Com direção de Zhang Yimou, Luta pela Liberdade segue o padrão dos outros filmes do diretor e traz uma brilhante obra em efeitos visuais. O longa se passa no início do século passado, momento em que a China estava dominada pelos japoneses, o que tirava a liberdade da população.
Com isso, uma missão denomina Utrennya é organizada pelos agentes do Partido Comunista, sendo apoiada pelos soviéticos. A jornada dos envolvidos nesse desafio é, no entanto, problemática desde o início. Logo nas primeiras cenas, já nos deparamos com a tortura que acometia prisioneiros políticos, bem como o motivo que levou um dos agentes a denunciar os outros revolucionários.
Outro ponto de destaque na obra, são os cenários em que as cenas foram filmadas. Para dar realismo ao que os rebeldes um dia viveram no país, o pano de fundo da história são os Nevados de Manchukuo, que testa a equipe até o limite. Além de enfrentar o frio e a iminente perseguição, o roteiro também traz um olhar mais humano e amoroso para a Revolução, mostrando como muitos deles seguiram lutando, mesmo em meio às adversidades, na esperança de reencontrar seus familiares.
Um único ponto de atenção para quem for assistir, é a importância de conhecer o contexto histórico que é retratado. Por muitas vezes, o aprofundamento dos fatos vividos fica em segundo plano, já que é essa é uma realidade conhecida pelos chineses, bem como a censura que precisa ser evitada pelos produtores de cinema no país. Portanto, antes de assistir, fazer uma leitura sobre a ocupação japonesa na China, isso irá ajudar na fruição da compreensão do filme.
Em resumo, A Luta pela Liberdade é uma excelente experiência audiovisual pelos belíssimos cenários e efeitos criados por Zhang Yimou, o que levou ao filme a ser indicado na categoria Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Além disso, essa é também uma oportunidade de entrar em contato um suspense histórico realista sobre a história de determinado grupo que, para nós, é desconhecido.
O filme já está em cartaz e conta com a distribuição da A2 Filmes. Mais detalhes podem ser acessados no Site Oficial.
E você? Gosta de filmes orientais? Conta pra gente nas redes sociais (Twitter, Face e Insta) do Entretê.
*Crédito da foto destaque: Divulgação/A2 Filmes/ Cartaz promocional de A Luta pela Liberdade.