Livro com contos de natal, publicado no Brasil pela Intrínseca, pode ser a sua motivação literária para esse feriado que está chegando
Lançado já há alguns anos, o livro O Presente do meu Grande Amor reúne nomes de todos os cenários literários possíveis e apresenta 12 contos de natal. Com organização de Stephanie Perkins, mesma autora de Anna e o Beijo Francês, o livro fala sobre amores novos, amores de melhores amigos e – por que não?! – amores mágicos.
A editora Intrínseca fez aposta nessa edição quando uma série de livros com organização de Stephanie Perkins começou a fazer sucesso no exterior. Outro livro dessa mesma linha é a coletânea Aconteceu Naquele Verão, que reúne contos românticos que acontecem na estação mais quente do ano.
Coletâneas, de modo geral, tendem a ser complexas e difíceis de resenhar, mas não custa tentar escrever sobre esse livro extremamente charmoso.
Fluidez

Por ser um livro com contos de autores variados, tem sempre aquele medo de uma narrativa não se ligar na outra e de parecer que os autores foram reunidos por base em sorteios (como os professores faziam conosco na época da escola). Mas esse é um medo que deve ser excluído ao começar a ler o livro.
O Presente do meu Grande Amor tem uma fluidez absolutamente agradável entre uma história e outra, e surpreende por mostrar faces novas de autores já queridos, como Rainbow Rowell, que teve o cuidado de escrever um conto bem amarrado o suficiente para não querermos mais daquelas personagens do que já é oferecido no conto.
A perspicácia de ligação entre os autores foi grande, e isso torna o ritmo do livro muito agradável e poderoso.
Representatividade

Pelas mãos do amado David Levithan, temos um conto homoafetivo na obra, com um dos personagens servindo de Papai Noel de mentira para a criança da família do namorado.
Levithan já foi co-autor, com John Green, do livro Will e Will, e suas obras não param por aí. Ele coleciona livros com temática LGBTQIA+ e faz o público se sentir aceito e representado na sua escrita.
Temos também representatividade latina pelas mãos de Matt de la Peña, com um mocinho de origem mexicana.
A maravilhosa Jenny Han nos presenteia com a sua força asiática, trazendo sempre protagonistas femininas adoráveis e com origem oriental, a autora de Para Todos os Garotos que já Amei fala sobre a Ásia e sobrenatural (e quem sabe essa também não pode contar como representatividade?).
Natal

É impossível ignorar o natal, e O Presente do meu Grande Amor reforça essa ideia, nos apresentando casais de todos os tipos, corpos e histórias, e é aqui também que começa a história de Marigold e North, personagens de Stephanie Perkins, que nascem como casal nesse livro, mas depois migram para Aconteceu Naquele Verão.
O natal é imperdível pelas vozes desses 12 autores maravilhosos e talentosos, e esse se torna um livro indispensável para todos os fãs do feriado.
Nem só de Netflix vive o clima natalino, e então, vamos comemorar a data para além dos lançamentos cinematográficos e lembrar que o universo literário também tem muito para oferecer nessa mesma temática.
E você? Qual seu livro de natal preferido? Compartilhe com a gente as suas aventuras literárias natalinas nas nossas redes sociais: Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação