Oi, gente! Tudo bem? Meu nome é Jessica Schinaider, sou formada em Letras, atuo como Professora de Português, Literatura e Redação e sou uma #booklover assumida!
Hoje, então, eu vim dar uma dica de leitura superespecial e empoderadora: a biografia “Minha história”, escrita pela MA-RA-VI-LHO-SA ex-primeira-dama-diva dos Estados Unidos, Michelle Obama!
(Capa do livro | Créditos: Sofia Lima via Pinterest)
Ficha Técnica
Título: Minha história
Autor(a): Michelle Obama
Editora: Objetiva
Ano: 2018
Páginas: 448
Ilustrado: sim
Nota: 5/5
???
Bom, antes de qualquer coisa eu preciso dizer: QUE LIVRO, gente! QUE MULHER, rs!
Pois bem! Mas vamos à resenha em si… Dividida em três partes, a biografia da Michelle LaVaughn Robinson Obama, é um relato poderoso, inspirador e muito empoderado, que narra a infância humilde de uma jovem negra de Chicago; seu casamento com o talentoso Barack Obama – que veio a se tornar o 44° presidente americano – e a vida política da primeira família negra a estar na Casa Branca – que frase maravilhosa de se escrever!
A obra tem uma narrativa superleve, mas ao mesmo tempo traz reflexões profundas sobre racismo, violência contra mulheres e minorias, direitos humanos, educação, políticas públicas e diversos outros temas tão em voga aqui no Brasil e em outras nações – e que ganham uma perspectiva ainda mais impactante – e necessária – através do relato de uma mulher negra.
Além disso, o livro é recheado de fotos incríveis da infância de Michele com os pais e o irmão, em South Side; a caminho de Princeton para estudar Direito; acompanhando Barack Obama durante as muitas viagens de campanha; ao lado das filhas, Sasha e Malia, em seus primeiros dias de aula e as minhas preferidas: cumprimentando a Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e posando ao lado do incomparável Nelson Mandela.
Assim, ao longo de toda a obra, temos o privilégio de acompanhar em detalhes como a pequena Michelle se tornou uma mulher extraordinária e assumiu com maestria o “cargo” de Primeira-dama para dar voz às minorias, cuidar da saúde e da educação de crianças e adolescentes e deixando um legado de amor, empatia e solidariedade através da “Primeira-Família”.
Obs.: conheço um monte de “políticos” que deveriam ler esta e outras obras. Afinal, digo e torno a repetir: precisamos de mais livros e não de mais armas! Precisamos de mais amor e empatia e não de mais discursos de ódio, fake news e desinformação!
À Michele Obama e às muitas “Michelles” que também são mães, empresárias, donas de casa, estudantes, magistradas etc., só digo uma coisa: o mundo é um lugar bem melhor graças a vocês! Obrigada!
Bom, gente, foi um prazer estar com vocês! Até a próxima resenha! Ah! E se quiserem conhecer mais sobre a minha luta diária para incentivar a leitura neste Brasilzão, sigam-me os bons: @ajessicaschinaider!
Até a próxima!
Nossas Redes Sociais: