Conheça a história de Tiff e Leon, dois jovens que dividem uma cama sem nunca terem se visto e que encontraram o amor através das palavras
O livro Teto para Dois, da escritora britânica Beth O’Leary, traz uma história moderna de amor entre dois jovens que vivem em Londres, Inglaterra. Tiffy é uma menina comunicativa e trabalha em uma editora, como assistente. Além de ser apaixonada por objetos antigos, leva essa paixão para seu estilo: nada como um bom brechó para comprar roupas e utensílios usados, mas com um charme único. Já Leon é um cara quieto, não gosta de compartilhar muito sobre sua vida com as pessoas – exceto com seus pacientes, já que é enfermeiro noturno e adora ajudá-los, com um bom papo e a companhia que muitas vezes precisam. Eles só não imaginavam que se conheceriam de uma forma tão bizarra: dividindo uma cama.
Leon estava com problemas financeiros e de cara, teve uma ideia bem estranha para conseguir dinheiro rápido: por que não dividir sua cama com outra pessoa e alugar essa metade, já que sua rotina era o contrário das rotinas comuns? Assim, ele nunca encontraria essa pessoa, já que chegaria em casa pela manhã, horário em que todos já estão no trabalho e não precisaria se preocupar. Como Tiffy tinha acabado de sair da casa de seu ex-namorado, precisava mesmo de um lugar mais barato para ficar. Ah, mas é claro que uma hora ou outra eles TINHAM que se encontrar.
A ideia era ótima, sem dúvidas. Quando a namorada de Leon, Kay, conhece Tiff pessoalmente, logo vê que sua personalidade era bem diferente da sua, ou seja, não era nem um pouco o tipo de menina que Leon gostava. Despreocupada, comenta com Leon que esse acordo não traria problemas, afinal, ele nem precisaria encontrá-la. As conversas entre Leon e Tiff começaram por celular e passaram para os post-its, técnica muito usada pelos jovens hoje em dia. Logo, Leon percebe que Tiff era um tanto quanto emocionada e com um gosto pra lá de não-convencional.
Quando chega em seu apartamento, após a chegada de Tiff, o menino se espanta com o que vê: uma luminária bizarra, tricôs para todos os lados e uma colcha feita de retalhos – muito brega para o seu gosto. Onde estava seu apartamento? Parece que uma onda de exagero, misturada com mal gosto e muita cor tinha tomado conta daquele lugar. E os post-its… ah, essa era uma maneira divertida de se comunicar e evitar um contato próximo com Tiff, afinal, eles eram apenas companheiros de apartamento – e dividiam uma cama.
Uma comunicação diferenciada, que aproximou o amor através de palavras
O que ambos talvez não esperavam, era que essa comunicação estranha entre os dois acabaria em paixão. É possível se apaixonar por post-its, sem nunca ter visto a pessoa? O mais interessante em Teto para Dois, é ver como há maneiras distintas de conhecer pessoas e muitas vezes, o amor pode vir do inesperado, da forma menos provável. Apesar de, no início, Leon não se identificar com o jeito de Tiff, ele passa a se interessar pelo jeito humorado como a garota lida com tudo na vida.
Com o passar do tempo, um não conseguia mais ficar sem se comunicar um com o outro e o apartamento virou uma verdadeira festa de post-its. E claro, uma hora ou outra eles tinham que se encontrar… e não é que aconteceu? Tiff teve uma ressaca daquelas, após sair com suas amigas à noite e não conseguiu acordar a tempo de ir trabalhar cedo. O que aconteceu? Bom, ao entrar no banheiro, deu de cara com Leon, que estava tomando banho. Sim, a primeira vez que se viram não foi nada normal e pra falar a verdade, aquela situação os deixou bem envergonhados.
Nesse dia, Leon se encantou com o que viu: uma mulher ruiva, com uma silhueta encantadora e um olhar apaixonante. E o mais interessante: era como se já se conhecessem há anos, com tantas histórias contadas em palavras. Tiff ficou sem reação e sentiu seu coração bater mais forte. Depois daquele dia, sabiam que o que sentiam pelo outro ia muito além de colegas de apartamento.
Sendo assim, ao longo da leitura, reconhecemos que, apesar da tecnologia, ainda há quem adote as práticas antigas de se comunicar, quando ainda não haviam aparelhos telefônicos e redes sociais. Apesar de usarem a internet e terem o contato um do outro, Tiff e Leon preferem se comunicar por texto, quase como antigamente, quando casais e amigos trocavam cartas – uma forma muito mais romântica de se expressar.
Relações tóxicas e a dificuldade de aceitar ajuda
Outro tema importante de se destacar no livro são os tipos de relacionamentos. Ao mesmo tempo que a relação entre Tiff e Leon foi crescendo de forma saudável, Tiff lidava com um ex-namorado completamente tóxico. Justin namorou Tiff por anos e sempre a fez se sentir miserável, a ponto de fazê-la acreditar que mentia sobre as coisas que falava.
A situação foi se agravando ao longo da história, já que Tiff pediu para se afastar do ex, mas, mesmo assim, ele arrumava uma maneira de descobrir onde a menina estava: a perseguia por onde ia trabalhar, descobriu seu novo endereço e chegou a invadir uma palestra de um dos clientes de Tiff para pedir à menina em casamento – mesmo depois dela ter pedido, repetidas vezes, para que ele se afastasse.
Juntamente com o tema relacionamentos, a própria autora cita o termo Gaslighting no livro, expressão feminista que se refere à uma forma de manipulação e abuso psicológico em que um homem tenta desacreditar uma mulher, dizendo que a mesma está fora de si ou que o que sente/fala não faz o menor sentido. Olhando de trás pra frente a trajetória de Tiff, conseguimos detectar muito bem como Justin prejudicou seu psicológico e conseguiu levar a autoestima da menina tão para baixo, a ponto dela não conseguir se desprender e pensar que precisava dele.
Em contrapartida, entendemos como é importante a presença de amigos e/ou familiares nessas horas, para ajudar a vítima com apoio emocional e psicológico. Ainda bem que Tiff escutou seus amigos, aceitou fazer terapia, cuidou de seu emocional e ouviu sua nova paixão, já que Leon também foi responsável por ajudá-la a superar tudo o que passou com o ex. Leon teve paciência, a ouviu e estava disposto a esperar o tempo que fosse necessário para poder ficar com ela.
Teto para Dois é um livro, acima de tudo, sobre seres comuns que vivem suas vidas, enfrentam seus maiores medos, são vulneráveis e aprendem que amar vai muito além de gestos bonitos; em primeiro lugar, é preciso ter respeito para com o seu parceiro, entender que todos temos dias difíceis e que nem sempre é tão fácil assim superar um trauma ou um relacionamento. É sobre parceria, amizade e amor sincero, um tipo de amor que, nos dias atuais, não é tão fácil assim de encontrar, mas que nos dá esperanças de relacionamentos mais saudáveis e com respeito mútuo.
Considerações
Teto para Dois dispõe de 392 páginas, divididas em 74 capítulos curtos, separados por personagem + prólogo. A história pode parecer um tanto quanto clichê, mas a maneira como a autora desenvolve os personagens prende o leitor à história, além de incluir temas importantíssimos para nossa vida em sociedade, como relacionamentos, tipos de amizades e as diferenças entre cada ser humano, que pode resultar em amor.
O livro está disponível nas principais livrarias online e você pode adquiri-lo agora, clicando aqui.
Outros livros da autora
A Troca é o segundo livro da autora Beth O’Leary, publicado em 2020, pela editora Intrínseca.
Título original: The Switch
Sobre
Leena Cotton tem 29 anos e sente que já não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79 anos e está em busca de um novo amor. Tudo que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então, para colocar suas respectivas vidas de volta nos trilhos, as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra.
The Road Trip é o próximo livro da autora (sem título oficial em português) e será publicado, no Reino Unido, em 29 de abril de 2021 e no dia 1º de junho nos Estados Unidos. No Brasil, ainda não há uma data oficial de lançamento.
Sobre
Addie e sua irmã estão prestes a embarcar em uma viagem épica para o casamento de um amigo no norte da Escócia. A playlist é toda planejada e os lanches já embalados. Mas, não muito depois de partir, um carro bate na parte de trás do deles. O motorista não é outro senão o ex de Addie, Dylan, que ela evitou desde seu rompimento traumático, dois anos antes.
Você já leu Teto Para Dois ou outro livro da autora? Qual seu livro favorito? Confira outras resenhas clicando aqui e conte tudo para a gente lá no Twitter, Insta e Face do Entretetizei.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação / Entretetizei