O longa foi o quinto filme nacional mais visto nos cinemas em 2023 e pode ser conferido no streaming
O sucesso do cinema nacional inspirado em uma história real, O Sequestro do Voo 375 (2023) já está disponível no streaming . O longa estreou nas telonas em dezembro de 2023, o longa foi o quinto filme nacional mais visto nos cinemas.
Situado em 1988, o filme acompanha a história de Nonato (Jorge Paz), um trabalhador que se rebela contra o presidente José Sarney em um Brasil marcado pela crise econômica e financeira. Assim ele planeja o sequestro de um voo comercial com o objetivo de atacar o Palácio do Planalto.
Dessa forma, o piloto da aeronave, Fernando Murilo (Danilo Grangheia), se vê responsável pela segurança de mais de 100 pessoas a bordo durante o ataque. Para evitar uma tragédia, o piloto é obrigado a realizar manobras jamais vistas em um avião daquele porte.
Elenco
Dirigido por Marcus Baldini, produzido por Joana Henning e com roteiro de Lusa Silvestre e Mikael de Albuquerque, o elenco é formado por Danilo Grangheia, Jorge Paz e Roberta Gualda.
Pensando nesse sucesso do cinema, o Entretê separou quatro motivos para você assistir a essa produção. Confira:
-
História marcante para a aviação nacional
O filme relata um dos acontecimentos mais inacreditáveis, mas pouco conhecido, que marcou a aviação brasileira. Em 1988, durante um voo comercial do avião da Vasp 375 com destino ao Rio de Janeiro, um dos passageiros anunciou o sequestro da aeronave. Seu objetivo era colidir com o Palácio do Planalto e matar o então presidente da república José Sarney. O motivo era a insatisfação do sequestrador com a falta de empregos e oportunidades para a sua família.
Buscando desestabilizar o sequestrador e evitar uma catástrofe maior, o piloto da aeronave realizou diversas manobras com o avião mesmo não sabendo se elas seriam possíveis em uma aeronave daquele tamanho.
Considerado um dos casos mais notórios do país, esse acontecimento gerou repercussões nacionais e internacionais.
-
Obra premiada
O longa marcou presença em diversos festivais de cinema em 2023, tanto nacionais como internacionais. Exibido no Festival do Cinema do Rio, Mostra de São Paulo, Brazilian Film & Television Festival of Toronto, no Canadá, Circuito Penedo de Cinema e no Los Angeles Brazilian Film Festival, onde levou um prêmio de Melhor Roteiro de Edição.
Marcus Baldini e Joana Henning também participaram de um painel exclusivo durante a CCXP Brasil de 2023, o maior evento de cultura pop da América Latina, onde compartilharam curiosidades sobre a produção e comentaram sobre a importância do cinema nacional.
-
Apoio do cinema nacional
Dando orgulho aos brasileiros, O Sequestro do Voo 375 foi um sucesso de público, sendo o quinto filme nacional mais visto nos cinemas em 2023. E agora ele também marca presença no streaming do Star+, entrando para o catálogo de obras nacionais, com um elenco rico formado por: Roberta Gualda, Gabriel Godoy, César Mello, Juliana Alves, Wagner Santisteban, Arianne Botelho, Diego Montez, Claudio Jaborandy, Johnnas Oliva e Adriano Garib.
A direção é de Marcus Baldini (Bruna Surfistinha – 2011) e a produção Joana Henning. A obra conta também com a produtora executiva Paula Torres e o coprodutor Constâncio Viana. O filme é produzido pelo Estúdio Escarlate com LTC Produções e Star Original Productions.
-
Valorização dos detalhes
Com um orçamento de R$15 milhões, o filme buscou ser fiel aos detalhes da época, especialmente na reconstrução do Boeing. Contando com uma robusta estrutura de filmagens, o longa foi gravado no estúdio Vera Cruz.
Confira o trailer abaixo:
E você já assistiu o filme? Conta para gente nas redes sociais do Entretetizei no Insta, Face e Twitter e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento.
Leia também: Músicas que são K-Pop e você não sabia
Texto revisado por Doralice Silva