Abordando temas como imigração e maternidade solo, o filme de Samuel Kishi Leopo chega ao Brasil com distribuição da Vitrine Filmes
Los Lobos, o longa-metragem mexicano que ganhou o prêmio do Grande Júri Internacional para Melhor Filme no Festival de Berlim, estreia nos cinemas brasileiros no meio de setembro.
Com direção e roteiro de Samuel Kishi Leopo, Los Lobos é um filme semi-autobiográfico que conta a história de Lúcia e seus filhos Maxy e Leo, que cruzam a fronteira do México para os Estados Unidos buscando uma vida mais próspera.
Baseado em fatos reais
“Quando eu tinha cinco anos, minha mãe deixou meu pai e levou eu e meu irmão de três anos para os EUA. Cruzamos a fronteira com visto de turistas ao declarar que íamos para a Disneylândia. Minha mãe não tinha nenhum emprego, não falava inglês e não tínhamos um lugar seguro para morar. Ao viajar às pressas nossas posses eram apenas algumas roupas, alguns brinquedos e um gravador de fitas”, disse o diretor.
Combinando elementos documentais e de ficção, o longa promete entregar uma visão única sobre a vida de imigrantes em um país cada vez mais inóspito aos que vêm de fora. “Foi muito importante para mim basear-me nas histórias e vivências da comunidade imigrante de Albuquerque para a produção deste filme. Fiz uma mistura de elementos ficcionais e documentais em Los Lobos, e fui compondo caracteres fictícios em locais reais, seus arredores e o multiculturalismo que se construiu para a comunidade de imigrantes.”
Junto com o dia a dia de imigrantes, Los Lobos também gira em torno de temas como a maternidade, especialmente a maternidade solo, a transição da infância para a maturidade e a construção de uma comunidade entre pessoas com vidas diferentes, mas que passam pelos mesmos desafios dia após dia.
O filme, que também levou o prêmio de Melhor Filme no 9º Festival Olhar de Cinema de Curitiba, estreia no Brasil no dia 16 de setembro com distribuição da Vitrine Filmes.
E você, já tinha escutado falar sobre Los Lobos? Conta para nós aqui nos comentários ou nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter.
Leia também: A Última Floresta: Festival de Berlim seleciona filme brasileiro
*Crédito da foto de destaque: Divulgação/ Vitrine Filmes