Adaptação da peça de Mauro Rasi conta a história de uma mãe pelo olhar de seu filho
Texto de Thais
O filme retrata a vida de Pérola pelo olhar de seu filho, Mauro, que após o falecimento de sua mãe retorna a casa da família e recorda a história da matriarca em meio a uma análise de sua própria vida, carreira e sexualidade.
Drica Moraes (Os Outros – 2023) interpreta a protagonista que entre e reuniões de família regadas a muita caipirinha, se esforça para dar conta dos filhos, do marido, da mãe e do sonho de transformar o lar em uma mansão com piscina. Conforme acompanhamos a realização da reforma da casa onde vive a família e a inauguração da piscina, com direito a nota nas colunas sociais, entendemos a passagem de tempo não linear na tela.
Mauro, vivido nas telas por Leonardo Fernandes (Irmandade – 2019), percebe que seu mundo não se limita a Bauru e resolve buscar a realização de seus próprios sonhos de se tornar escritor, contrariando a vontade de mãe de vê-lo formado em advocacia. Entram em cena a importância da aceitação e a força dos laços familiares. O filme faz rir e chorar enquanto mostra os percalços e as alegrias da família, destacando nostalgicamente a relação entre mãe e filho.
Confira aqui o trailer do filme:
Pérola (2023) é baseado na peça homônima, escrita por Mauro Rasi (1949-2003), que recebeu o Prêmio Shell de Melhor Autor de Teatro por ela em 1995. Famoso por levar aos palcos histórias que se passam em sua terra natal, Bauru-SP, escreveu além de peças, crônicas, livros e roteiros para a televisão.
A direção é de Murilo Benício (Chocolate com Pimenta – 2003), em seu segundo trabalho por trás das câmeras. Murilo foi amigo de Rasi e desde a primeira vez em que assistiu à peça, soube que precisava adaptá-la para o cinema e o fez muito bem, captando os laços familiares e emocionando a audiência, já que é impossível não associar Pérola a maioria das matriarcas que conhecemos, com suas manias, cismas e amor pela família.
O elenco ainda conta com Valentina Bandeira, Rodolfo Vaz, Cláudia Missura, Jefferson Schroeder e Gustavo Duque, com participação especial de Louise Cardoso. O lançamento nacional nos cinemas será em 28 de setembro.
Quer ficar por dentro das novidades do cinema nacional? Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias do mundo do entretenimento!
*Crédito da foto de destaque: reprodução/Festival do Rio