Documentário mostra diversas facetas do humorista
O ator Paulo Gustavo é o tema central do documentário Filho da Mãe do Amazon Prime Video. A produção explora os bastidores da turnê de sua última peça — que originou o nome do longa —, em que o protagonista se apresentava ao lado de sua mãe, Déa Lúcia, além de reunir depoimentos da família e dos amigos do artista.
Paulo Gustavo morreu em maio de 2021, em decorrência das complicações causadas pela Covid-19. Quem assina a direção do filme é Susana Garcia, diretora da franquia Minha Mãe é uma Peça, e a codireção do projeto fica com a irmã do comediante, Juliana Amaral.
Enredo
Inicialmente concebido para ser um simples registro dos bastidores e do making of da peça, a produção acabou se transformando em um relato único e uma grande homenagem a Paulo Gustavo.
Em uma perspectiva íntima, vemos como o humorista era no dia a dia, como o seu olhar transformava o cotidiano em humor ácido, e como as principais piadas eram rapidamente incorporadas ao espetáculo. Ao mesmo tempo em que vemos o conhecido lado engraçado do ator, também assistimos a suas inseguranças e preocupações, facetas não conhecidas pelo público.
Os depoimentos de sua mãe, da irmã, do marido Thales Bretas, das amigas Ingrid Guimarães, Regina Casé e Mônica Martelli, e de outros entes queridos, fazem total diferença para revelar a generosidade, amizade, altruísmo e a verdadeira essência de Paulo Gustavo.
Relacionamento de Paulo e Dona Déa
A relação de mãe e filho é o ponto alto do documentário: assistimos a Dona Déa, inspiração da Dona Hermínia, com seu humor sarcástico e traços que foram interpretados pelo filho com maestria. A produção, além de revelar o lado implicante e bem-humorado de ambos, também mostra a cumplicidade e o amor entre mãe e filho.
A Dona Hermínia era mais que uma personagem ou uma homenagem à mãe: era o sentimento materno de seu próprio intérprete.
Considerações finais
Filho da Mãe eterniza e revela as diversas facetas do humorista. É uma produção que leva o espectador a assistir entre risos e lágrimas. Como o final deixa claro, a apresentação não acabou. Paulo Gustavo continua vivo na obra que deixou, neste documentário e naquilo que fez para os outros — seja diretamente ou por meio do amor de Dona Hermínia. É uma homenagem, assim como o ator, engraçada e inspiradora.
Assista ao trailer:
Já assistiu a essa homenagem ao eterno intérprete de Dona Hermínia? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê – Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Prime Video