Premiação teve destaque para Chloé Zhao que se tornou a segunda mulher a vencer Melhor Direção; Mia Neal, Sergio Lopez-Rivera e Jamika Wilson, de A Voz Suprema do Blues; e Anthony Hopkins levou a estatueta de Melhor Ator
O Oscar 2021 aconteceu ontem (25). A princípio, o evento aconteceria no dia 28 de fevereiro, mas foi adiado por causa da crise sanitária. A cerimônia foi transmitida ao vivo, de vários locais diferentes.
A premiação teve seu número de participantes reduzido, apenas os indicados, seus convidados e alguns apresentadores estiveram presencialmente na cerimônia que aconteceu na Union Station, em Los Angeles, ao ar livre. As categorias foram anunciadas por artistas como Regina King, Brad Pitt, Zendaya e Reese Witherspoon. As cinco indicadas ao Oscar de Canção Original foram apresentadas em um evento pré-Oscar.
A edição foi marcada pelo recorde na indicação de mulheres, com 76 indicações. O Oscar de 2021 também foi o mais inclusivo da história, 9 das 20 indicações nas categorias de atuação foram para negros, asiáticos e um muçulmano.
Em 93 anos de premiação, a edição de 2021 consagrou a segunda mulher (e primeira asiática) a ganhar o Oscar de Melhor Direção. Chlóe Zhao se destacou por seu impecável trabalho em Normaland, um dos grandes favoritos da noite. A atriz coreana Youn Yuh-Jung também fez história ao ser a primeira mulher coreana a ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. A Voz Suprema do Blues entregou a primeira estatueta para mulheres negras na categoria Melhor Cabelo e Maquiagem.
O discurso da Youn Yuh-jung no Oscar foi a coisa mais fofa da vida 💛 #Oscars pic.twitter.com/9Gn5kvzvtQ
— Oxente, Pipoca? (@oxentepipoca) April 26, 2021
Vale lembrar que a noite do Oscar traz um momento reflexivo sobre o impacto da COVID-19 no meio cinematográfico. Mais de 100 produções em Hollywood foram adiadas ou interrompidas por causa da pandemia. Os sets de filmagem foram esvaziados, salas de cinema se tornaram território proibido e as produções independentes tiveram mais espaço.
A cerimônia também foi marcada pelo momento In Memorian. Nele, foram homenageadas as vítimas da pandemia e nomes como Chadwick Boseman, Sean Connery e Cicely Tyson. Além disso, a noite foi repleta de discursos de representatividade e aceitação.
"Eu me recuso a odiar. Me recuso a odiar pessoas por serem mexicanas, LGBTQI+ ou asiáticas… me recuso!"
Tyler Perry recebeu o Prêmio Humanitário no #Oscars por seu trabalho incrível contra o racismo e desigualdade. E com um discurso MUITO necessário! #LiveOmeleteOscar pic.twitter.com/bwAcaUCSfT
— omelete (@omelete) April 26, 2021
Confira a lista completa de vencedores:
Melhor filme
Nomadland
Melhor atriz
Frances McDormand – Nomadland
Melhor ator
Anthony Hopkins – Meu pai
Melhor direção
Chloé Zhao – Nomadland
Melhor atriz coadjuvante
Yuh-Jung Youn – Minari
Melhor ator coadjuvante
Daniel Kaluuya – Judas e o messias negro
Melhor filme internacional
Druk – Mais uma rodada (Dinamarca)
Melhor roteiro adaptado
Meu pai
Melhor roteiro original
Bela vingança
Melhor figurino
A voz suprema do blues
Melhor trilha sonora
Soul
Melhor animação
Soul
Melhor curta de animação
If anything happens I love you
Melhor curta-metragem em live action
Two distant strangers
Melhor documentário
My octopus teacher
Melhor documentário de curta-metragem
Collete
Melhor som
O som do silêncio
Canção original
Fight for you – Judas e o messias negro
Maquiagem e cabelo
A voz suprema do blues
Efeitos visuais
Tenet
Melhor fotografia
Mank
Melhor montagem
O som do silêncio
Melhor design de produção
Mank
E, aí? Gostaram dos vencedores? Fiquem ligados no Entretetizei para mais conteúdos sobre as premiações e o mundo do entretenimento. Ah! E aproveita para seguir a gente no Insta, Twitter e Face!
*Crédito da foto de destaque: G1