Cultura e entretenimento num só lugar!

Resenha | Babenco: Uma história de amor pela vida

Babenco – Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou é o documentário que conta a história do cineasta Héctor Babenco nos últimos momentos de sua vida. O longa foi dirigido e produzido por Bárbara Paz, atriz e esposa de Babenco.

Parceria entre Globo Filmes, Gullane, Globo News e Canal Brasil, a produção é a aposta brasileira no Oscar 2021, concorrendo na categoria de Melhor Filme Internacional. Babenco estreia nos cinemas do Brasil no próximo dia 26 de novembro.

Rosto de Babenco em pose pensativa
Divulgação: Imovision

Inicialmente, o documentário foi pensado pelo próprio Babenco ao se dar conta de que já não lhe restava mais muito tempo de vida. Ele queria ser o protagonista de sua própria história: “Eu já vivi minha morte, agora só falta fazer um filme sobre ele”, exclama em um dos depoimentos do longa.

Coube à Bárbara Paz documentar momentos da intimidade de suas vidas. As cenas exibidas foram gravadas pelo ângulo dela mas também podemos perceber traços de direção e ensinamentos de Babenco ao decorrer da história. Conversas, lembranças e rotina de hospital ajudam a criar a narrativa da luta do cineasta pela vida.

Trechos marcantes de obras de Babenco no cinema também estão presentes e ajudam a entender sua perspectiva como profissional de cinema. Ele relembra ocasiões onde várias de suas obras tomam forma, nos deixando inteirados de cada pensamento por detrás dessas cenas. É um privilégio ouvir o autor explanar como criou algumas de suas artes.

Babenco em seus últimos anos de vida. Um close de seu rosto, de olhos fechados.
Divulgação: Imovision

O documentário mostra com leveza as últimas condições da vida de um homem que amava viver. Babenco lutava contra o câncer desde seus 38 anos mas não se deixava abater diante das dificuldades. Mesmo com seu jeito carrancudo de ser, esbanjava amor e carinho aos seus próximos.

A intimidade de Hector é exposta de maneira pura, limpa e sem intervenções. O amor por contar histórias, por entender as diversas visões do mundo, por mostrar o brasileiro em sua essência, foi sua marca enquanto cineasta. Seu último desejo era registrar sua própria história e assim eterniza-lá , como fez com tantos de seus lindos trabalhos.

A linha tênue entre um homem feliz e cheio de vontade de viver versus um corpo fraco e já muito castigado pelo câncer é o que marca o longa. Fica claro que nem nos momentos mais difíceis lhe  passou pela cabeça a possibilidade de desistir, e é interessante acompanhar alguém com tantas boas experiência fazer suas últimas reflexões. 

Babenco quando jovem, de perfil, conversando com alguém que está de costas
Divulgação: Imovision

O longa desvenda o lado inquieto do homem que queria sempre mais e nunca estava satisfeito. Umas das suas maiores questões era sobre a dificuldade em reconhecer suas raízes. Dizia, em tom de incômodo, que os argentinos acreditavam que ele era brasileiro. Os brasileiros, no entanto, o enxergavam como um argentino. “O exílio é um estado de espírito”, exclamou em um dos seus poderosos depoimentos.

A intimidade e cumplicidade do casal fica evidente durante as cenas. O longa é um documento visual dos últimos dias de vida de Babenco, mas também uma declaração de amor e de admiração de um companheira que se sentiu privilegiada de poder compartilhar a vida na presença de alguém tão especial.

Babenco – Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou é o primeiro longa dirigido por Bárbara Paz. Além de diretora, ela também é produtora e atriz. Eles foram casados desde 2010. 

Bárbara Paz em um cenário escuro, com roupas pretas e maquiagem bem marcada nos olhos. É uma imagem do perfil da atriz e produtora.
Divulgação: Imovision

Quer ler mais resenhas e saber nossas impressões sobre outras obras? É só seguir nossos conteúdos pelo site, pelo Instagram ou pelo Twitter.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!