7 Prisioneiros

Resenha | 7 Prisioneiros representa um lado obscuro do Brasil

Com Christian Malheiros e Rodrigo Santoro no elenco, o filme retrata situações de trabalho análogas à escravidão no país

[Contém Spoiler]

No filme 7 Prisioneiros, lançado pela Netflix na última quinta-feira (11), o jovem Matheus (Christian Malheiros) recebe uma oferta fantástica de trabalho em São Paulo, bem longe da realidade de sua família, que conviveu a vida inteira com a miséria e a fome. Trabalhador, inteligente e cheio de ambições, o garoto é contratado por Luca (Rodrigo Santoro) para trabalhar em um ferro velho.

Assista ao trailer:

Sinopse

Assim que Matheus e outros colegas colocam os pés na capital paulista, o sonho se transforma em pesadelo. Já no primeiro momento, os trabalhadores têm seus documentos de identidade confiscados e não recebem pagamento nenhum pelos serviços prestados. Durante a noite, todos são trancados em um quarto, sem banho, sem comida, sem contato com os parentes e sobretudo, sem esperança de saírem vivos do ferro velho. Luca anda armado o tempo todo, fiscalizando cada passo deles.

Foto: Divulgação/Netflix

Em meio às condições de trabalho análogas à escravidão, Matheus busca estabelecer uma relação de confiança com Luca, obedecendo todas as ordens do patrão e tentando acalmar os ânimos dos demais prisioneiros. Por consequência, seu trabalho aos poucos passa a ser mais reconhecido e o jovem começa a desempenhar funções de liderança em relação aos companheiros. Esse comprometimento chama a atenção não só de Luca, mas também dos outros trabalhadores, que passam a tratá-lo como um traidor.

O pior do Brasil

Nesse meio tempo, 7 Prisioneiros, sob a direção de Alexandre Moratto, também retrata outros cenários trabalhistas precários e abusivos. Estabelecimentos clandestinos utilizados para a confecção de roupas também servem de cenário para o filme, trazendo a dura realidade de milhares de pessoas, como, por exemplo, os imigrantes colombianos e haitianos que sofrem com a exploração de sua mão de obra.

7 Prisioneiros
Foto: Divulgação/Netflix

A trama também mostra com clareza a forma como policiais, políticos, milicianos e comerciantes da região compactuam com os horrores que acontecem dentro do ferro velho de Luca. Além de retratar um lado obscuro e profundamente real de um Brasil tomado pela ganância e pela soberba, 7 Prisioneiros possui um roteiro sem falhas, uma direção sensível e é definitivamente imperdível.

E então, o que você achou de 7 Prisioneiros? Já assistiu ao filme na Netflix? Conte pra gente através das nossas redes sociais –InstaFace e Twitter –  e nos acompanhe para ficar por dentro de outras novidades do mundo do entretenimento.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Netflix

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!