Resenha | Sky Rojo é uma bomba de reflexões, sentimentos e críticas sociais

Traumas, masculinidade tóxica, a história e os horrores do tráfico de mulheres, a quebra do ciclo da prostituição, muita sororidade e uma explosão de sentimentos são apresentados a cada minuto de Sky Rojo

 

[Contém spoiler]

Criada por Álex Pina e Esther Martínez Lobato, os mesmos idealizadores de La Casa de Papel e Vis a Vis, a primeira temporada de Sky Rojo estreou dia 19 de março na Netflix. A produção escancara os horrores das meninas que são enganadas e levadas a outro país para se prostituírem e mostra como elas também têm uma vida de sonhos, amores e planos. A série também conta como algumas veem a prostituição como o último e único recurso para chegarem onde precisam, além de abordar como isso está relacionado com a pobreza, a necessidade de sobrevivência e a dor das famílias que vendem suas as filhas por isso. 

Fonte: Netflix

Já que Sky Rojo vai direto ao ponto, sem rodeios e sem esbarrar em clichês, vamos começar assim também: Estamos falando de três mulheres, Coral (Verónica Sánchez), Gina (Yany Prado) e Wendy (Lali Espósito). Elas trabalham em um bordel no meio do deserto comandado por Romeo (Asier Etxeandia) e seus principais capangas: Moisés (Miguel Ángel Silvestre) e Christian (Enric Auquer).

Quando a cubana Gina percebe que nunca poderá pagar sua dívida com Romeo, ela o ataca. Ao ouvir os barulhos da briga, Coral e Wendy tentam ajudar a amiga e as três acabam deixando o cafetão inconsciente. Após esse acontecimento, elas ainda atropelam mais uma funcionária do bordel, que morre logo depois de colidir com um ônibus.

Com essa sucessão de fatos na mesma noite, elas se veem obrigadas a fugir, mas também encontram uma oportunidade de trilhar novos caminhos e refazer seus planos futuros. Em busca dos próximos passos, elas agora precisam fugir de Moisés e Christian, que querem entregá-las a Romeo.

Assista ao trailer completo:

Uma relação de amor e ódio por cada personagem

Não tem como assistir Sky Rojo e deixar tudo ali. Com certeza a mistura de sentimentos e a explosão de críticas sociais ainda vai ecoar por muito tempo nos pensamentos e nas ações de quem assiste. Além disso, a série traz contradições o tempo todo, que nos fazem lembrar como uma história nunca tem um lado só. É difícil amar ou odiar completamente qualquer personagem de Sky Rojo.

Gina é uma personagem que nos faz chorar, sorrir e sonhar. Temos um choque quando descobrimos, junto com ela, que sua mãe vendeu a filha para ter dinheiro para sustentar o neto. Já Wendy chega ao bordel numa tentativa de melhorar de vida por amor. Quando sua orientação sexual é descoberta, ela decide se prostituir para ganhar dinheiro e planejar seu futuro com a namorada. Mas seu relacionamento termina por telefone, mesmo depois de todo sacrifício.

Coral é o retrato do enigma de uma mulher formada em biologia que escolhe se esconder na prostituição, em remédios e drogas. Ela sofria em um relacionamento abusivo e, na tentativa de matar seu marido, acabou envenenando sua sogra. Coral também dá aulas particulares para as filhas de Romeo, se diverte com as meninas e passa um tempo sendo ela mesma, assim como quando está com Moisés, com quem tem um relacionamento.

Da esquerda para direita: Wendy, Coral e Gina.  |  Fonte: Mix de Séries

Romeo é um homem machista e aproveitador que só pensa no lucro. O que não esperávamos é que Romeo busca o melhor para sua família, procurando por companhia para as filhas enquanto a esposa faz quimioterapia e fica devastado quando ela morre.

Romeo em frente à boate Las Novias. | Fonte: Netflix

Christian e Moisés são os ajudantes mais próximos de Romeo e vivem nesse mundo de crimes, prostituição e tráfico. Dessa vez, o que não esperamos é que eles fazem de tudo por sua mãe doente, que sofria violência física e, por isso, um dos meninos matou o pai. Também não esperamos pela tentativa de Moisés mostrar ao seu irmão os prejuízos do mundo das drogas e contar que ele mesmo fez terapia para acabar com esse problema.

Da esquerda para direita: Christian e Moisés. | Fonte: Netflix

É hora de quebrar o ciclo

Quando escapam do bordel, Coral, Gina e Wendy precisam fugir, mas veem uma oportunidade de quebrar o ciclo vicioso da prostituição: se não existissem homens que pagam, as mulheres não seriam sequestradas e  não precisariam entrar nesse mundo para livrar sua vida e suas famílias de ameaças.

Sky Rojo traz relacionamentos abusivos, uso de drogas como válvula de escape, venda de mulheres, prostituição por amor, sequestro, tráfico humano e dualidade. Só a chamada para reflexões sociais já vale a maratona. E que série digna de maratona: visual, elenco, fotografia e oito episódios curtos de +- 25 min que fazem você rir com vontade de chorar.

As cenas são uma mistura de drama, ação, muita reflexão, sentimentos conflituosos e flashbacks. Esse mix apresenta uma história intimista, que te prende e te faz querer mais. Coral, Gina e Wendy falam sobre consentimento sexual, sobre o poder do não, sobre o quanto os homens podem ser nojentos, sobre o que viveram em seu passado, o que viviam na prostituição e como querem viver agora

Sky Rojo é uma aula de superação, de sororidade, de quebra de ciclos e de como cada uma de nós é forte para superar os traumas e tomar as próprias decisões. O eterno jogo de raposas e lebres entre Coral, Gina e Wendy e Romeo, Moisés e Christian cria uma dinâmica para os episódios que vai além do óbvio. Sky Rojo traz uma eterna busca de poder por corpos, vidas, tomada de decisões e conquistas pessoais.

 

Fonte: Netflix

Queremos mais Sky Rojo?

Claro que queremos! A primeira temporada nos apresentou as protagonistas, suas vidas e como elas chegaram onde estão. Com um final surpreendente com gosto de quero mais, a série sem dúvida ainda nos deve respostas. 

A boa notícia é: a série já está renovada para a segunda temporada, e a aposta foi tão grande que a renovação aconteceu antes mesmo da estreia da primeira temporada, em 19 de março. A previsão é que a segunda parte chegue no primeiro semestre de 2022, mas ainda não é possível dar uma data concreta por conta da pandemia. 

Você também sentiu um misto de sentimentos e já está querendo mais? Conta pra gente nas nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter.

 

* Crédito da foto de destaque: Netflix

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!