O filme mostra um ponto de vista íntimo e inédito da ex presidenta no Palácio da Alvorada
Dirigido por Anna Muylaert e Lô Politi, Alvorada, filme que retrata o lado intimista da presidenta Dilma Rousseff durante o período do processo de impeachment, estreia simultaneamente nos cinemas e nas plataformas de streaming Now, Oi e Vivo Play, no dia 27 de maio. O Entretetizei já assistiu e contamos aqui as impressões:
Diferente de outros documentários que buscam retratar os desdobramentos da situação política do Brasil, Alvorada tem um tom intimista e mostra apenas o dia a dia da então presidenta em sua morada oficial. Ficamos de frente com o retrato do ser humano e das pessoas ao seu redor, lidando com os desdobramentos da situação entre reuniões, jantares e conversas íntimas, por vezes descontraídas.
Vemos uma mulher, que mesmo diante de um dos maiores desafios de sua vida, não se deixa abater e não perde as esperanças de um futuro melhor. Sempre educada, tranquila e zelosa, Alvorada também mostra um lado não tão conhecido de Dilma. Ela fala sobre literatura, sobre suas crenças, sobre dores do passado e do presente. Notamos uma face empática e acolhedora, talvez desconhecida por muitos.
Fica claro que Dilma Rousseff tinha ciência de que o pedido de impeachment foi uma jogada política, e por isso, não absorvia aquilo como algo pessoal. Talvez, ela já soubesse do resultado, mas se manteve forte e jamais demonstrou vontade de desistir. “Eu tive cinquenta quatro milhões e meio de votos. Eu espero do Senado, justiça. Não posso esperar outra coisa”, disse a ex presidenta em uma das cenas, mostrando a confiança que é presenciada em todo o longa.
Apesar do resultado do processo tenha demorado a chegar, o filme mostra a aproximação do impeachment através dos corredores do Palácio do Alvorada, acompanhando o vai e vem de reuniões políticas, o dia a dia da cozinha, a troca de guardas, os sussurros, os telefonemas sem fim, uma tensão crescente da presidenta, dos funcionários, assessores e ex-ministros. São os bastidores de um jogo político e, quem gosta desse tipo de conteúdo, vai apreciar um pouco de como é a rotina de uma pessoa presidenciável (mesmo que em uma situação atípica).
O tom é triste e até mesmo melancólico. As expectativas pelo resultado eram enormes pelo Brasil todo, e não seria diferente no local que era o centro das atenções no momento. As diretoras Anna Muylaert e Lô Politi conseguiram passar, com muita sensibilidade, o clima que tomava o lugar.
Confira o trailer oficial de Alvorada:
E você, pretende ver Alvorada? Siga o Entretetizei no Insta, Face e no Twitter para mais resenhas e notícias do mundo do entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: Sinny Assessoria e Comunicação