“Escrevo com os olhos marejados por lágrimas oriundas da decepção de ter testemunhado o fim de tudo o que a gente poderia ter sido.”
Precisamos falar sobre o último livro que me fez chorar: Querido Ex, (Que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade).
Li esse livro no final do ano passado e ainda sinto um calor no coração ao me lembrar dele. É um livro magnífico, muito bem escrito e com uma história impactante, que me fez mudar de pensamento em relação à forma como encaro meus relacionamentos.
Em formato de cartas para o ex, Juan Jullian nos presenteia com uma história cheia de altos e baixos, que nos conecta a nós mesmos. Um jovem negro, gay e da periferia, com seus 20 e poucos anos, que, além de lutar para ser aceito em uma comunidade extremamente preconceituosa, tem que conviver com o fato de que o ex namorado – com quem dividira longos anos – é um completo babaca. E um babaca famoso, ainda por cima.
Ao longo da história, que sempre começa com uma música, o rapaz conta como foi vivenciar os momentos mais perturbadores da sua vida, perceber o quão afastado estava dos próprios amigos e o quanto precisava, urgentemente, voltar a ser ele mesmo. Você consegue se relacionar com todas as questões apresentadas e até se coloca no lugar dele em diversas situações. Cada música escolhida – ora da Taylor Swift, ora da Demi Lovato – é um indicativo da situação que vem a seguir
“É incrível a nossa capacidade de nos adaptar a tudo, inclusive ao que nos faz mal, não é?”
Quem nunca levou um pé na bunda? Quem nunca teve que presenciar o/a ex seguindo em frente sem poder fazer nada? Acho que a grande maioria, né? O modo como lidamos com o sofrimento é único de cada um e ele achou libertador colocar pra fora em formato de cartas. Eu li em uma entrevista que esse livro era algo muito pessoal do autor, Juan Jullian. Ele mesmo passou por uma situação semelhante e desabafou com tinta e papel, o que o levou a escrever a obra.
Eu prometi que não iria contar spoilers do livro e não vou, mas aconselho que você, querido leitor, o leia com muita calma, prestando atenção aos detalhes e tentando trazer a história para a vida real. Você encontrará muitas semelhanças com acontecimentos que as pessoas vivenciam hoje em dia.
“- Meu filho, cometa os erros que quiser cometer, mas viva. Para de segurar tanto, de pensar tanto, pare de tanta vergonha. Viva! Se segure na vida o máximo que puder.
Ali estava a frase de efeito pela qual eu esperara o dia todo.”
Em tempo, quero agradecer ao querido Juan por me presentear com uma das histórias mais bonitas e comoventes que eu já li. Por me arrancar boas lágrimas e por me fazer entrar numa ressaca literária tão grande, que me fez achar um porre todos os livros que li depois. Obrigada por escrever essas cartas, Juan. Não vejo a hora de ver o que o Maldito Ex tem a dizer sobre isso.
#MatheusaVive!
Livro: Querido Ex, (Que acabou com a minha saúde mental, ficou milionário e virou uma subcelebridade)
Autor: Juan Jullian
Data de lançamento: 28 de setembro de 2020
Editora: Galera
Já leu Querido Ex? Entre nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e conta para a gente o que achou do livro.
*Crédito da foto de destaque: Reprodução