A comédia romântica é simples e cativante e traz muitas reflexões sobre o que somos e fazemos no nosso cotidiano
Sinopse
Jenna Rink (Christa B. Allen/Jennifer Garner) é uma garota que está descontente com sua própria idade. A única amizade que possui é Matt (Sean Marquette/Mark Ruffalo), seu vizinho. Em seu 13º aniversário, ela faz um pedido: virar adulta. O pedido milagrosamente se torna realidade e, no dia seguinte, Jenna acorda com 30 anos de idade. Inicialmente assustada, ela vai ficando cada vez mais encantada por ter se tornado o que sempre sonhou ser. Porém, quando tenta reencontrar Matt, ela descobre que perdeu contato com ele há anos e ele está prestes a se casar.
Esse clássico todo mundo já conhece! Jenna tem as mesmas preocupações de qualquer pré adolescente: os pais que pegam no pé, o garoto que ela gosta não sabe que ela existe, os colegas populares não dão atenção e por aí vai. Pra tentar reverter a situação, a protagonista da uma festa para comemorar o seu 13º aniversário.
Porém, acaba que a festa não sai como ela deseja e se torna um desastre. Os “amigos” populares acabam trancando Jenna num armário e fogem da festa. Triste, Jenna faz um pedido: virar adulta para ter a vida com que sempre sonhou, mais especificamente, 30 anos, que ela acredita ser a idade do sucesso.
Como um passe de mágica, quando acorda no dia seguinte, ela descobre que cresceu, mora em Nova York, trabalha como editora em uma revista e ainda namora um jogador de hóquei. Jenna tem tudo aquilo que sonhou, mas fica confusa sem saber como tudo aquilo aconteceu e como não consegue se lembrar de nada da sua vida.
Jenna começa a descobrir o que aconteceu com a sua vida. Ela também descobre que uma de suas colegas de colégio, Lucy, é sua companheira na revista. Mas para entender o que está acontecendo, a garota resolve procurar Matt, o amigo de infância, que não é muito receptivo com sua presença.
Ele conta que os dois pararam de se falar ainda na escola e cada um seguiu seu caminho. Matt agora é fotógrafo e está prestes a se casar, enquanto Jenna virou uma mulher manipuladora que ninguém gosta.
Jenna descobre ao longo do filme que para chegar onde estava passou por cima de pessoas, princípios e faltou com a ética. Com a mentalidade de 13 anos e corpo de 30, a garota passa a tomar as atitudes certas e reverter à situação. A partir daí, o filme apresenta algumas reviravoltas mas sempre em tom leve e descontraído.
30 é a idade do sucesso?
Na trama, Jenna nos apresenta a frase “30 é a idade do sucesso”, o que nos faz pensar que com 30 anos tudo já vai estar resolvido e definido. Apesar de leve e descontraído, o filme nos mostra o contrário e deixa uma mensagem bem importante.
Se nós não vivermos aquilo que acreditamos e seguirmos o caminho que escolhemos, e não aquele que é escolhido por nós, a vida passa rápido demais e acabamos vivendo uma coisa que não condiz com quem somos de verdade. Foi o que aconteceu com Jenna.
Ao perceber que, na verdade 30 pode não ser a idade do sucesso, a protagonista deixa vir à tona a doçura e ingenuidade da infância, o que acaba resolvendo as coisas para ela perceber que o sucesso, na verdade, não é nada daquilo que ela pensou ou queria aos 30.
De Repente 30, resgata um pouco da nossa infância, nos fazendo refletir sobre que tipo de adultos nos tornamos e o que esperávamos de nós mesmos quando éramos crianças, reforçando que é importante não nos perdermos de nós mesmos e nem esquecermos da criança que existe dentro de nós.
Por aqui, nós amamos esse filme! E você?
E se você quiser ficar por dentro de mais resenhas e não perder nenhuma novidade do mundo do entretenimento, é só acompanhar o perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.
*Créditos da foto em destaque: Columbia Pictures