Foto: reprodução/The Guardian

Resenha | Las Mujeres Ya No Lloran traduz o poder do retorno de Shakira

A cantora colombiana reflete em seu 12º álbum sobre os sentimentos ao se apaixonar e também quando seu coração é partido

 

Já estão no repeat com todas as músicas do novo álbum da loba? O Entretê já se viciou nos hits novos da nossa rainha latina! O novo disco de Shakira, Las Mujeres Ya no Lloran, chegou às plataformas digitais no dia 22 de março, incluindo músicas já lançadas e oito inéditas, entre elas, uma parceria com Cardi B.

Com diferentes ritmos, Shakira brinca com a voz, trazendo elementos que nos apresentam a nostalgia de eras passadas, mas com toques novos. Com canções agitadas e lentas, a cantora agrada a todos os gostos, enquanto aborda as dores de um relacionamento que terminou, a importância de dar a volta por cima, os obstáculos que surgem na vida e também a sensação de estar apaixonada.

Confira o que achamos das novas e já lançadas faixas do álbum:

 

Puntería
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

O álbum é aberto por um dos melhores feats, com um pop latino de ótima qualidade em um ritmo mid tempo gostoso de dançar e acompanhar bem como uma letra sexy e divertida, que fala sobre desejar alguém que desperta facilmente sensações na pessoa.

Cardi B é a parceria perfeita para essa faixa, cantando e fazendo um rap que mistura inglês e espanhol, com a essência do tema e o toque debochado clássico dela. Puntería consegue traduzir os estilos de ambas as artistas, com batidas atuais e refrão que gruda na mente de imediato.

 

La Fuerte
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

A parceria entre Shakira e Bizarrap se repete nessa música. O ritmo acelerado dos elementos de eletrônica e dance com os quais o DJ costuma trabalhar se contrastam com a letra que aborda a bagunça dos sentimentos após o encerramento de um relacionamento e o esforço para se manter forte.

A faixa pode facilmente agitar uma casa noturna, embalando quem quer só curtir, como também quem quer refletir. A letra é impactante e a produção de Bizarrap leva o ritmo para caminhos interessantes, porém não tão surpreendentes quanto a primeira parceria gravada entre eles.

 

Tiempo Sin Verte
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

A melodia feita pelo violão e a bateria acompanham a colombiana nessa música, que entrega muitos vocais, expressando com a forma como canta cada palavra, as dores de se decepcionar com alguém, terminar uma história e sentir falta do que um dia tinham sido.

A cantora reflete sobre a quebra de confiança, as decepções e os questionamentos dos outros ao ficarem sabendo do desfecho daquela história de amor. É definitivamente um dos destaques do álbum, com uma performance visceral.

 

Cohete
Foto: reprodução/Instagram @shakira
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

Essa é outra parceria que se repete em Las Mujeres Ya no Lloran. Shakira faz um dueto com Rauw Alejandro em uma canção dançante que chega a lembrar um pouco Puntería e também aborda os sentimentos de estar se sentindo atraída por alguém, mas dessa vez utilizando elementos galácticos como metáfora. Não é a mais marcante do álbum, mas é uma música boa, principalmente para se jogar na vibe alegre que ela trás.

 

(Entre Paréntesis)
Foto: reprodução/YouTube @shakira

 

Embarcando na música regional mexicana com o Grupo Frontera, Shakira reflete nessa canção sobre uma relação em que é possível perceber que tudo se acabou antes mesmo de oficializar um término e que apesar de doer, é preciso se afastar de vez.

A sanfona junto aos outros elementos lembram até mesmo o sertanejo e o refrão também consegue grudar na memória em instantes, impactante e que desperta a vontade de cantar como se também estivéssemos encerrando um relacionamento. Outro destaque entre os novos lançamentos.

 

Cómo Dónde y Cuándo
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

Para quem sentia falta da Shakira do pop rock, nesta faixa podemos matar a saudade dessa faceta dela. A positividade da letra que tem diferentes crescentes que intercalam entre guitarra e violão é contagiante, para aquela ocasião em que estamos dividindo um momento especial com alguém.

A cantora lembra que não importa o lugar ou instante, só importa com quem você está. Ela também recorda que o passado já foi e que devemos aproveitar o agora. Por fim, a colombiana brinca com os vocais, trazendo toques únicos dela.

 

Nassau
Foto: reprodução/Instagram @shakira
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

Em entrevistas recentes para a divulgação do novo álbum, Shakira fala sobre essa faixa e sobre o quanto está apaixonada pelo afrobeat. Nessa música, ela traz para o ritmo os elementos desse gênero musical, com uma letra romântica sobre uma pessoa questionar a outra se seus sentimentos são recíprocos e sobre seus planos para o futuro.

A faixa nos faz sentir em um momento relaxante e faz o corpo mexer logo nos primeiros acordes. Seria interessante um feat com algum artista que construiu a carreira nesse gênero para acrescentar, mas a faixa não deixa de ser boa.

 

Última
Foto: reprodução/Vagalume

 

Na última das inéditas você vai precisar usar uns lencinhos, porque ela é uma balada com piano de letra profunda e uma das mais pessoais. Na faixa, Shakira canta sobre o processo de superação após um término, e a letra é composta de uma maneira para sentirmos como se estivéssemos acompanhando uma conversa.

Em alguns versos, a cantora traz questionamentos indignados, perguntando como a pessoa que ela amou pode agir como se tivesse se cansado, sendo que os sentimentos que ela construiu eram tão genuínos. A melodia e a maneira como Shakira interpreta a canção, trazem a melancolia necessária para a música, que encerra as inéditas com chave de ouro.

 

Os hits lançados antes que fazem parte de Las Mujeres Ya No Lloran

 

Te Felicito
Foto: reprodução/YouTube @shakira

 

A primeira parceria com Rauw Alejandro entrou no álbum também e traz a raiva de quem descobre ter sido enganada. Na letra, Shakira dá um parabéns irônico a pessoa que estragou tudo e ainda aponta o quanto o traidor consegue mentir bem.

Misturando o dance e o reggaeton, ela consegue passar a mensagem de maneira incisiva e fazer os ouvintes dançarem em um combo que funciona bem.

 

Monotonía
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

A parceria com Ozuna traz o ritmo da bachata para o álbum, e sua letra refletindo sobre as coisas que levaram ao fim de uma relação.

Os questionamentos constantes dão a sensação de entrarmos na cabeça da artista enquanto ela ainda processa no que aquela história se transformou. As vozes dos dois combinam e se encaixam perfeitamente na melodia.

 

Shakira: Bzrp Music Sessions, Vol. 53
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

Com uma letra direta, que levou o público a cantar junto com a artista, com tanta indignação quanto ela, a primeira parceria com Bizarrap conquistou a todos assim que foi lançada.

Os elementos eletrônicos da produção única do DJ somados aos versos rápidos de Shakira construíram a estrutura perfeita para desabafar sobre um homem infiel.

 

TQG
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

A canção com Karol G, outra colombiana de grande sucesso, era muito aguardada. Com um gostoso reggaeton que nos faz querer mexer os quadris, as duas usam um tom zombeteiro para criticar homens infiéis e mostrarem que deram a volta por cima, estão melhor sem eles e que nunca vão brigar com amantes por causa de homens.

A canção também entrou no álbum de Karol G, Mañana Será Bonito, lançado no ano passado e é um hino empoderado.

 

Acróstico
Foto: reprodução/YouTube @shakira

 

Desacelerando o ritmo novamente, a cantora faz uma linda homenagem aos filhos Milan e Sasha, abordando como o amor que tem por eles é algo que a salva nos momentos mais doloridos e difíceis.

A melodia do piano, junto aos vocais dela, e dos filhos, que participam da canção, emocionam. A fofura das crianças nos faz derreter. A canção é como um curativo em um machucado.

 

Copa Vacía
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

Essa parceria traz de volta o ritmo agitado. O feat com Manuel Turizo reflete sobre uma relação onde somente uma pessoa está se entregando e a outra nunca dá atenção. A metáfora no clipe, da sereia que foi retirada do mar pelo pescador para ser colocada em um tanque com pouca água, ilustra perfeitamente a dor de uma relação não recíproca.

A voz de Shakira e Manuel combinam muito bem e o refrão também é imediato.

 

El Jefe
Foto: reprodução/Instagram @shakira

 

As críticas sociais estão presentes nessa faixa, uma parceria com Fuerza Regida, que aborda assuntos importantes de serem falados, assim como seu clipe. A canção fala sobre chefes que não garantem os direitos trabalhistas dos funcionários, não os pagando o que merecem, apesar deles trabalharem o tempo todo. Enquanto isso, os donos de empresa enriquecem cada dia mais.

A cantora também aborda no clipe as dificuldades e o sofrimento dos imigrantes para passarem pela fronteira e chegarem aos Estados Unidos, tendo o sonho de vencer que muitas vezes é quebrado. O ritmo regional mexicano contagiante está de volta nessa faixa e a canção é um tapa na cara da sociedade injusta.

Um remix feito por Tiësto de Music Sessions, Vol. 53 e uma versão para vinil de Puntería também estão incluídos na tracklist do álbum, que é coeso, versátil e profundo, apresentando músicas para toda ocasião. Mais um acerto na discografia da cantora que rompeu barreiras para garantir o espaço de artistas latinos no topo.

O que você achou de Las Mujeres Ya No Lloran? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, Twitter) e nos siga para mais conteúdos de música latina!

 

Leia também: Conheça 12 cantoras latinas que merecem morar nas suas playlists

 

Texto revisado por Kalylle Isse

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!