Bild 24 die Konferenz beginnt

Resenha | A Conferência é um soco no estômago

Filme mostra a reunião onde os líderes nazistas discutiram detalhes do extermínio em massa dos judeus

Durante o período conhecido como Holocausto, cerca de seis milhões de judeus foram mortos pelo sistema criado pelos nazistas alemães. Esse genocídio em massa se tornou um dos eventos mais cruéis da história e até hoje é relembrado e discutido.

O longa A Conferência (Die Wannseekonferenz) veio para abordar esse tema de enorme e universal importância mais uma vez. Baseado nos autos da reunião que ocorreu em 1942 com o alto escalão do regime nazista alemão, o filme mostra a discussão dos líderes a respeito do que eles nomearam como uma “solução final” para os judeus.

Sinopse e trailer oficial do filme

Em 20 de janeiro de 1942, representantes de alto escalão do regime nazista alemão se reuniram em Great Wannsee, no sudoeste de Berlim, para uma reunião que ficou para a história como a Conferência de Wannsee, por causa de seu alcance, fatalidade e consequências. 

Estavam presentes 15 líderes da SS, do NSDAP e da burocracia ministerial. Eles foram convidados por Reinhard Heydrich, chefe da polícia de segurança e do SD, para uma “reunião seguida de café da manhã”. 

O tópico da discussão de aproximadamente 90 minutos é o que os nacional-socialistas chamaram de “solução final para a questão judaica”, a organização burocraticamente planejada do assassinato em massa sistemático de milhões de judeus de toda a Europa.

Um retrato da banalidade do mal

A Conferência não mostra, na prática, tudo o que foi cometido pelos nazistas durante o Holocausto. O filme se propõe a mostrar apenas o que aconteceu durante a Conferência de Wannsee, onde os líderes nazistas discutiram friamente os detalhes do extermínio em massa dos judeus. Apesar disso, o longa ainda consegue retratar os horrores e a crueldade do nazismo e desse período.

O filme expõe como o extermínio em massa dos judeus não impactou os líderes presentes. Durante a reunião, as discussões estão sempre centradas em quantidades e em benefícios próprios. A quantidade não os preocupa do ponto de vista moral. Para eles, aquilo se tratava apenas de um ato administrativo útil às suas próprias ambições de carreira. A normalidade com que tratam a reunião e as pequenas disputas por poder ilustram como todo o mal por trás do tópico da discussão era visto como banal.

A Conferência também mostra que os atos cruéis dos nazistas alemães eram entendidos como um ato de heroísmo. Os líderes presentes na Conferência de Wannsee acreditavam que faziam algo valoroso e honrável pela nação. Em certo ponto, ao ser informado sobre a quantidade de pessoas assassinadas, Reinhard Heydrich (Philipp Hochmair) diz, inclusive, que o futuro iria “honrar adequadamente o heroísmo de seus homens”.

Foto: divulgação/A2 Filmes

As discussões expostas no longa são um retrato do que a filósofa Hannah Arendt chamou de banalidade do mal. Depois de assistir o julgamento de Adolf Eichmann, ela concluiu que o mal que ele praticava era algo que fazia parte da rotina dos oficiais nazistas. Durante todo o julgamento, o oficial nunca se considerou culpado pelos crimes cometidos, sua justificativa era sempre que apenas cumpria ordens, seguindo as leis vigentes naquele período.

Tudo o que é dito pelos líderes presentes na conferência soa como um soco no estômago justamente porque mostra que aquelas atrocidades se tornaram banais e sem importância para eles. Uma prova do quanto a reunião era apenas para discutir os detalhes operacionais do assassinato em massa é que, no decorrer do filme, o telespectador vê os líderes fazendo piadas e até pausas para um lanche, onde discutem tranquilamente sobre outros tópicos.

Foto: divulgação/A2 Filmes
Conclusão

O longa dirigido por Matt Geschonneck é uma lembrança importante dos horrores vividos por milhões de pessoas. O filme que surgiu a partir dos autos da reunião vem para mostrar como o holocausto se tornou banal para aquelas pessoas. Apesar de não existirem músicas e nem muito movimento durante o filme, tudo é muito angustiante. O assunto e todas as falas sobre higiene social, assassinato em massa e deportações são repugnantes.

Através de um roteiro bem feito e de uma boa direção, A Conferência expõe todas as atitudes e falas perturbadoras e brutais da Conferência de Wannsee. Outro aspecto que merece destaque no longa é a linguagem que degrada e banaliza propositalmente os acontecimentos a fim de mostrar ao telespectador como os alemães enxergavam o Holocausto. Vale muito a pena assistir o filme para compreender melhor o que aconteceu nesta reunião. No entanto, é importante pontuar que algumas falas perturbadoras podem causar gatilhos no telespectador.

Onde assistir A Conferência?

A Conferência estreia nos cinemas brasileiros na próxima quinta (3), com distribuição da A2 Filmes.

Foto: divulgação/A2 Filmes

O que você achou da proposta de A Conferência? Conta pra gente por aqui e nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e Twitter ‒ e nos acompanhe para ficar por dentro das novidades no mundo do entretenimento e da moda.

Leia também: Dez filmes para relembrar o Holocausto e fazer com que os mesmos erros não se repitam – Entretetizei

 

*Créditos da foto de destaque: divulgação/A2 Filmes.

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!