O Topázio Imperial: nova versão de clássico da literatura visa incentivar educação socioemocional

O Topázio Imperial, na versão BNCC, tem lançamento previsto para 15 de outubro, Dia do Professor

Você se lembra qual livro leu na infância que mudou a sua vida? E qual livro o seu professor ou professora mandou ler e você achou um saco? Pois bem, a literatura infantil e infanto-juvenil ainda é algo que precisa ser muito discutido nas escolas, pois nem todos os alunos se habituam facilmente à leitura. Em alguns casos, com a obrigação de lerem clássicos da literatura nacional, muitos alunos veem a leitura como um martírio e não um momento de prazer ou lazer.

Pensando nisso, Rogério Carvalho lançará o livro O Topázio Imperial, em versão BNCC – Base Nacional Comum Curricular -, previsto para o dia 15 de outubro, Dia do Professor –,  pela editora Sonhos e Letras. O livro é chamado de livro paradidático. Ou seja, uma atividade extracurricular que apresenta, em geral, uma temática específica que o professor deseja aprofundar. 

 

A versão de O Topázio Imperial de Rogério Carvalho é uma versão dedicada à educação e uma adequação do título homônimo. Essa edição cumpre todos os requisitos exigidos por lei e, por isso, pode ser usado dentro de sala de aula para fins de estudos e aperfeiçoamento na educação socioemocional, algo que a obra teve cuidado em trabalhar, como a importâncias das relações interpessoais, além da empatia e autocuidado. 

“Identificamos um grande potencial nesta obra; em paralelo preservamos o estilo do autor e, principalmente, a construção de uma saga que envolve magia, viagem no tempo e descobrimento de regiões do Brasil, destaca a Publisher da Sonhos & Letras, Natália Vieira.

A nova versão de O Topázio Imperial foi pensada para adolescentes de 14 a 16 anos e contém material de apoio para alunos e professores. Os personagens da versão paradidática se deparam quando crianças com o anel, o Topázio Imperial. Já no Ensino Médio, voltam para a casa dos avós e se debruçam nesste mistério. Diferente do enredo comercial, nessa história, a prioridade foi acompanhar a transformação das relações entre os irmãos e como a maturidade faz enxergar as situações da vida de uma maneira totalmente diferente.

Rogério Coelho nasceu em São Paulo em 1968, o caçula de três filhos. Morava no Jardim São Paulo, um bairro da zona norte até o final de 1976. Ele e os irmãos eram conhecidos como os três loirinhos. Formou-se na USP em Engenharia Mecânica e, por muitos anos, trabalhou na área. Tem dois filhos, Alexandre e Helena, e atualmente trabalha como escritor de livros infantojuvenis.

Ficha técnica:


Livro: O Topázio Imperial


Autor: Rogério Coelho


Editora: ‎ Sonhos & Letras; 1ª edição – Versão BNCC


Páginas: ‎ 264


Idade de leitura: ‎ 14 a 16 anos

O que acharam da história? Entre nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Face e Twitter – e conte para a gente qual é o seu livro favorito.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!