A imagem mostra dois exemplares de A Última Carta de Amor. Do lado esquerdo, a original, com o título acima ne a silhueta de uma mulher com um vestido que vai até o tornozelo; ela está andando em um campo. Na imagem da direita, há a contra capa com a imagem da adaptação da Netflix.

Resenha | A Última Carta de Amor é um romance de época leve e intrigante

Repleto de paixão e reviravoltas intrigantes, A Última Carta de Amor é um livro que narra duas histórias paralelas que eventualmente se entrelaçam

 

Lançada em 2016 pela editora Intrínseca, A Última Carta de Amor é um romance da já consagrada escritora desse gênero, Jojo Moyes. A história, dividida em duas linhas temporais, narra a história de Jennifer Stirling, uma socialite, nos anos 1960 e Ellie Haworth, uma jornalista, em 2003.

Em 1960…

Jennifer acorda em um hospital, em Londres, depois de um acidente de carro. Ela, porém, não se lembra de nada: nem do acidente, nem do marido e nem de quem é. Retornando a uma casa que não reconhece como lar, Jennifer faz o possível para reaver suas memórias e continuar tocando sua vida sendo a mulher perfeita que, segundo todos dizem, ela é. Porém, dia após dia, tudo o que ela consegue é apenas mais frustração.

Na manhã que sucedeu um dia particularmente estressante, Jennifer se depara com uma folha de papel que caiu de um livro que ela pretendia doar. Com o remetente identificado apenas como “B” e o destinatário constado como “minha querida”, a única pista que indica à Jennifer que aquela carta de amor foi escrita para ela, é a menção de seu marido, Laurence, com o qual, o autor enfatizava, não conseguiria falar depois de ter relações com ela.

É então que Jennifer se dá conta de que estava em um relacionamento extraconjugal e, a julgar pelas cartas, amava tanto o amante quanto ele a amava e que, além de amar “B”, aparentemente estava disposta a largar tudo para viver com ele.

Jennifer começa a buscar sua identidade através dessa paixão, ao tentar descobrir quem é o homem que lhe escreve com tanta devoção, pois acredita que ao descobrir quem ele é, talvez ela se lembre também de quem um dia ela foi. 

Jennifer Stirling e Antony O'Hare (interpretados por Sheilene Woodley e Callum Turner) andando de bicicleta.
Jennifer Stirling e Antony O’Hare (interpretados por Sheilene Woodley e Callum Turner) andando de bicicleta. Foto: Divulgação

Em 2003…

Na manhã que sucedeu um dia excepcionalmente frustrante, Ellie Haworth tem uma tarefa a desempenhar para o jornal Nation, onde trabalha na editoria de Reportagens Especiais. A fim de achar algo útil nos arquivos antigos do jornal para fazer uma matéria, ela folheia uma pasta surrada que contém o que aparentam ser vários registros médicos. Prestes a desistir daquela pasta, algo azul-claro lhe chama atenção. Ao pegar o envelope, ela encontra uma carta escrita à mão há mais de 40 anos. 

Ao ler a carta, Ellie se sente tocada pelas palavras tão profundas e apaixonadas do remetente. Aquelas palavras amorosas estavam endereçadas à caixa postal 13, de Londres e a jornalista decide descobrir a identidade daqueles dois amantes apaixonados.

O que motiva Ellie, além da curiosidade inata de jornalista, é o fato de ela mesma estar envolvida com um homem casado. Ela vê seu relacionamento proibido refletido naquele que ocorreu há mais de 40 anos, e tenta encontrar os amantes para saber o desfecho de sua história de amor. Pois, talvez se há 40 anos deu certo, a história dela com o amante também pode ter um final feliz.

Ellie Hawort e Rory (interpretados por Felicity Jones e Nabhaan Rizwan) no arquivo do jornal Nation.
Ellie Hawort e Rory (interpretados por Felicity Jones e Nabhaan Rizwan) no arquivo do jornal Nation. Foto: Divulgação

Considerações

A Última Carta de Amor é um livro de leitura leve e interessante. Repleto de reviravoltas intrigantes, a trama prende a atenção e faz o leitor engolir rapidamente suas páginas. Algumas cenas que parecem irrelevantes, se mostram muito importantes no decorrer da história, então é importante se atentar a todos os detalhes. 

Assim como é descrito na sinopse do livro, os personagens são bem complexos, principalmente os protagonistas. Em alguns momentos se quer abraçá-los, em outros, brigar com eles. É possível se alegrar com suas conquistas e sofrer com suas perdas.

Um único ponto negativo é que a história não se aprofunda muito na vida de Ellie Haworth, também protagonista da trama. Entretanto, como o foco principal da trama são as cartas e encontrar os amantes que se correspondiam com tanto amor, esse ponto pode ser facilmente perdoado.

E por último, mas não menos importante, as cartas de amor escritas por “B” são tão apaixonadas que se torna praticamente impossível não desejar viver um romance como o dele e de Jennifer.

Adaptação da Netflix

Hoje (23) estreou na Netflix a adaptação de A Última Carta de Amor. Então corre para lá e confira essa novidade!

No longa, Sheilene Woodle e Felicity Jones estão nos papéis principais. Além disso, Joe Alwyn, Callum Turner e Ncuti Gatwa também fazem parte do elenco.

E você, já leu A Última Carta de Amor? Pretende ler e/ou assistir ao filme? Conta tudo lá para a gente no Twitter, Insta e Face do Entretetizei. E nos acompanhe para ficar por dentro do melhor do mundo do Entretenimento.

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!