Cultura e entretenimento num só lugar!

Resenha | Feérica: Acompanhando a Magia

Publicado originalmente pela Editora Fantasy em 2013, a 2ª edição de Feérica foi publicada em 2016 pela editora Leya

 

Feérica é o terceiro livro publicado da escritora brasileira Carolina Munhóz. Com quase 350 páginas, a história de fantasia infanto-juvenil acompanha Violet Lashian, uma fada de cabelos violeta que venera os humanos.

Sinopse

Violet Lashian é uma fada da dimensão de Ablash. A jovem sonha em ser popular em seu mundo, mas isso lhe parece impossível. Em um mundo padronizado, a fada de cabelo roxo com um amor que beira a obsessão pela cultura pop humana, é ridicularizada e humilhada pelos seus semelhantes.

Cansada de tanto sofrimento, Violet decide abandonar sua dimensão e viver o sonho de ser uma estrela em Hollywood.

O caminho da fada ao estrelato é fácil, entretanto se manter nos holofotes e na graça dos humanos não é tão simples assim. Violet vai aprender mais sobre si e sobre o mundo que tanto admira, mas que é distante de tudo o que ela conhece.

Considerações

Feérica: Acompanhando a Magia é um livro de fácil leitura. Mesmo que o leitor demore um pouco para ler a obra – o que aconteceu com a redatora que vos escreve da primeira vez que leu esse livro -, a história prende o leitor, afinal, quem não quer saber o que vai acontecer a uma fada que se muda para o mundo terrestre e se apresenta em um reality show musical?

Mesmo que seja daqueles clichês bem bobinhos, a obra não deixa de ser interessante. A história possui um romance bem intrigante, daqueles que te deixam apreensivo.

Pontos negativos

Um ponto negativo de Feérica é o final um tanto corrido. O desfecho acontece tão rápido que o leitor pode se perder se acaso não estiver prestando muita atenção na trama.

Além disso, apesar da história ser cativante, alguns diálogos, principalmente no início, são um tanto forçados. Entretanto, isso não compromete a obra no geral.

Pontos positivos

A divisão de capítulos do livro  é um ponto divertido de se observar. A narrativa é dividida entre passado e presente, sempre em terceira pessoa. No presente, Violet está sendo entrevistada para um programa da televisão norte-americana. Essa entrevista dá gancho para que seja narrada a trajetória da fada, ou seja, seu passado.

Além disso, cada capítulo tem um nome que faz referência a uma série popular. Você pode brincar de tentar adivinhar de qual série aquela citação faz parte.

As mudanças na personalidade da fada é outro ponto interessante de observar. Conforme Violet ganha fama, seguidores e dinheiro, ela vai mudando sua forma de agir e falar. Há aqui uma crítica de como o dinheiro e a fama podem mudar as pessoas.

Feérica faz diversas referências à cultura pop – minha parte preferida é quando, no capítulo 16, That’s hot (Isso é demais, traduzido do inglês), Violet lê os livros mais populares da literatura fantástica. Além disso, a fada cita muitas celebridades, como, por exemplo, Lady Gaga, Rihanna, Selena Gomez, Taylor Swift, The Wanted e Zac Efron.

Reality show, música, magia, romance, programas de TV, muitas referências à cultura pop, tudo em uma escrita leve e interessante: eis a receita para o sucesso de Feérica.

E você, já leu ou pretende ler Feérica: Acompanhando a Magia? Conta para a gente no Twitter, Insta e Face do Entretetizei.

Para ler mais resenhas literárias, clique aqui.

Nos acompanhe para ficar por dentro do melhor do mundo do Entretenimento.

 

*Crédito da foto de destaque: Reprodução

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!