Resenha | Um Match Surpresa: uma comédia romântica de natal para aquecer o coração

Um Match Surpresa é a nova comédia romântica de natal da Netflix, e precisa ser assistida por todas as pessoas que tiverem essa oportunidade

Um Match Surpresa conta sobre a vida amorosa de Natalie (Nina Dobrev), uma escritora frustrada no amor, que recorre ao aplicativo de namoro para tentar encontrar o amor da sua vida. Mas, com tantos relacionamentos impossíveis que o aplicativo propõe, com homens sem nenhum senso social ou maturidade emocional, sua amiga Carrie (Heather McMahan) decide ajudá-la e aumenta seu raio de paquera.

Nesse momento, o celular de Natalie lhe entrega o cara perfeito. Com um intelecto invejável, um temperamento apaixonante e, lógico, uma aparência perfeita, Josh tinha tudo para ser o homem ideal para ela.

Quando Natalie decide jogar tudo para cima e partir para o outro lado do país atrás do seu match perfeito, ela descobre que esse é só mais um fracasso. Josh é, na verdade, um homem que não é nenhum pouco popular e que é constantemente visto como a última opção das mulheres. Interpretado por Jimmy O. Yang, o Josh perfeito era uma fabricação visual. Ele é mesmo incrível, mas não tem a aparência do homem das fotos, que tinha a carinha de Darren Barnet.

Referências românticas

Foto: Divulgação

Talvez eu tenha assistido comédias românticas demais, mas ser uma redatora apaixonada pelo amor me fez assistir Um Match Perfeito e o comparar com outros filmes de comédias românticas. E apesar de o filme ser direto sobre suas referências de Simplesmente Amor (2003), existem muito mais referências de filmes do gênero ali.

Tem o coral de natal da família, que me lembrou muito Apenas Amigos (2005). Ou a ideia de fingir um relacionamento para não ter problemas maiores, como em A Proposta (2009). Também podemos falar da música tema do filme Clube dos Cinco (1985).

Um Match Surpresa é uma coleção de lembranças de boas comédias românticas, daquelas que a gente finge que não acha tão boas, mas que lá no fundo ama.

Preciso dizer que a Natalie escrever sobre relacionamentos fracassados lembra muito a personagem da Kate Hudson, em Como Perder um Homem em 10 Dias (2003)?

E também tem a questão do relacionamento interracial, e da surpresa de membros da famíla com a escolha de par, muito presente no filme A Família da Noiva (2005).

Mais um discurso racial

Foto: Divulgação

Parece bobagem falar que precisamos parar de ver só a fofura da coisa e olhar para os temas sérios do filme, porque, afinal de contas, o que uma comédia romântica tem a nos ensinar? Eu diria que tem muito!

Nesses últimos meses nós vimos o estouro que a série – também da NetflixRound 6 fez nas redes sociais. Somando isso ao impacto que a cultura coreana tem tido no mundo nos últimos anos, com aumento de populares de grupos musicais, como BTS, Black Pink e até da cantora Rosé em seu trabalho solo, a gente fica achando que não precisamos conversar de forma séria sobre o racismo sofrido pelos povos asiáticos.

Quando paramos para analisar com calma, nos damos conta que não é bem assim. Há poucos meses teve o movimento Stop Asian Hate, lá nos Estados Unidos, que foram um levante contra o preconceito sofrido por esses povos, que só teve aumento de violência – verbal e física -, depois do início da pandemia.

Um Match Surpresa veio com a medida certa de pressão sobre isso. É leve para ser uma comédia romântica, mas a crítica inevitável está ali, especialmente quando Josh diz para Natalie que ela provavelmente nunca namorou um chinês. E se formos olhar por um panorama brasileiro, a coisa deve ser ainda mais estudada… Quantos asiáticos você já não viu e conheceu, e automaticamente o descreveu como japonês?

Vale ou não vale assistir?

Foto: Divulgação

Nós aqui do Entretetizei achamos que vale muito o seu tempo!

Um Match Surpresa tem as doses certas de comédia, de romance e de questionamentos importantes. Bandeiras estão sendo levantadas ali, a busca da perfeição em relacionamentos são o ponto mais forte da trama, e tem toda uma estética clichê que a gente adora, e que a Netflix sabe fazer muito bem.

O clima de natal não precisa nem ser comentado, não é?! Quem não ama um bom filme cheios de pisca-pisca e gorros de Papai Noel?

O elenco também não deixa nada a desejar, e se você acha que o casal principal talvez seja sem química, já está errando daí. Um Match Surpresa faz uma transição entre o casal que não parece dar certo, porque a gente se ilude com a imagem da Natalie e do Josh inventado pelo seu correspondente misterioso, mas que é irresistível e que tem tudo para ser comovente e apaixonante.

E a gente até assume que um Josh para cada uma de nós não seria nada mal, afinal quem não ama um homem sensível e carinhoso?

Agora conta pra gente o que você achou do filme – ou se você ficou se coçando para assistir -, lá nas nossas redes sociais: Twitter, Insta e Face.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!