Prepare-se para um fim de ano saboroso: conheça as delícias típicas turcas que transformam a ceia em uma verdadeira festa
Fim de ano é uma data importante que está chegando, com diversos países comemorando, e na Turquia não seria diferente! Aliás, a virada de ano, diferente do Natal, que não é tão comemorada por causa da cultura islâmica, que tem predominância no país, se destaca pela união e festividade entre família e amigos. Nesse período, a culinária turca ganha bastante destaque nessa época, com diversas delícias. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre as comidas típicas? Segue o fio:
Peru assado: o rei da ceia
O peru é muito comum na ceia de ano novo no mundo todo, então não seria diferente na Turquia. Chamada de hindi, essa delícia ganha um preparo especial com especiarias, ervas, temperos diferentes e, muitas vezes, também é recheada com arroz e frutas secas (ou só servido ao lado mesmo). Além disso, muita gente também serve com batatas, frutas cítricas e nozes. Outra coisa é que muitas famílias se reúnem para temperar a ave juntos, trocando dicas de temperos e técnicas, marcando histórias e gerações. Por exemplo, tem gente que coloca mel ou melaço de romã na hora da marinada. Essa técnica da um toque extra de sabor agridoce, além de deixar crocante e dourado.
Meze: o acompanhamento perfeito
Meze, ou mezze, é uma seleção de vários aperitivos muito comum em países como Turquia, Grécia, Egito, Bulgária, Chipre, Líbano, Irã, Dubai, Armênia e outros. Frequentemente, o meze serve para compor toda a mesa, apresentando alimentos frios e quentes, incluindo molhos, vegetais, carnes variadas e pães. Alguns clássicos incluem hummus, haydari (molho de iogurte com alho e hortelã), şakşuka (berinjela com molho de tomate) e fava (purê de favas). Normalmente, licores e/ou vinhos acompanham o meze, mas bebidas não alcoólicas como chás, café turco e karkade, uma bebida egípcia fria feita com hibisco, também estão juntos desta experiência gastronômica.
Tavuk Dolması: um clássico turco
Este clássico da culinária não poderia ficar de fora da lista. O tavuk dolması é um frango recheado com arroz, indispensável nas festas de Ano Novo. Para começar, geralmente os turcos adicionam ao arroz pinhões, passas, cebolas caramelizadas e uma seleção de especiarias como canela, pimenta-do-reino e cominho, mas isso varia de região. Além disso, tem famílias que colocam também castanhas e frutas frescas no recheio. Por fim, o tavuk dolması também é servido em outras festas, simbolizando a união e fartura nas famílias, servindo o propósito de compartilhar experiências.
Baklava: doce para começar o ano bem
É claro que não poderíamos deixar passar a baklava, este doce tão único! Para começar, se trata de uma espécie de pastel, com massa filo, recheado com uma pasta de nozes trituradas deliciosa e banhado a xarope ou mel. Além disso, existem outras versões também maravilhosas, com pistache, avelãs e sementes. Como é um doce super tradicional, muitos turcos encomendam para festas, seja de casamentos, aniversários ou até mesmo celebrações da firma. Uma curiosidade é que as pessoas também encontram este doce desde os Balcãs até o Oriente Médio.
Lokum: o docinho da sorte
Outro doce típico que aparece nas festas de fim de ano é o lokum, o manjar turco, também conhecido delícia turca, feita de amido de milho e açúcar. Normalmente possui sabor de águas de rosas ou limão. O lokum possui uma grande variedade de cor, indo do rosa até o verde, e tem uma textura macia, com consistência gelatinosa. Este doce costuma ser servido em todas as refeições, enquanto as famílias distribuem pelas casas. Além disso, essa delícia é vista como uma forma de celebrar o ano novo, desejando bastante doçura e alegria.
As comemorações de fim de ano na Turquia são um exemplo de como a cultura gastronômica do país se adapta a momentos especiais. Com pratos que combinam tradição e simbolismo, cada refeição é um convite para começar o novo ano com o pé direito, e o estômago cheio!
Ficou com vontade de provar algum desses pratos turcos? Conta pra gente! E nos siga nas redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e X — para mais novidades sobre o mundo da cultura e do entretenimento.
Leia também:
Texto revisado por Alexia Friedmann