiarem falas e construírem uma boa sinergia para contracenarem juntos.

A série foi ao ar oficialmente no dia 8 de julho de 2020 pelo canal da Fox. Logo em seu primeiro episódio, já conquistou o público com a química explosiva dos protagonistas e a força de uma história original, escrita por Ayşe Kutlu (Erkenci Kuş). Dirigido por Ender Mihlar, o 1º episódio garantiu +4 na classificação total, um excelente número para séries de comédia romântica no país. Depois disso, a audiência foi só subindo…

Os protagonistas de Sen Çal Kapimi, Hande e Kerem, na vinheta especial de fim de ano do canal Fox na Turquia.
Foto: Divulgação/Fox Türkiye

A construção de um fenômeno

Além de um fã-clube que começou a crescer nas redes sociais, a genuinidade do casal, sinergia e gratidão pelo apoio contribuíram para transformarem Hande e Kerem no fenômeno do momento. A falta de investimento da emissora turca com a dizi foi compensada com o carisma dos #partnersincrime (apelido carinhosamente dado à parceria dos dois), que se comprometeram fielmente a fazerem Lives no Instagram toda semana para interagirem com os fãs.

Além das lives, o casal e o resto do elenco que fazia parte da dizi postavam diariamente conteúdos direto do set de gravações, fazendo a alegria dos fãs com toneladas de Storys e vídeos dos bastidores com o elenco fazendo gracinhas. 

Mas não foi só a forte presença da série nas redes sociais que fez o legado de Sen Çal Kapımı, o roteiro bem escrito com o famoso enemies to lovers que o povo tanto ama foi um dos maiores responsáveis pelo sucesso da trama.

Além de um primeiro episódio com um gancho surpreendente (e que gancho!), a sequência dos episódios seguintes foram igualmente cativantes, fazendo todo mundo prestar atenção em #EdSer (junção de Eda e Serkan) e em quando eles finalmente iriam se declarar, pondo fim ao relacionamento de mentirinha. 

O resultado da primeira dezena de episódios foi além do que todos imaginavam, começando com o primeiro episódio ultrapassando a marca de 45,000,000 (é muito zero!) visualizações no YouTube e garantindo quase 10 pontos na audiência do 11º episódio da série. Se chegar a 4 pontos já é muito, imagina dez? Pois é…

O poder de um fandom

Com o crescimento do fã-clube, seu poder nas redes sociais também aumentou! Ao final da série, os fãs já acumulavam incríveis recordes de postagens sobre a dizi e o casal em plataformas como Twitter, Instagram e TikTok.

Sua força no Twitter ainda rendeu à série um Shorty Award (o Oscar da Internet) de Melhor Uso de Hashtag com a tag do episódio 30, que atingiu 2 milhões de Tweets ao vivo, feito nunca antes conquistado por uma série turca.

Com seu maior feito realizado no último episódio da série, que foi ao ar em 8 de Setembro de 2021, os fãs atingiram a marca de 8 MILHÕES de Tweets ao vivo com a hashtag da finale (#sonkezsençalkapımı), tirando o recorde de série mais comentada de uma das maiores do planeta, Game of Thrones. 

 O sucesso global de Sen Çal Kapımı não se restringiu ao digital, garantindo à série e aos seus protagonistas indicações e prêmios em algumas das maiores cerimônias da Turquia e de outros países. Com o sucesso estrondoso da dizi na América Latina (ESP: Me Robaste El Corazón; PT: Será Isso Amor?), Hande e Kerem chamaram a atenção do prêmio mais importante do nosso continente, o Premios PRODU.

Do outro lado do planeta, lá na Rússia, Sen Çal Kapımı virou uma febre entre os telespectadores do canal Subbota, que incorporaram a série em festas de aniversário e até fizeram apresentações temáticas da dizi. Há algumas semanas, foi publicado na Internet um vídeo da BN Team Orchestra, orquestra sinfônica russa, performando as duas maiores músicas-tema da série para seu público: o tema de abertura de Sen Çal Kapımı e a música do casal EdSer, Gold, do cantor Tolan Shaw

Sen Çal Kapımı “bateu na porta” do mundo todo

No Brasil, apesar do sucesso da história ter começado muito antes de sua chegada oficial, a série estreou na plataforma de streaming HBO Max com sucesso imediato.

Quem achava que o hype iria acabar porque os fãs já haviam acompanhado a história pela TV turca, se surpreendeu. A série permaneceu no Top 5 (metade do tempo em primeiríssimo lugar) pelos primeiros cinco meses consecutivos. Atualmente, a série ainda está dentro das Top 10 séries mais assistidas da plataforma latina. A panfletagem valeu a pena, né fandom?

Além da HBO Max Brasil, a plataforma em outros países latinos também adicionaram a série, como Colômbia, Chile e Argentina, e claro que EdSer dominou, né? Já na Europa, o sucesso foi mais evidente na Espanha e na Itália. Na terra da pizza, Sen Çal Kapımı virou livro! A trama foi transcrita para o italiano em um livro físico que conta toda a história de um dos casais mais amados da televisão turca. Além disso, o ator Kerem Bürsin também foi convidado para uma entrevista no programa italiano Verissimo no ano passado, por conta do sucesso da novela.

Mesmo com a decadência da audiência (e do roteiro) depois de um tempo, a dizi continuou tendo todo o apoio do fandom, prova viva de que um sólido começo é capaz de garantir a longevidade de uma trama. E claro, o amor pelos atores e personagens que estavam às quartas-feiras* em suas telas.

Enquanto estava no ar lá na Turquia, a série garantia toda semana pelo menos 100.000 espectadores ao vivo através do streaming oficial da Fox Türkiye no YouTube. 

Com seu carisma e talento, Hande e Kerem levaram a série até o seu 52º episódio. Porém, Sen Çal Kapımı não acabou com o final de sua exibição na Turquia. Na realidade, a história de #EdSer estava apenas começando em vários outros lugares, como África do Sul, Líbano e Estados Unidos. Até na Espanha, onde a série já finalizou sua exibição, o canal Divinity recentemente anunciou uma reprise de Love is in the Air. 

A repercussão até os dias de hoje

Em toda oportunidade, Hande Erçel e Kerem Bürsin fazem questão de agradecer ao fandom e dizer bonitas palavras sobre sua jornada e seus personagens em Sen Çal Kapımı.

Apesar da dizi ter sido finalizada há pouco mais de um ano, ambos artistas frequentemente relembram seus personagens com os fãs melancólicos e “viúvos” de EdSer. “Eda sempre terá um lugar em meu coração”, disse a atriz Hande Erçel em uma entrevista ano passado, após a finalização da trama.

O ator Kerem Bürsin, que deu vida à Serkan Bolat, disse em uma entrevista ao site espanhol Pronto esse ano que “foi muito divertido interpretar” e que ama o Serkan, além de ter celebrado o aniversário do personagem com um Tweet um ano após o fim da série.

Em 2022, Hande e Kerem foram indicados pelo segundo ano consecutivo nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Ator de Fala Não-Espanhola. Ano passado, eles foram vitoriosos com Sen Çal Kapımı na categoria de Melhor Série de Fala Não-Espanhola. Este ano, Kerem levou a categoria de Melhor Ator de Fala Não-Espanhola, mesmo não estando mais no ar como Serkan Bolat. 

Apesar de não ter mais episódios novos, Sen Çal Kapımı continua atraindo milhares de novos adoradores de #EdSer e da apaixonante trama construída. Com mais de 7 bilhões de posts na tag do casal no TikTok e o início da transmissão em outros países, definitvamente podemos dizer que o hype de Sen Çal Kapımı continua a perpetuar  sem previsão da “poeira baixar”. 

 

 

Conheça a trama

Sen Çal Kapımı segue a história de Eda Yıldız (Hande Erçel), uma estudante de arquitetura e florista. Criada pela tia após perder seus pais, Eda tem o sonho de se formar na faculdade de arquitetura e paisagismo. Por um mal entendido, a bolsa que pagava seu curso foi cortada e Eda perde a chance de se formar. Com seus estudos estagnados, uma ação impulsiva acaba levando ela a cruzar o caminho de Serkan Bolat (Kerem Bürsin), um arrogante arquiteto e dono de um dos maiores escritórios de arquitetura em Istambul. Após alguns desentendimentos, eles se veem presos um ao outro, muito mais do que literalmente. Sen Çal Kapımı está atualmente com todos os seus episódios já disponíveis para serem maratonados na HBO Max.

 

Acompanhe os atores de Eda e Serkan nas redes sociais:

Twitter | Instagram da Hande

Twitter | Instagram do Kerem

E a dizi também tem canais oficiais, viu?

Twitter | Instagram | YouTube 

 

E aí, Sen Çal Kapımı já bateu na sua porta? Se você foi cativada por esse amor de conto de fadas ou ainda não assistiu, fala pra gente nas redes do Entretê (Twitter | Instagram | Facebook) 

 

*Durante um período, a dizi foi movida para a grade dos sábados na Fox Türkiye. Para a segunda temporada, retornou às quartas-feiras. 

 

Crédito da foto de destaque: Entretetizei 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!