Livro infanto-juvenil que revive a criança dentro de nós foi escrito por autor brasileiro e merece a sua atenção
O Serviços de Entregas Monstruosas, de Jim Anotsu, conta a história de Gustavo e de como uma entrega que ele tinha que fazer deu errado.
Vivendo em uma Belo Horizonte em que os humanos vivem em harmonia com os monstros, com um dialeto próprio e com muitas aventuras inesperadas, Gustavo só queria terminar sua entrega e manter o nome da empresa da família muito bem, mas era impossível prever o que ia acontecer…
Fugindo de uma organização cruel que quer roubar seu novo bichinho, um dragão ameaçado de extinção, Gustavo se mete em furadas seguidas e tenta manter o equilíbrio e a segurança.
Personagens e Universo
A construção das personagens é exemplar e Anotsu teve todo o cuidado do mundo ao construir personalidades distintas, fazendo toda a diferença na ideia final da narrativa.
O Universo inventado também é um charme à parte. Com um idioma pessoal, importâncias próprias e cheio de discussões que transitam entre a Belo Horizonte de Gustavo e o nosso mundo real, o senso de humor do autor toma o cuidado de levantar importantes observações sobre o mundo atual para as crianças.
O debate sobre extinção e tráfico animal estão ali, sempre presentes, e essa ideia nos faz lembrar de como o filme Rio debateu esse mesmo tema com tanta excelência, tal qual Jim Anotsu fez agora, com seu livro.
Expectativa x Realidade
Quando eu pedi esse exemplar, eu esperava uma narrativa que misturasse o universo de Os Serviços de Entregas da Kiki, filme de 1989, feito pelo perfeito Hayao Miyazaki e algo como Monstros, S.A, de 2001, lançado pela Pixar.
A realidade me surpreendeu para o bem!
A narrativa de Jim Anotsu foge completamente de qualquer coisa nesse estilo. Apesar de falar sobre um serviço de entregas, a comparação com o filme de Hayao Miyazaki para por aí mesmo, e com Monstros, S.A. a história nem chega perto.
Agora nos conta lá nas nossas redes sociais se você quer ler esse livro também: Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação